AnálisesNotícias

Confira nossa análise de Halo Wars 2

Que o universo de Halo produz spin-offs eu já tinha conhecimento, mas confesso que não sabia que havia um jogo de estratégia neste universo e como simpatizante desse estilo de jogo não poderia deixar passar uma análise desta.

História

Tendo em vista que “Halo Wars 2” se aproveita de um universo rico e complexo como o de Halo, era esperado que fosse criada uma história digna dos jogos principais, mas infelizmente essa é uma expectativa que não se cumpre.

O jogo possui uma história bastante simples e linear, que não se aproveita de nenhum elemento surpresa e que querendo suportar uma continuação deixa várias arestas soltas e sem explicações ou soluções.

Jogabilidade

Jogos de estratégias como “Halo Wars 2” possui um estilo que favorece muito a jogabilidade no PC, onde além do mouse você tem uma infinidade de botões que podem se usados no teclado e além disso fica bastante facilitado a utilização de atalhos e aqui não é diferente.

Inicialmente eu tive muita dificuldade em me adaptar aos comandos do jogo no controle do Xbox One, mas este problema foi diminuindo a medida que as horas de jogo foram aumentando, porém aquela sensação de “isso seria muito melhor de jogar no computador” não.

O simples fato de agrupar unidades – função muito comum nesse tipo de jogo – e posicionar esses grupos pelo mapa requer muita combinação de botões no controle o que torna a dinâmica um pouco mais complicada e demorada podendo atrapalhar em alguns momentos de combates mais frenéticos.

Levando em consideração que o jogo é compatível também com Windows 10, pode ser que esse problema seja bastante reduzido para você, caso possa aproveitar do jogo em um computador.

Gráficos

Os gráficos de “Halo Wars 2” podem ser analisados de duas maneiras bem distintas. A primeira é o gráfico durante as gameplay, estes não surpreendem ou saltam aos olhos por sua qualidade, mas também não decepcionam ou ficam atrás de outros jogos do mesmo estilo.

Porém o assunto muda completamente de figura quando estamos falando das cenas em computação gráfica, as CGIs. Aqui o jogo demonstra uma qualidade absurda e que se compara facilmente com os principais jogos da série.

Localização

O jogo possui localização completa, ou seja, legendas e dublagem em nosso português. Porém eu faço uma ressalva quanto à qualidade do trabalho de alguns dubladores como, por exemplo, a voz do Capitão Cutter – um dos personagens principais do jogo – a dublagem nesse caso ficou sem qualquer tipo de emoção ou entonação. A voz da personagem permanece no mesmo tom independente da situação que ele esteja vivendo, fato que não acontece com os demais personagens onde você percebe que houve certo zelo pela atuação de acordo com os fatos que estão sendo narrados.

Bugs

Este é um quesito no qual o jogo foi praticamente perfeito, afinal pude perceber somente um bug que ocorreu durante uma das missões onde o jogo simplesmente travou por completo e só consegui voltar a jogar após fecha-lo e abri-lo novamente.

Mesmo sendo um problema isolado e que ocorreu apenas uma vez em meu ponto de vista se torna crítico no momento em que causa um “transtorno” de sua gameplay ao ponto de você ter de reiniciar o jogo, perdendo o progresso que havia conquistada em determinada missão.

Avaliação

“Halo Wars 2” é um jogo com um contexto já bem conhecido e desenvolvido e dentro dessa proposta é um jogo competente e divertido, mas não espere encontrar uma campanha diversificada e bem elaborada.

Apesar de uma historia bastante fraca, o jogo te entrega boas cenas em computação gráfica para explicar alguns fatos e que permitem elevar o interesse que você tem pela campanha, mesmo ela sendo algo bastante previsível e linear.

Assim como outros jogos de estratégia, o forte do jogo está no modo multiplayer, onde você poderá confrontar outros jogadores – até mesmo em um modo que mistura card game com a pegada estratégica padrão – e garantir um fator replay mais divertido.

Por isso, “Halo Wars 2” leva o selo Ouro da Gamers.

Botão Voltar ao topo