AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Rayman: 30th Anniversary Edition – Não é a melhor maneira de se celebrar uma franquia querida | Análise

Analisado no Nintendo Switch


Rayman: 30th Anniversary Edition é uma compilação de aniversário do primeiro jogo da franquia Rayman, desenvolvida pela Digital Eclipse em conjunto com a Ubisoft e distribuída pela Ubisoft. Esta versão especial foi lançada em 13/02/2026, estando disponível para as plataformas Nintendo Switch, PC, PlayStation 5 e Xbox Series.

Contendo diferentes versões do primeiro jogo e conteúdo adicional, a versão de Aniversário de 30 anos de Rayman infelizmente é uma coleção que serve mais para preservar estes títulos do que realmente para comemorar a franquia, pois o conteúdo não impressiona e temos mudanças que acabam com a nostalgia de quem jogou os originais.

Rayman é uma franquia criada por Michel Ancel para a Ubisoft e inicialmente prototipada para o Atari ST e posteriormente para o SNES CD em meados de 1992. Por conta das limitações e também das evoluções de hardware da época, o primeiro título da franquia acabou sendo desenvolvido de fato para o Atari Jaguar, mas foi lançado primeiro no PlayStation em 1995, sendo um dos títulos de lançamento do console na América do Norte, com a versão de Atari Jaguar chegando nas semanas posteriores, bem como uma versão de PC (MS-DOS) lançada no mesmo ano.

Estando há mais de uma década na geladeira e sem títulos novos, Rayman ainda é uma franquia de sucesso e bem querida pelos fãs que chegou à marca de cerca de 45 títulos para diversas plataformas. Seu primeiro jogo recebeu conteúdo adicional oficial e também feito por fãs para sua versão de PC, além de também receber ports para Sega Saturn, Game Boy Color e Game Boy Advance.

Como citado mais acima, esta versão de aniversário contém diferentes versões do primeiro jogo da franquia e aqui será possível jogar Rayman (1995) de PlayStation, Atari Jaguar e PC (MS-DOS), temos também sua adaptação para Game Boy Color lançada em 2000 e Game Boy Advance em 2001. Como conteúdo adicional, a coleção traz para os consoles os mais de 120 níveis adicionais de Rayman’s New Levels (1997), Rayman By His Fans (1998) e Rayman 60 Levels(1999) da versão de PC e como um bônus especial temos o protótipo para Snes feito em 1992, um documentário com entrevistas dos artistas e galeria de artes conceituais nunca divulgadas.

Seguindo o padrão de todas as coleções modernas, esta versão de aniversário introduz algumas modificações e melhorias de qualidade de vida. Para jogar em telas maiores, é possível alterar o formato, proporção e filtros de tela, com algumas opções para deixar o visual retrô. Na jogatina temos a adição de função rebobinar, save states e cheats como vida infinita, todas habilidades e níveis desbloqueados. Infelizmente as trapaças só estão disponíveis para as versões de PlayStation e PC, mas elas são muito bem vindas, pois este é um jogo de dificuldade considerável e mesmo nos jogos onde não estão ativas, só a função de rebobinar já faz uma grande diferença para as plataformas cruéis de algumas etapas e é uma salvadora nos níveis adicionais.

Apesar de trazer cinco versões do mesmo jogo, com conteúdo adicional e algumas adições de qualidade de vida, a coletânea ainda é tímida para uma coleção de aniversário intitulada definitiva. Para se ter uma ideia, não temos aqui a versão de Sega Saturn lançada em 1996, nem mesmo o port cancelado para 32X, ao invés disso foi incluído um protótipo para Snes que traz poucos segundos de jogatina e só serve para apresentar o conceito básico do personagem e jogo. O documentário é interessante e as artes conceituais nos mostram um rumo diferente que o jogo poderia ter tido, porém ambos não são tão importantes quanto o conteúdo que está faltando ou foi alterado.

A questão aqui é que mesmo tendo algumas pequenas diferenças por conta das limitações dos hardwares, você praticamente irá jogar o mesmo jogo com exceção do Game Boy Color que é diferente, mas independentemente da versão escolhida pode dar adeus a nostalgia da icônica trilha sonora.

Quem jogou os originais, sabe que a trilha sonora era uma parte fundamental da diversão, as faixas originais eram divertidas e icônicas, embalando a difícil e até mesmo frustrante aventura de plataformas. Infelizmente nesta versão de aniversário, todas as faixas foram completamente remixadas (reimaginadas) por Christophe Héral, compositor de Rayman Origins, Rayman Legends e Beyond Good & Evil. O resultado final acaba sendo misto, com algumas faixas sendo semelhantes às originais e encaixando com a jogatina, já outras completamente diferentes e não combinando em nada com os níveis. Para piorar a situação não temos a opção de escolher a trilha original, escolha esta que até o momento não foi explicada pela desenvolvedora, se foi uma escolha de design, problema jurídico de licenciamento ou até mesmo financeiro.

No final, a Rayman: 30th Anniversary Edition é uma coleção de aniversário que serve para preservar os títulos, os apresentando para os jogadores novatos com adições de qualidade de vida. Infelizmente a coleção não é completa e acaba com o fator nostalgia dos jogadores veteranos, pois faltam versões adicionais do título e também sua icônica trilha sonora original. O valor cobrado é OK para os consoles, mas acaba sendo salgado no PC, visto que nesta última é possível adquirir Rayman Forever por uma fração do custo desta nova edição. Por conta desses motivos, eu prefiro recomendar esta coleção apenas para quem se interessar ou para quem nunca jogou Rayman, do contrário é melhor esperar por uma promoção.

Rayman: 30th Anniversary Edition

7

Nota

7.0/10

Positivos

  • Preserva os títulos
  • Melhorias de qualidade de vida
  • Conteúdo adicional

Negativos

  • Trilha sonora
  • Cinco versões do mesmo jogo
  • Preço no PC

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo