NotíciasXbox

Fuga de informação revela novo Game Pass “Starter Edition” em parceria com o Discord Nitro

Novo nível de Game Pass incluiria mais de 50 jogos e 10 horas de cloud por mês para assinantes Discord.

Destaques do leak Game Pass Starter Edition

  • Datamine revela um novo nível chamado Xbox Game Pass (Starter Edition), que seria incluído como benefício para assinantes Discord Nitro.
  • O Starter Edition daria acesso a 50+ jogos (incluindo títulos como Stardew Valley, Fallout 4 e Grounded) e a 10 horas de cloud gaming por mês.
  • O movimento surge logo após cortes de preço no Game Pass e a remoção de futuros Call of Duty do serviço, alinhado com o objetivo da Xbox de tornar o Game Pass mais flexível, diferenciado e economicamente sustentável.

Um novo leak sugere que a Xbox está preparando um novo tear do Game Pass, chamado Game Pass Starter Edition, que seria oferecido em conjunto com o Discord Nitro. A informação surgiu através de um datamine de uma futura atualização, em que o novo tier é mencionado explicitamente como “Xbox Game Pass (Starter Edition)” e descrito como um benefício para utilizadores pagantes do Discord.

De acordo com as strings de texto encontradas, o Game Pass Starter Edition daria acesso a “50+ jogos como Stardew Valley, Fallout 4 e Grounded”, além de 10 horas de cloud gaming por mês. Ou seja, seria uma versão mais leve e limitada do Game Pass tradicional, pensada para dar um “gostinho” do ecossistema, provavelmente com foco em experimentação e em aumentar o número de jogadores ativos diários, que é o novo “norte” declarado da Xbox.

Ainda não está claro se este Starter Edition incluiria multiplayer online, e o texto do Discord não menciona essa funcionalidade. Isso é relevante porque o nível mais baixo atualmente disponível, o Game Pass Essential, inclui jogo online. Se o Starter Edition for mais barato (ou “gratuito” como perk do Nitro), pode ser uma oferta sem online, focada apenas em catálogos e cloud.

O timing do leak é curioso: ele surge 48 horas depois de a nova chefe da divisão, Asha Sharma, ter publicado no X (Twitter) que a Xbox e o Discord estão preparando uma nova colaboração. Sharma avisou que “alguns de vocês poderão começar a ver código no mundo” e prometeu mais detalhes pelos canais oficiais em breve, praticamente antecipando que algo poderia vazar.

Este potencial novo tier encaixa-se no movimento mais amplo de reforma do Game Pass. Esta semana, a Xbox:

  • Cortou o preço do nível mais alto do Game Pass e do PC Game Pass, com Sharma a admitir que o serviço se tinha tornado “demasiado caro” para muitos jogadores;
  • Removeu os futuros lançamentos de Call of Duty do Game Pass, depois de analistas apontarem que a inclusão dos jogos não estava gerando o aumento esperado de assinantes.

Em uma nova declaração de missão interna, a liderança da Xbox afirmou que pretende “fortalecer o Game Pass” com “diferenças claras e economia sustentável”, e devolver o negócio a um crescimento duradouro com forte disciplina de custos. Um tier como o Starter Edition, especialmente se for distribuído via Discord Nitro, encaixa perfeitamente nessa lógica: mais flexibilidade, mais formas de entrar no ecossistema, mais DAUs, mas com custos controlados (catálogo limitado, cloud com horas contadas).

Até ao anúncio oficial, continuam em aberto detalhes importantes: quanto custará o Starter Edition fora do Nitro, se incluirá ou não multiplayer online, se estará disponível em todas as regiões, e se a lista de “50+ jogos” será fixa ou rotativa. Mas o leak já mostra claramente a direção: Game Pass menos monolítico, mais modular, e cada vez mais integrado com outros serviços, como o Discord.

Marcelo Rodrigues

Old Gamer, se aventurando no ramo dos video-games deste o Atari. Já foi só do lado "Azul" da Força, mas hoje distribui sua atenção para todas as plataformas. Apesar de jogar todos os estilos, Adventures e Plataformas ainda tem um lugar especial em seu coraçãozinho.
Botão Voltar ao topo