AnálisesNintendoNotíciasPCPlayStationXbox

FIFA 19, a melhor opção anual da série – Confira nossa análise.

FIFA 19 com certeza foi o mais aguardado jogo da série dos últimos anos, o motivo? Com certeza a previamente anunciada licença da UEFA Champions League (UCL)… para mim ainda teria um outro fator, a conclusão da Jornada, a história de Alex Hunter que foi inserida na série desde 2017, mas será que o jogo cumpriu com as expectativas?

De cara fui encarar a Jornada e aqui tenho três pontos que achei necessário comentar. Primeiro sobre a duração da história, pela primeira vez – nas três temporadas desse modo de jogo – eu não consegui terminar em dois dias e isso é muito bom, acaba tornando a vida útil do modo maior e mais interessante. Segundo é sobre termos a opção de escolher o caminho a seguir durante todo o jogo, nesta Jornada existem três personagens jogáveis (Hunter, Dany e Kim) sendo que o jogo deixa livre a opção do caminho a seguir, ele te recomenda qual personagem usar em determinado momento, mas caso você queira pode usar somente um durante todo o caminho, mesmo que isso não seja recomendável já que assim você irá quebrar a narrativa e consequentemente a história. O terceiro ponto seria mais uma opinião/especulação – já que isso não tem nenhuma confirmação oficial – durante a campanha o personagem Danny Williams que até hoje era um secundário na história, basicamente assume como protagonista (no meu ponto de vista), já que pra mim a história dele é muito mais interessante e que acaba salvando uma narrativa arrastada de Alex Hunter. Pra mim isso é uma demonstração clara de que para o próximo ano o modo Jornada pode sim continuar, mas agora com um acompanhamento maior na carreira de Danny.

No modo Ultimate Team (UT) as mudanças foram significativas, primeiro com a utilização da licença da UCL que permite, desde o lançamento, jogadores com cartas diferenciadas para os times que estão na competição. Posteriormente com certeza irão surgir mais cartas baseadas no torneio, possivelmente na virada da fase de grupos para o mata-mata, com uma seleção desta primeira fase.

Outra mudança significativa no modo UT diz respeito a classificação para a Weekend League (WL), até o ano passado a classificação se dava através da temporadas online (se você alcançasse ou se mantivesse na 1ª divisão tinha acesso a WL) ou se você fosse vencedor em torneios mata-mata durante a semana. Basicamente bastava 10 jogos na temporada ou mesmo 4 nos torneios para se classificar, hoje essa classificação é conseguida através de uma pontuação no novo modo de jogo Division Rivals o que tornou a coisa um pouco mais democrática porque nele você enfrenta adversários com o mesmo nível de habilidade que você, mas por outro lado agora é necessário um número de jogos maior para se conseguir jogar a WL no final de semana.

Falando em WL outra mudança do UT é a quantidade de jogos necessários no final de semana, foi reduzida de 40 para 30 jogos, o que me pareceu uma mudança considerável, tendo em vista que 40 jogos em três dias é um pouco complicado pra quem tem outras coisas a fazer no final de semana.

Gostaria de destacar também o modo Jogo Rápido que recebeu novidades consideráveis, agora é possível jogar partidas com regras diferenciadas das oficiais, ou seja, jogos sem faltas, com gol de fora da área valendo dois ou jogos onde cada gol gera uma expulsão aleatória do time que marcou o tento. Esse modo trouxe um nível de diversão diferenciado para um jogo que vem sendo encarado cada vez mais com seriedade pela comunidade e com certeza vai gerar muitas risadas e momentos de descontração naquela jogatina com os amigos.

Por fim, gostaria de falar de uma mudança na jogabilidade em si, o tal chute colocado, na teoria se executado corretamente ele aumenta as chances de uma finalização melhor e com menos chance de defesa, mas na prática senti pouca diferença sem contar que a execução quando mal executada gera lances bizarros com erros ridículos na finalização mesmo para jogadores de qualidade. Acredito que a grande maioria dos jogadores, aqueles que não têm pretensão de um nível profissional no game, está desativando tal opção.

FIFA 19 trouxe uma grande quantidade de mudanças, renovou modos de jogo já desgastados, mas gerou uma certa revolta na comunidade com algumas tentativas de inovação como no caso do chute colocado e do excesso de voleios e bicicletas (este segundo já reduzido com uma atualização), mas acredito que em 2019 seja o ano que mais valeu a pena a atualização do jogo da série, muito se difere FIFA 19 do superado FIFA 18.

FIFA 19

9

Nota

9.0/10

Positivos

  • Licença da UCL
  • Novos modos de jogo rápido

Negativos

  • Fraca campanha do protagonista da Jornada
  • Falta de "importância" do chute colocado
Botão Voltar ao topo