AnálisesPC

Dandy Ace – Não é um Royal Flush | Análise

Dandy Ace me proporcionou momentos de diversão, frustração e raiva.

Analisado no PC


Dandy Ace é um roguelike desenvolvido pelo estúdio brasileiro Mad Mimic e publicado pela NEOWIZ. O título chega para PC na Steam dia 25/03/2021, com versões para consoles previstas para mais tarde.

Nós pudemos acompanhar o desenvolvido de Dandy Ace desde 2019, sua versão final traz um roguelike bonitinho e difícil, que por causa de seus sistemas e da falta de algumas mecânicas tradicionais, pode acabar cansando e frustrando o jogador.

Dandy Ace

 

Neste roguelike nós iremos acompanhar as aventuras de Dandy Ace, um mágico que foi aprisionado por seu rival em um espelho amaldiçoado. Ace agora terá de usar suas cartas mágicas para enfrentar os perigos do “Palácio que sempre muda” e tentar escapar dessa realidade.

Como todo roguelike, tudo é feito de maneira aleatória, ou seja, você depende da sorte. Sempre começamos no início do palácio com algumas cartas e você precisa avançar pelos níveis, no caminho você encontra cartas diferentes ou versões melhoradas das suas equipadas, tudo é feito de maneira procedural e o único aspecto constante são os temas de cada mapa. Sempre que concluir um nível você terá a oportunidade de gastar os recursos adquiridos em melhorias permanentes para o mágico, o que é interessante pois cada morte te leva para o início do palácio, mas tecnicamente você sempre estará mais forte.

Dandy Ace

Ace tem em seu arsenal diferentes tipos de cartas dando ao jogador a possibilidade de escolher o combate corpo a corpo ou a distância, temos cartas magicas com efeitos de atordoamento, empurrão e até dano por tempo. Assim como o mágico, cada inimigo possui um tipo diferente de ataque e o jogador tem que mudar de estratégia para enfrentá-los.

Não me entenda mal, o jogo é divertido, mas os elementos rogue quando associados a algumas mecânicas, acabam criando um ciclo enjoativo e depois de uma hora de jogo eu já comecei a perder o interesse por conta da dificuldade e da repetição.

Dandy Ace

O jogo tem uma dificuldade alta e é preciso estar preparado para morrer e ter de recomeçar do início por várias e várias vezes. Na minha opinião o jogo só é difícil pois não conta com mecânicas tradicionais de jogos rogue e falta polimento em algumas partes.

Diferentemente de outros roguelikes, Dandy Ace quase não possui Iframes. Para quem não sabe Iframes são os quadros de uma animação onde seu personagem fica invencível, ou seja, é aquele milissegundo durante uma habilidade ou esquiva onde você não toma dano. Ace não consegue correr e atacar, sempre que utilizar uma habilidade o personagem irá parar por um breve momento e além de poucos Iframes, as hitboxes são demasiadamente grandes. O jogador acaba tendo de lidar com danos bobos, recebidos mesmo depois de tecnicamente ter desviado do ataque inimigo.

Dandy Ace

Se a baixa quantidade de Iframes pode ser um problema, as animações de ataque também não ajudam e são um pouco inconsistentes, o que acabam limitando o combate corpo a corpo. O jogo possui cartas com ataques corpo a corpo bem fortes, só que estamos falando de um roguelike, onde o jogador possui poções de cura limitadas e precisa contar com a sorte para conseguir outros itens de cura. O combate corpo a corpo acaba sendo arriscado demais não valendo a pena quando comparado à tradicional estratégia de bater e correr a distância.

O jogo é bonitinho e tem um charme especial, porem a palheta de cores não ajuda muito no combate. Graficamente o jogo teve uma grande evolução se comparado com a versão de 2019, a versão final conta com melhorias na UI, modelos melhor desenhados e principalmente uma nova iluminação de cenário e efeitos de habilidades. No geral a ambientação é boa, os cenários são bem feitos e quando combinados com a trilha sonora criam uma experiência diferente.

Dandy Ace

O lado ruim aqui é que algumas animações e efeitos de habilidades tanto de Ace como dos inimigos, acabam fazendo com que o cenário fique carregado demais, ficando difícil identificar os círculos de dano e projeteis. Não conseguir ver o que está acontecendo faz com que o jogo que já é difícil por suas mecânicas, fique um pouco mais complicado.

Dandy Ace me proporcionou momentos de diversão, frustração e raiva. O jogo não é ruim, mas é punitivo demais, seus sistemas acabam criando um ciclo de vida e morte que cansa rápido. Por estes móvitos eu prefiro recomendar este título, somente para os amantes de roguelike que gostem de jogos difíceis e que não se importam com a repetição causada por mortes bobas.

Confira neste vídeo o início do Gameplay de Dandy Ace:

Dandy Ace

7.8

Nota

7.8/10

Positivos

  • Gráficos
  • Trilha sonora
  • Diferenciado

Negativos

  • Poucos Iframes
  • Hitboxes muito grandes
  • Repetitivo

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo