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New World – Um simulador de caminhada e paciência | Análise

New World é um “MMO” desenvolvido e distribuído pela Amazon Games e lançado em 28/09/2021 para PC.

Analisado no PC


Após anos de desenvolvimento, vários reworks e adiamentos, finalmente New World foi lançado e o resultado final é um jogo genérico, sem alma e cheio dos mais variados problemas. Esse conjunto faz com que a experiência seja mais cansativa do que divertida, principalmente para quem tenta embarcar nessa jornada sozinho.

Sendo um jogador de MMO que acompanha a indústria há mais de uma década, eu pude acompanhar vários lançamentos durante estes anos e na minha opinião o lançamento de New World foi sem dúvidas um dos piores entre todos os jogos do gênero.

New World

Por se tratar de um jogo pago que tem por trás uma empresa gigante, com infraestrutura responsável por hospedar serviços como Netflix e Twitch, o lançamento de New World foi um desastre completo. Durante a primeira semana você pode ter lido notícias como “New World bate a marca de 700 mil jogadores simultâneos” ou algo parecido, pois é, essa notícia é verdade, o que não falaram era que somente 1/3 dos jogadores estavam jogando o jogo, o restante estava esperando em filas que dependendo da região demoravam 10 horas. Desde o lançamento todos os servidores estão limitados a 2 mil jogadores e durante a primeira semana não haviam servidores o suficiente para acomodar a quantidade de jogadores que queriam jogar, para você ter ideia do tamanho do problema, durante os primeiros dias não existiam servidores para os jogadores localizados na Oceania e os jogadores da Europa não tinham servidores suficientes para mais a metade do número de jogadores.

New World

Com o passar dos dias, ao invés de aumentar o número de jogadores por servidores, os desenvolvedores resolveram abrir servidores aos montes para acomodar quem estava na fila, ao mesmo tempo que travaram a criação de novos personagens nos servidores cheios, o que levou a várias pessoas serem impossibilitadas de jogar com seus amigos, pois para jogarem juntos a pessoa que já tinha criado o personagem e já estava jogando teria de começar do zero em um novo servidor. Para contornar este problema foi prometido a implementação de uma transferência de personagem gratuita, mas até a data desta análise nada prometido tinha sido implementado.

Inicialmente o jogo foi pensado e desenvolvido com uma proposta quase que integralmente de PVP, com os reworks e adiamentos o rumo foi mudando e o modo PVE acabou sendo implementado por último juntamente com a história. New World é ambientado na época dos grandes exploradores e aqui tudo gira em torno da ilha de Aeternum, um lugar misterioso cheio de magia e que contém Azoth, uma essência que pode ser a chave para a imortalidade. A história é bem fraca, basicamente ela só está presente como um plano de fundo, para justificar o porquê das coisas acontecerem na ilha, por isso não espere por nada interessante que te prenda e te faça jogar.

New World

Em todos MMOs é preciso subir o nível do personagem (leveling) e o sistema adotado aqui é bem trabalhoso e ruim. Basicamente a forma mais prática para se subir de nível aqui é através de missões e coleta de recursos, matar monstros quase não da experiência e a forma com que tudo é organizado faz com que você se divirta nos níveis iniciais, porém conforme você sobe de nível a experiência requerida vai aumentando e a diversão se transforma em um loop tedioso e cansativo.

Grande parte do problema dessa fórmula está na falta de teleporte e no sistema de recursos que é universal e não individual. A maioria das missões vão te fazer ir de uma ponta a outra do mapa só para matar alguns monstros ou abrir alguns baús, aí é fazer o caminho de volta. O problema aqui é que os teleportes são escassos e custam Azoth (uma das moedas do jogo), só é possível teleportar da cidade para algum dos santuários de teleporte e vice versa, de toda forma você precisa andar muito para chegar até os lugares e liberar os santuários e mesmo com eles liberados você gasta Azoth e dependendo da distância e do seu peso, o preço cobrado não é camarada.

New World

Se a caminhada é demorada imagina ter de competir com outros jogadores e com bots por recursos. Infelizmente o jogo usa um sistema de recursos universal onde quem chegar primeiro é quem tem o direito de coletar o recurso ou de esfolar os monstros, esse sistema funcionaria perfeitamente se o PVP fosse aberto conforme a primeira ideia do jogo, entretanto como o PVP é opcional você tem que conviver com gente roubando seus abates e com possíveis bots que já estão presente na pescaria, algo que não é legal, ainda mais com o tempo de reaparecimento de alguns monstros que está bem inconsistente.

Quando o assunto é combate, New World também não acerta. O jogo tenta uma abordagem minimalista sem classes, onde as armas equipadas ditam o papel do jogador, cada arma possui duas árvores de habilidades com 6 habilidades totais sendo possível somente utilizar 3 dessas por vez. O sistema de combate sofre com péssimas animações, além da falta de sinergia entre as armas e habilidades e de uma grande falta de habilidades focadas em “gap closer” (alcançar o inimigo) e break stun (quebra de atordoamento). Por estes fatores, basicamente no PVP de mundo aberto é comum encontrar a situação de onde um não quer dois não brigam, pois é praticamente impossível alcançar um jogador que está longe e não quer te enfrentar, ao mesmo tempo que se o combate acontecer é quase certeza de que quem for atordoado primeiro morre.

New World

Quem gosta de PVP com certeza ficará desapontado com New World. Basicamente o PVP se resume a conflitos entre facções, porém o PVP de mundo aberto é opcional e você só pode atacar e ser atacado por jogadores se ambos estiverem com o modo PVP ligado. Fora as batalhas de mundo aberto, temos a guerra e postos de controles que podem ser disputados por facções, enquanto fortes e postos de controle podem ser disputados por grupos menores, a guerra que seria o PVP em massa é bem “elitizada” e se candidatar para o combate não é garantia de participação. Na guerra de New World todas as companhias (guilds) que contribuem para a influência no território serão colocadas em um sorteio e a companhia ganhadora desse sorteio é quem irá escolher os 50 jogadores que farão parte da guerra, assim dependendo do seu servidor as chances de você participar no conflito serão baixas.

New World

Se o PVP tem seus problemas, o PVE também não impressiona. Como disse mais acima a proposta inicial seria um jogo focado em PVP, por isso os elementos de PVE foram adicionados com o passar do tempo e o resultado final é um combate que pode ser comparado aos jogos Souls like. Basicamente o combate PVE é baseado em ataques básicos variando entre golpes fracos e pesados, seja em masmorras ou em campo aberto você vai passar grande parte do tempo utilizando ataques básicos pois dependendo da arma escolhida eles acabam dando mais dano do que as habilidades. Além de alternar entre habilidades e os cliques do mouse, é preciso se esquivar das terríveis animações dos inimigos, pois dependendo do monstro poucos ataques são o suficiente para te deixar em apuros. No final das contas o PVE de New World é cansativo e além do combate ruim é preciso conviver com tempos de reaparecimento inconsistentes e longas caminhadas, pois como disse mais acima as distâncias são longas e os teleportes são escassos.

New World

Por se tratar de um título mais recente, já era esperado que os gráficos fossem mais atuais e de certa forma superiores aos outros jogos lançados na década passada, New World tem sim gráficos bonitos, mas nem tudo são flores. O que mais impressiona aqui, é a atenção dada à iluminação, o jogo possui ciclos de dia e noite e vários recursos como plantas, flores e elementos possuem luzes que brilham durante a noite, a iluminação é realmente muito bem feita e cria paisagens dignas de fotos.

O lado ruim dos gráficos, é que os modelos de personagens, monstros e construções, são horríveis e extremamente limitados, durante todo o jogo você irá enfrentar os mesmos monstros e irá visitar os mesmos lugares, a única coisa que muda são as cores e os nomes. Fora isso todas as roupas e armas são horríveis e isso também vale para as skins disponíveis para a compra, o que leva a gerar uma certa preocupação sobre a loja de cash, visto que tecnicamente este seria um jogo sem P2W (pague para ganhar) e eles venderiam somente skins de armas e roupas, mas quem vai comprar skins se não tem nada legal e bem feito.

New World

No final New World é um MMO sem alma, com uma progressão extremamente cansativa, pouco conteúdo “endgame” e vários problemas de design. O preço cobrado é até justo pelo o que o jogo entrega, contudo por causa do ritmo do jogo eu prefiro recomenda-lo somente para quem pretende jogar com um grupo de amigos e somente para quem tem bastante tempo e paciência para perder enquanto anda de ponto a ponto para matar alguns monstros ou abrir baús.

Confira neste vídeo uma grande porção de gameplay de New World:

New World

6

Nota

6.0/10

Positivos

  • Gráficos
  • Preço

Negativos

  • Cansativo
  • Simulador de caminhada
  • Problemas de design
  • Falta contudo

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
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