AnálisesPCPlayStationXbox

Biomutant – Um exemplo de quando mais é menos | Análise

Jogo cedido pela Nuuvem, em parceria oficial com a THQ Nordic

Analisado no PC


Biomutant é um RPG de ação desenvolvido pela Experiment 101, distribuído pela THQ Nordic e lançado em 25/05/2021 para PC, PlayStation e Xbox.

Biomutant é um daqueles casos onde pouco é mostrado antes do lançamento e muita expectativa é criada, mas infelizmente o produto final não consegue atender ao esperado. O jogo não é ruim, mas nem de longe vale o preço cobrado.

Biomutant

Começando pela história, Biomutant traz uma crítica ao ecossistema e as ações humanas. Nesse universo, o meio ambiente sofreu os efeitos da poluição e principalmente do descarte incorreto de material radioativo, o mundo agora é habitado por animais mutantes e você precisa decidir se irá salvar ou não a “árvore da vida”. Os antigos que habitavam este mundo entraram em suas naves e fugiram deste lugar, a história vai sendo contada através das interações entre os personagens e o que ocorreu no passado pode ser descoberto através de pequenos filmes escondidos pelo mundo.

A trama no geral é interessante, entretanto a maneira e a velocidade com que ela se desenvolve é ruim e fez com que eu perdesse o interesse rapidamente. O tutorial inicial é gigante e desnecessário, o jogo quer ensinar tudo ao jogador, você acaba perdendo muito tempo até realmente começar o jogo. A história também é cheia de flashbacks, cutscenes e missões bobas, fazendo com que você perca mais tempo ainda, principalmente no início do jogo. A pior parte aqui é o narrador, ele te acompanha traduzindo todas as falas e narrando tudo o que acontece com você e com o mundo ao seu redor, chegando a ser irritante. No final muito tempo é perdido com coisas desnecessárias e eu não consegui sentir imersão nesta história.

Biomutant

É impossível negar que Biomutant é um jogo bonito, principalmente quando falamos nos personagens e no ambiente. As cores são vivas e os personagens são variados, alguns mais sérios e outros bem-humorados, a criação de personagem é outro ponto muito bom, com status que influenciam completamente a aparência dele. O mundo segue o mesmo ritmo, com cores vivas e vários elementos criando diferentes biomas, tudo sempre bem detalhado. O jogo conta com um modo foto, então aproveite pois são várias vistas incríveis, todas dignas de uma pausa para algumas belas recordações.

Infelizmente o que este mundo tem de grande e bonito, ele também tem de vazio e morto. Chega a ser frustrante ter de andar de um lado para o outro para chegar nos objetivos, o problema é que na maioria das vezes não tem nada para se fazer no meio do caminho, nem mesmo fauna e flora. A exploração é quase inexistente, existem poucos lugares para serem explorados e as recompensas não ajudam, temos acesso a viagem rápida, mas para se liberar os pontos de viagem, você tem que chegar neles primeiro, ou seja de toda forma é preciso fazer a longa e tediosa caminhada de ponto a ponto.

Biomutant

A caminhada é longa e as missões não ajudam. As missões principais se resumem a fazer pequenas atividades para então ser encaminhado para um dos chefes principais. Infelizmente as batalhas contra estes chefes que em teoria seriam “épicas”, acabam se tornando mais do mesmo de correr e atirar, o que torna os confrontos chatos e enjoativos. Fora isso as missões secundarias na maioria das vezes são atividades simples e repetidas que acabam enjoando com o tempo.

Para tentar sair desse tedio, Biomutant tenta criar uma rota alternativa, apresentando uma “guerra” tribal e te dando a opção de tentar dominar ou unir as tribos. Infelizmente esta rota de missões, também acaba se tornando mais do mesmo, com confrontos e atividades repetidas, uma ou duas missões e acabamos entrando novamente no loop de repetição.

A jogabilidade é uma mistura de action com shooter que acerta ao disponibilizar diversas combinações de golpes, mas te pune ao atacar corpo a corpo. O grande ponto positivo aqui é a liberdade para jogar como quiser, o jogo traz diversas habilidades e combos diferentes para se escolher, contudo os sistemas de combate são horríveis e ofuscam todos essa liberdade.

Basicamente a maior parte dos combates se resume a correr para o lado e atirar, a munição é infinita e os ataques a distância causam danos consideráveis. Não pense que você vai sair por aí atirando com precisão, o sistema de combate não possui trava de mira, o que não só complica na hora de tentar acertar um ataque preciso, como destrói todo o combate corpo a corpo. A mira é uma das (se não a) piores de todos os jogos que eu já joguei, é praticamente impossível acertar o alvo escolhido.

Biomutant

O combate corpo a corpo que já é ruim pela falta de uma trava de mira, fica pior ainda quando você descobre que não existe possibilidade de se cancelar animações. Basicamente atacar corpo a corpo não é uma opção viável na maioria das vezes, além da falta da trava de mira e de não poder cancelar animações, os combos e algumas animações são demasiadamente longos, assim é comum você ser atacado ou interrompido no meio de um golpe. Infelizmente, caso não quiser passar raiva o jeito é focar no dano à distância e continuar na estratégia tediosa de correr em círculos enquanto ataca de longe.

Apesar de todos esses problemas com a jogabilidade, não encontrei nenhum problema maior durante a jogatina, entretanto o jogo sofre com a falta de otimização. Mesmo sem maiores bugs, a otimização está bem ruim e os quadros ficam instáveis, as vezes você está em um lugar carregado de elementos e inimigos e os quadros se mantem sempre acima dos 60, as vezes você está em um corredor ou sala com pouca coisa e os quadros caem violentamente. Felizmente não tive problemas com instabilidades de quadros durante as batalhas de chefe, mas isso é algo que acontece bastante durante a “exploração” chegando a incomodar um pouco.

Biomutant

No final das contas Biomutant não é terrível, na minha opinião os principais erros foram o preço de “AAA” que levou a comunidade a criar expectativas e os desenvolvedores que aproveitaram e alimentaram essa chama, não divulgando muita coisa sobre o jogo e nem disponibilizando uma demo antes do lançamento. O título tem preço de AAA mas não entrega a qualidade de um AAA, o jogo não é ruim, mas definitivamente não vale o preço cobrado, portanto eu o recomendo somente para quem se interessou e somente em promoção.


Agora se você realmente se interessou e não quer esperar, aproveite a oportunidade e acesse o link abaixo. Biomutant se encontra em sua versão de PC com 12% de desconto, mas corre que o desconto é por tempo limitado. https://www.nuuvem.com/item/biomutant

Confira o início de Biomutant no PC neste vídeo em Live:

Biomutant

6.8

Nota

6.8/10

Positivos

  • Gráficos
  • Customização de personagem

Negativos

  • Combate
  • Mundo vazio
  • Narrador
  • Preço
  • Repetitivo e cansativo

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo