AnálisesPCPlayStationXbox

Far Cry 6 DLC Vaas: Insanity – A outra face deste icônico vilão | Análise

Vaas: Insanity é a primeira DLC de Far Cry 6 que irá mostrar acontecimentos sobre o ponto de vista do vilão

Analisado no PC


Esta é uma análise referente ao conteúdo adicional DLC Vaas: Insanity, se você procura a análise do jogo base clique aqui.

Far Cry 6 foi lançado em 07/10/2021 e já tem confirmados 3 conteúdos adicionais que serão três DLC que trarão experiências baseadas nos vilões dos outros jogos da série. Esta é a análise da primeira delas Vaas: Insanity que está chegando para o PC e consoles amanhã dia 16/11/2021 e nos levará de volta lá para o terceiro jogo da série.

Em Novembro de 2012 a Ubisoft lançou Far Cry 3, o terceiro jogo da franquia Far Cry trouxe a base de quase todas as mecânicas que foram desenvolvidas e que podem ser encontradas nos jogos mais recentes desta série. Também foi nesse terceiro jogo em que fomos apresentados ao que eu considero o vilão mais icônico de toda essa série de jogos, o nosso querido filósofo da insanidade “Vaas Montenegro” (Michael Mando).

A série Far Cry tem como característica especial sempre trazer um “bom” vilão, contudo nesse terceiro jogo eles conseguiram alcançar algo que provavelmente não estavam esperando. Vaas Montenegro é o vilão secundário do jogo, sendo o braço direito de “Hoyt Volker” o vilão principal, contudo durante a jogatina Vaas acaba aparecendo mais e toma todo o espetáculo para si.

Para se ter uma ideia do sucesso do personagem, Vaas Montenegro é o único vilão da série que ganhou o direito de ter uma pequena websérie, a “Vaas Montenegro Experience”, que conta com Michael Mando no papel de Vaas e Christopher “Chris” Mintz-Plasse fazendo a si mesmo, como um turista que acaba indo parar na ilha controlada por Vaas. Se você não assistiu, não perca tempo e acesse este link do YouTube.

Sem mais delongas vamos falar da DLC. Vaas: Insanity é a primeira DLC de Far Cry 6 que irá mostrar acontecimentos sobre o ponto de vista do vilão e ao mesmo tempo trazer o gênero roguelike para esta aventura.

Sem Spoilers, Vaas: Insanity é quase uma continuação, a aventura parte logo do ponto final que Vaas teve no terceiro jogo e irá mostrar um pouco do que o nosso querido vilão teve de passar para fugir de sua mente e tentar sobreviver. A história em si é boa mas muito curta, o ponto interessante é que iremos ter uma noção do porquê Vaas Montenegro é daquele jeito e faz as coisas que faz.

Far Cry 6 DLC Vaas: Insanity

Com uma história curta, os desenvolvedores decidiram fazer desta uma experiência roguelike para aumentar o tempo de jogo, infelizmente por causa desta escolha você terá de conviver com atividades demasiadamente repetidas e mortes com reinícios sem nenhum equipamento, algo totalmente diferente do jogo base mas ao mesmo tempo irritante.

Esqueça finalizações com um tiro só na cabeça “headshots”, o vasto arsenal, aliás esqueça tudo, pois essa experiência roguelike traz todos os elementos bloqueados através de upgrades e habilidades. Basicamente esse DLC funciona assim, você sempre começa com uma pistola e só, todos os itens e melhorias precisam ser encontrados ou comprados com uma moeda que pode ser conseguida ao derrotar inimigos ou em baús espalhados pelo mapa. Sempre que morrer, você terá de começar novamente do início com sua pistola e somente os upgrades comprados na base é que vão continuar, sendo necessário comprar novamente suas armas etc.

Far Cry 6 DLC Vaas Insanity

O loop roguelike é esse, colete recursos, compre melhorias, prossiga, morra, comece novamente só que um pouco mais forte. Apesar de ser um rogue like, a experiência não é punitiva ao extremo e bastam algumas melhorias e um pouco de sorte com as habilidades que o progresso começa a ficar mais fácil. Dependendo do seu ritmo de jogo e das escolhas que fizer na hora de gastar seu dinheiro na base, a experiência acaba girando em torno de 3 a 4 horas para ser completada, sem os elementos rogue eu diria que esse tempo cairia para pouco mais de 40 minutos de jogo ou menos.

No final a DLC Vaas: Insanity traz uma pequena história que é bem interessante e nos mostra a outra face deste icônico vilão, o lado ruim é que essa aventura fica presa atrás da jogabilidade rogue like, popular em jogos indie com orçamentos limitados e que irá te fazer perder tempo demais para se ver a curta história. Pela jogabilidade e pelo preço do passe de temporada eu prefiro não recomendar este conteúdo adicional, agora se você gostou do Vaas em Far Cry 3 e quer ver um pouco mais sobre o personagem eu recomendo que espere por uma promoção.

Confira neste vídeo de gameplay o início da DLC Vaas: Insanity de Far Cry 6:

Far Cry 6 DLC Vaas: Insanity

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • História
  • Gráficos

Negativos

  • Roguelike
  • Preço
  • Curto

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo