
Marvel MaXimum Collection – Coleção honesta e completa, que não é melhor por conta da seleção dos títulos | Análise
Analisado no PC
Marvel MaXimum Collection é uma coletânea de jogos baseados nos personagens da Marvel Comics e lançados nos anos 90. A coleção foi desenvolvida e distribuída pela Limited Run Games, sendo lançada em 27/03/2026 para as plataformas, Nintendo Switch, PC, PlayStation 5 e Xbox Series.
Preservando e de certa forma atualizando jogos clássicos, a Marvel MaXimum Collection é mais uma coleção bem feita que traz jogos clássicos dos anos 90 para as plataformas atuais. A coletânea adiciona diversos extras e recursos modernos, mas sua seleção de títulos não é das melhores.
Beat ‘em ups e jogos de ação com rolagem lateral foram sucesso nos anos 90, seja nos arcades ou nos consoles da época, nós tivemos o lançamento de diversas franquias e adaptações, algumas que se expandem até os dias atuais. Aproveitando o sucesso dos gêneros, foram desenvolvidos alguns títulos baseados nos personagens da Marvel Comics e alguns destes foram muito bem recebidos, já outros nem tanto e esta coletânea traz um mix destes.
A Marvel MaXimum Collection é composta tecnicamente de seis títulos, porém temos diferentes versões de alguns destes. Os títulos são: X-Men: The Arcade Game (1990) como o nome diz é um jogo de Arcade, na sequência temos Captain America and The Avengers (1991) em suas versões de Arcade, Mega Drive e NES, Spider-Man/Venom: Maximum Carnage (1994) para SNES e Mega Drive, Venom/Spider-Man: Separation Anxiety (1995) também para SNES e Mega Drive, Spider-Man/X-Men: Arcade’s Revenge (1992) em suas versões de SNES, Mega Drive, Game Boy e Game Gear, para finalizar temos Silver Surfer (1990) lançado para NES.
X-Men: The Arcade Game (1990) é com certeza a melhor parte desta coletânea, o título é um beat ‘em up que pode ser jogador solo ou em coop com opções de dois até seis jogadores simultâneos. Nesta coletânea o jogo recebe adição de modo online com rollback netcode e a experiência é bastante sólida, porém é um pouco difícil de se achar jogadores online.
Captain America and The Avengers (1991) é mais um beat ‘em up que chega em sua versão Arcade com suporte a coop de até quatro jogadores. Suas versões de console são diferentes e a do Mega Drive pode ser jogada em coop para dois jogadores, já a do NES é uma experiência solo. Diferente do título acima, não temos suporte a coop online e só é possível jogar em coop local.
Spider-Man/Venom: Maximum Carnage (1994) é outro beat ‘em up, porém diferente dos outros, está é uma experiência solo tanto em ambas as versões de SNES e Mega Drive.
Venom/Spider-Man: Separation Anxiety (1995) continua a pancadaria no estilo de Maximum Carnage, porém agora temos opção de coop para até dois jogadores em ambas as versões de SNES e Mega Drive.
Spider-Man/X-Men: Arcade’s Revenge (1992) diferente dos anteriores, o título não é um beat ‘em up e sim um jogo de ação e aventura baseado em rolagem lateral. O jogo chega com suas versões de SNES, Mega Drive, Game Boy e Game Gear, contudo não espere muito pois o
Silver Surfer (1990) é o título mais fraco desta coleção. Diferente dos anteriores, este é um shooter de rolagem lateral e vertical que apesar de ter seus momentos, ele envelheceu mal e não impressiona.
Assim como em outras boas coletâneas, temos a adição de recursos de qualidade de vida e vários extras. Os recursos incluem a opção de rebobinar a jogatina offline, as versões de console tem códigos de trapaça que aqui é basicamente são relacionados a vida e continues e para completar temos diferentes formatos, filtros e fundos de tela para o jogador adaptar os visuais como quiser, sendo que os filtros podem deixar os jogos com uma cara mais moderna ou mais retrô e tudo está localizado com menus em PT-BR.
Quando o assunto são os extras, esta coleção não faz feio e temos muito conteúdo disponível. Para começar é possível acessar um jukebox, um tocador de músicas com as icônicas trilhas sonoras de chiptune de cada versão dos jogos na coleção, algumas destas que são enjoativas, já outras empolgam. Os extras são complementados por muito conteúdo visual composto de arquivos com manuais, artes de caixa, propagandas, artes oficiais e até documentos de desenvolvimento, todos estes que não estão disponíveis para todos os títulos, mas o que temos é generoso e muito bem vindo.
A experiência geral é OK, pois como dito no início, a seleção de jogos não é das melhores e a diversão é mais concentrada em X-Men: The Arcade Game e Captain America and The Avengers, sendo que os outros entregam uma jogatina que não envelheceu bem e são mais para fãs do que para o público geral. Não encontramos bugs que realmente influenciam na experiência, as partidas online funcionam de maneira satisfatória e a única inconsistência encontrada foi na versão Arcade de Captain America and The Avengers, onde o jogo não nos deixou jogar solo quando dois controles estavam conectados no PC, pois o título automaticamente ativava o modo coop, mas foi só desconectar um controle para resolver.
No final, a Marvel MaXimum Collection é mais uma coletânea bem vinda para preservar e atualizar títulos antigos, trazendo compatibilidade e recursos dos sistemas atuais. Como citado, apesar de termos vários extras, a seleção de jogos não é das melhores e o modo online infelizmente é limitado a um único título. O preço cobrado é justo no PC, entretanto as versões de consoles acabam chegando um pouco salgadas pela experiência, por estes motivos eu prefiro recomendar esta coletânea para quem se interessar, do contrário é melhor esperar por uma promoção ou optar pela versão de PC.
Veredito Gamers & Games
7.0
/ 10
“Marvel MaXimum Collection é uma coletânea honesta e bem preservada, com ótimos extras e melhorias modernas, mas limitada por uma seleção irregular e online restrito.”










