AnálisesPlayStation

Ratchet & Clank: Em uma outra dimensão | Análise

PlayStation 5 mostrando do que é capaz!

Analisado no PlayStation 5


Não consigo começar essa análise de outra forma senão elogiando o mais novo jogo da Insomniac. Ratchet & Clank: Em uma outra Dimensão (Rift Apart em sua versão original inglês) é absolutamente IN-CRÍ-VEL!

A História

Ratchet é um Lombax, praticamente o último de sua espécie, Clank é um robô de guerra com defeito, os dois se encontraram há muito tempo e após derrotar algumas vezes o Doutor Nefarius (em outros games da série) estão praticamente parados e sem aventuras, até que são convidados para receberem uma homenagem de toda população, com Clank entregando um presente especial para Ratchet no final,  as coisas dão errado no meio do evento com vários inimigos aparecendo e estragando tudo, se sentindo pressionado pelo momento, Clank entrega o presente que fez para Ratchet, um dimensionador que pode levá-los há várias dimensões onde Ratchet talvez possa achar outros de sua espécie, alguns segundos depois Doutor Nefarius aparece e rouba o dimensionador causando várias rupturas no tempo e espaço fazendo com que Ratchet e Clank se separem. Perdido em outra dimensão temos que ir atrás do nosso amigo Clank, recuperar o dimensionador, derrotar Doutor Nefarius e colocar tudo de volta no lugar. O que Ratchet não sabia é que iria encontrar alguém de sua espécie muito em breve.

Ratchet & Clank: Em uma outra dimensão

Jogabilidade

Seguindo a mesma fórmula de sucesso dos outros jogos, os controles são praticamente os mesmos, Ratchet anda, corre, atira, joga bombas, desliza sobre trilhos, atira sua chave e pega muitas armas sensacionais durante a jornada. Além de Ratchet também controlamos Rivet, uma versão feminina de Ratchet que vive em outra dimensão, além deles, controlamos o Clank em uma espécie de puzzle que aparece durante a história e não há combate. O que diferencia esse jogo dos outros é o controle Dual Sense, que usa e muito de suas funções para nos deixar mais ainda imersos no jogo.

Dá pra comparar os efeitos do controle com alguns efeitos do jogo/demo AstroBot que vem junto com o PlayStation 5. Os gatilhos R2 e L2 tem uma pressão diferente para cada tipo de arma e a função vibração é constante, sentimos os passos dos personagens, explosões, danos, e o alto falante também funciona bem, resumindo, o controle é excepcional.

Ratchet & Clank: Em uma outra dimensão

No decorrer do jogo controlamos Ratchet e Rivet, separadamente, cada um tem sua fase própria para ser jogada, a jogabilidade deles é praticamente igual, e quando encontramos a Senhora Zurkon, que nada mais é que nossa revendedora de armas, podemos comprar várias armas em troca de nossos parafusos, também há o sistema de upgrades nelas que “pagamos” com o “raritânio”, todas as armas e upgrades que compramos servem tanto para Ratchet quanto para Rivet.

Gráficos

Com toda certeza essa é a parte mais absurda do jogo, particularmente não vi jogo mais bonito até o momento, é simplesmente espetacular. Tem tantos detalhes, tanta coisa na tela, que fica difícil descrever tudo que vi. Para começar devo mencionar que existem três opções gráficas para escolhermos:

  • FIDELIDADE: Modo de 30 quadros por segundo com recursos gráficos como “Ray Tracing”, iluminação aprimorada, efeitos visuais adicionais e mais densidade visual. A resolução da imagem é de 4K (modo padrão)
  • DESEMPENHO RT: Modo de 60 quadros por segundo com Ray Tracing. Apresenta uma resolução de imagem inferior com ajuste de iluminação, efeitos visuais e densidade de cena
  • DESEMPENHO: Modo alternativo ao “Desempenho RT”, os mesmos 60 quadros por segundo, que troca o Ray Tracing por uma resolução de imagem maior.

Ratchet & Clank: Em uma outra dimensão

Depois de testar várias e várias vezes, optei por jogar no modo FIDELIDADE, ao meu ver o jogo fica extremamente mais bonito dessa forma, e mesmo perdendo 30fps é da forma que os desenvolvedores fizeram para podermos apreciar cada detalhe do jogo. As texturas, os pelos de Ratchet e Rivet, o brilho que existe em Clank são impressionantes, o efeito Ray Tracing existe até nos olhos dos personagens, só vendo para poder comprovar.

Quando estamos em um combate existem partículas voando para todos os lados, e uma das armas mais interessantes para testar esse efeito é o “Irrigador Tóxico”, que cria uma camada de pequenas folhas nos inimigos deixando eles paralisados por um tempo, nessa hora podemos atirar bombas ou usar outras armas, e conforme acertamos as pequenas folhas vão se soltando criando um espetáculo de partículas que se misturam com tiros, faíscas, chuva, pó, é lindo demais. Fora isso a iluminação, movimentação de personagens é absurdamente perfeita e parece que estamos em um desenho animado e não um jogo de vídeo game.

Ratchet & Clank: Em uma outra dimensão

Devido ao SSD do PS5 o jogo não possui telas de loading, o que é muito bom, pois torna tudo muito mais dinâmico, principalmente quando viajamos de uma dimensão para outra, não é em todo lugar que podemos fazer isso, pois existem lugares específicos, o cenário muda totalmente em questão de milésimos de segundo.

O jogo inclui um “modo foto” muito completo onde é possível ver todos minúsculos detalhes que a equipe colocou em cada centímetro do game, usem e abusem do zoom.

O som

A parte sonora do jogo é algo extraordinário, costumo jogar no home theater mas dessa vez coloquei o fone do PS5 para ter uma experiência mais imersiva e foi espetacular, músicas e efeitos sonoros dignos de cinema, mas o que mais gostei foi a dublagem e localização para nosso idioma, todas as vozes se encaixam perfeitamente nos personagens, e muitas vezes parecia que eu estava vendo um desenho animado ao invés de um jogo, a Rivet tem uma das vozes que mais gostei, quando ela chama o Clank de “Latinha” dá vontade de entrar no game e apertar as bochechas dela de tão fofa.

Conclusão 

A última vez que fiquei extremamente chocado com um jogo foi há quase um ano atrás em The Last of Us Parte 2, de lá pra cá tivemos jogos maravilhosos, mas nenhum deles tinha me trazido o mesmo tipo de emoção. Ao contrário de The Last of Us 2 que nos trouxe uma história cheia de vingança, violência, gráficos espetaculares e muitos momentos tensos, Ratchet & Clank me fez  jogar sorrindo quase o jogo inteiro pois tem um enredo ótimo, bom humor, misturado com uma jogabilidade excelente e gráficos de tirar o fôlego.

Com certeza “Ratchet & Clank: Em uma outra dimensão” é incrível e veio para mostrar o poder que o PlayStation 5 (e a nova geração) tem a oferecer, com uma campanha que dura aproximadamente 13 horas (o que acho muito bom para um game desse tipo) só consigo levantar da poltrona, elogiar e aplaudir pois foi uma experiência extraordinária.

Confira neste vídeo de gameplay o início de Ratchet & Clank: Em uma outra dimensão em 4K

Ratchet & Clank: Em uma outra dimensão

10

Nota

10.0/10

Positivos

  • Gráficos e efeitos visuais magníficos nunca vi nada igual
  • Jogabilidade
  • Dublagem e localização em português extraordinários
  • Modo foto
  • História espetacular

Negativos

  • Nenhum ponto negativo relevante
Botão Voltar ao topo