AnálisesNotíciasPC

Confira nossa análise de Motorsport Manager

MOTORSPORT MANAGER possui um único modo de corrida, porem a grande diversão está no modo carreira. Nele você define atributos básicos de seu personagem e entra para uma das 3 categorias de corrida no “estilo formula 1”, são elas: a série Européia, campeonato Ásia Pacifico e Série mundial, existe também uma DLC que habilita o modo GT para carros esportivos. Decidido a categoria é hora de selecionar uma escuderia a defender, mas independente da escolha ela não é fixa, no meio do jogo você pode pleitear o emprego de outro gerente e mudar tanto de equipe quanto de categoria, ao mesmo tempo em que se conquista o título em sua série o jogador poderá optar por subir nas categorias levando sua empresa até os campeonatos mais exigentes.

O game tem basicamente dois ambientes distintos, o administrativo e a corrida.
O primeiro acontece entre as corridas e é onde o jogador permanece por mais tempo no jogo. Nele existe a aba de mensagens onde você acompanha acontecimentos da temporada, recebe notícias inesperadas (que podem alterar o status de sua equipe) e também dá entrevistas que podem melhorar sua imagem com seus parceiros. Aqui se concentram os votos políticos para decisões que podem mudar as regras e pistas da competição.

Há também as abas para analisar os status de seus pilotos, mecânicos, engenheiro chefe e para caçar novos talentos. Uma parte fundamental do jogo é o desenvolvimento das peças do carro, que sem cuidado podem quebrar e atrapalhar muito sua corrida, também o desenvolvimento de sua sede aumenta seus gastos, mas melhora o desenvolvimento de atributos. Por último temos a parte financeira, você pode fechar negócios com patrocinadores que esperam certos resultados de você, além de poder pedir um empréstimo para o presidente da escuderia, você ainda pode guardar dinheiro para investir em melhores fornecedores para a construção do carro da próxima temporada. Uma boa gestão faz você evoluir infinitamente, sempre tendo possibilidade de melhorar a equipe, porem conquistar grandes avanços exige muito tempo e começar uma equipe do zero vai fazer você permanecer muito tempo jogando até obter algum resultado realmente notável.

No ambiente de corrida existem os treinos, onde se testa a regulagem dos carros, a classificatória, onde se decide o grid e a corrida em si, é nesse momento que se toma decisões como quando trocar os pneus, peças e repor o combustível do carro. Também pode se regular o quanto o piloto forçará o carro e os pneus. Aqui ocorre uma decepção do jogo, você não tem a chance de pilotar nenhuma vez e vera seus pilotos fazendo coisas horrorosas na pista sem poder ajudar muito. Algo que frustra bastante é o modo 3D do jogo, os gráficos poderiam ser melhores e mais detalhados, não empolga muito ver os carrinhos correndo sozinhos, mas para um jogo que veio de dispositivos móveis seria exigir demais que fosse muito além.

O jogo demonstra uma grande habilidade da equipe em pesquisar e reproduzir todos os trabalhos e decisões de um administrador, você lida até com a personalidade dos pilotos, por esses motivos o jogo mereceria um avaliação máxima, porém a parte gráfica deixa muito a desejar e a falta de momentos mais emocionantes faz o jogador casual se entediar muito facilmente, particularmente demorei cerca de três horas para entender realmente a mecânica do jogo e começar a apreciá-lo, por isso o selo Prata se enquadra melhor aqui. Recomendo este jogo para quem tem tempo (e muito) e realmente gosta de automobilismo ao ponto de se interessar pelos bastidores do negócio.

Rafael Brienza

Músico e colecionador de HQs e Mangás, adora jogos da Nintendo desde que se conhece por gente. É amante da série The Legend of Zelda e uma porcaria em jogos de tiro em primeira pessoa.
Botão Voltar ao topo