AnálisesNotícias

Confira nossa ánalise de Mafia 3

Mafia 3, game produzido pelo Hangar 13 e publicado pela 2K, mostra de cara uma ambientação totalmente diferente do GTA, calma, não vou fazer comparativos, afinal, Mafia é totalmente diferente.

O game se passa no final da década de 1960, em New Bourdeax (cidade fictícia baseada em New Orleans), mostrando um período conturbado dos Estados Unidos e que retrata o crescimento da criminalidade e os conflitos raciais, que por sinal é muito bem contada pela qualidade de seus personagens.
A historia retratada no jogo é digna de um roteiro de filme, contando tudo sobre as operações criminosas que cresciam absurdamente sob o comando de seu antagonista, Sal Marcano, a vingança do experiente veterano de guerra, Lincoln Clay que é o protagonista do game e claro, a traição durante uma missão para arrecadar milhões de dólares.

madia-3-1

O que me deixou intrigado, é ver Clay fazendo uma parceria com Vito Scaletta, um dos três chefes do crime que você encontra no game e que foi o protagonista de Mafia 2, e olha, ele é uma peça muito importante no game atual.

Uma coisa que chamou muita a minha atenção e tenho certeza de quem viu ou jogou Mafia 3, é o modo que são contadas as historias através de suas “Cutcenes” cheias de depoimentos que se passa no futuro do jogo.

As vezes, aparecem pessoas que você ainda nem viu no game, mostrando como tudo aconteceu de forma simples e direta, como se estivesse em um documentário.

madia-3-2

As missões são liberadas conforme o jogador consiga seus objetivos e olha,alguns são bem difíceis, mas nada como uma boa dose de paciência e claro, persistência.
Falando em dificuldade, o game tem os modos, “Fácil”, “Médio” e “Difícil”, e conta ainda com o auxilio de mira “Alta”, “Baixa” e “Desligada”.

Com um novo sistema de captura de movimento, podemos notar o quanto o game evoluiu e é com toda certeza, de deixar qualquer um de boca aberta.
As expressões faciais estão sensacionais e claro, foi feito um trabalho excelente em gravação e edição de voz, deixando a narrativa do game no ritmo perfeito para que o jogador consiga entender muito bem o que se passa na história.

madia-3-3

O game segue o mesmo estilo dos jogos anteriores da franquia e conta com mundo aberto, infelizmente, ele é menor em comparação aos outros, mas está bem preenchido com as missões do jogo, itens colecionáveis e objetos extras.

Falando em jogabilidade, o jogo é bem divertido, você entra de cabeça na historia contada pelos seus personagens, e isso é de longe o que vai te prender muito mais em Mafia 3, mas … Conforme você vai jogando e avançando, começa a ficar cansativo e repetitivo, pois a grande maioria das vezes consiste sempre em invadir, atirar, matar e quebrar tudo que achar pela frente, isso inclui carregamentos de bebida, destruir caminhões e até matar algum chefe do crime.

A baixa qualidade da inteligência artificial do jogo, faz com que em algumas missões os inimigos não procurem se proteger, vindo de “cara aberta” até você, facilitando a sua jornada.
Um ponto curioso que aconteceu comigo, num dado momento eu estava atirando com um rifle a uma distancia de pelo menos 5 metros de e não conseguir matar o inimigo, o que deveria ser tão fácil e outro inimigo, pulando um portão a mais de 40 metros, eu consegui matar com 3 tiros de pistola.

madia-3-4

Duas coisas bem distintas do game:

Os gráficos, que por sinal estão bons, nada mais que isso e da uma leve impressão de que o jogo foi feito as pressas e que faltou um “Tratamento Especial”.
Agora, as músicas… Que sensacional quando você entra no carro e começa a ouvir um “Sympathy For The Devil” da banda The Rolling Stones ou “All Along The Watchtower” de Jimi Hendrix entre outros 100 clássicos da época.

Resumidamente, o game acerta muito mais do que erra.
O cuidado em que todos que ajudaram na criação desse game em retratar o importante período é sem duvidas maravilhoso, mostrando fielmente os veículos antigos, as casas e os comércios com um elevado nível de detalhes.

Com a qualidade da historia, pelo que escrevi no começo dessa analise que é digna de filme e que te faz ter uma verdadeira imersão no mundo que se passava em 1968, com uma narrativa num ritmo perfeito, com os gráficos que mostram fielmente tudo da época e mesmo com alguns erros, a Gamers e Games concede a Mafia 3 o selo Ouro.

Confira abaixo um Gameplay de Mafia 3:

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo