AnálisesPCPlayStationStadiaXbox

Submerged: Hidden Depths – Exploração tranquila sem combates | Análise

Hidden Depths é a sequência do título Submerged de 2015, nesta nova entrada continuamos a jornada dos irmãos Miku e Taku

Analisado no PC


Submerged: Hidden Depths é um jogo de exploração e coleta de itens, desenvolvido pela Uppercut Games e está disponível para os consoles Xbox, PlayStation, Stadia e no PC pela Epic Games Store e Steam.

Hidden Depths é a sequência do título Submerged de 2015, nesta nova entrada continuamos a jornada dos irmãos Miku e Taku em uma nova cidade, os anos de passaram e ambos estão mais velhos em comparação ao primeiro jogo.

A história do game não é muito clara de início, não é dito de fato os acontecimentos entre um jogo e outro e o que os fizeram chegar nessa nova cidade submersa, o que é dito logo de começo é que o mundo foi tomado por um elemento chamado de Massa, esse composto se alastra pelo mundo através do oceano destruindo quase tudo o que toca, raízes gigantescas consomem grandes edifícios, os humanos foram consumidos por ela sendo substituídos por humanoides sem vida feitos de vinhas, Miku foi a única a ser tocada pela Massa sem ser consumida, isso deu a garota um dom que pode consumir os efeitos negativos da Massa transformando os em raízes saudáveis novamente, mas a que custos para sua própria vida?

Submerged Hidden Depths

Para aqueles que jogaram o primeiro título, a movimentação é bastante parecida, já aqueles que nunca tiverem contato podem ficar tranquilos, tudo aqui é fácil de aprender e intuitivo. Na maior parte do tempo estamos no controle de Miku, como era no primeiro jogo, porém, em Submerged: Hidden Depths Taku está em plena saúde e também pode ser controlado em algumas situações. Ambos os irmãos são controlados da mesma forma, eles andam numa boa velocidade mas não oferece botão de corrida, os saltos são automáticos conforme você se aproxima do local, seja ele uma plataforma, um tronco ou uma beirada, eles ainda escalam em vinhas, saltam em cordas e carregam itens como pedras se necessário. A luneta está de volta e auxilia a localização de itens no mapa.

O jogo é composto novamente por um mundo submerso repletos de ilhas formadas por antigas construções, o barco é usado para chegar nesses locais que estão divididos em quatro categorias sendo elas: local principal, monumentos, mirantes e ilhas comuns, nem todas as áreas estão acessíveis mas temos dez locais principais, que são grandes áreas que funcionam como as dungeons do jogo, doze locais de monumentos a serem encontrados, dez mirantes que ajudam a expandir o mapa e um grande números de ilhas menores que oferecem pequenos desafios.

Submerged Hidden Depths

Começando pelos locais principais temos nove áreas a serem exploradas, além da inicial que serve como moradia dos irmãos apresentada já no começo do jogo. Esses locais são grandes áreas, as vezes formadas por múltiplos edifícios que guardam itens valiosos para o decorrer da história. Diferente do primeiro jogo onde nosso foco é coletar itens básicos de subsistência para recuperar a saúde de Taku, em Submerged: Hidden Depths o foco é libertar o mundo das raízes raivosas da Massa, restaurar o mundo e com isso quem sabe remover esse “dom” de Miku. Para fazer isso é necessário em cada uma dessas áreas devolver à planta sua semente de energia, que por algum motivo foi removida de seu local original e está sendo usada para gerar eletricidade para objetos sem uso. Ainda nessas áreas principais existem quatro livros espalhados pelo cenário que contam a história da cidade e seus moradores através de gravuras e uma nova adição vem como as peças de estilo que podem ser coletadas também nessas dungeons.

Já os monumentos são sempre áreas que possuem semelhanças com locais reais do nosso mundo que podem ser encontrados e são catalogados pelos irmãos, mas você não pode acessá-los, os mirantes como o próprio nome diz são áreas com grande visão do entorno, você deve escalar para acender uma tocha de fogo no seu topo, eles servem para ampliar sua visão da área, é um bom lugar para fazer uso da luneta e marcar pontos de interesse no mapa, já as ilhas menores guardam sempre um único livro que junto com os encontrados nos locais principais contam a história da cidade.

Submerged Hidden Depths

A história dos irmãos é contada ao final de cada área principal concluída, elas também são representadas por gravuras, mas essas diferentes da história da cidade que requerem que você ache cada um dos livros para que ela seja contada, a história dos irmãos é contada apenas por completar a missão principal das sementes.

Submerged: Hidden Depths oferece muitos itens para coleta e exploração, um novo item desse jogo são os estilos, que estão divididos em três categorias, com quatro estilos cada, sendo tipos de cabelo e roupa para Miku e customização para o barco, achar eles da um leve trabalho, mas fique atento a uma musiquinha característica que toca quando você está perto. Outro coletáveis são melhorias para a embarcação, uma espécie de nitro que permite que você navegue em alta velocidade por um tempo, relíquias que podem ser regatadas do fundo do mar, que são itens comuns da nossa civilização que servirão como peças de exposição na moradia dos irmãos, bem como as mudas de flores que também vão enfeitar os jardins nesse local.

Submerged Hidden Depths

Visualmente Submerged: Hidden Depths deu um bom salto em relação ao primeiro jogo, tudo é mais claro, mais colorido, mais exuberante talvez, as construções continuam com um visual bonito e a vegetação presente também, o mar é muito bonito e encontrar algumas criaturas deixa o clima ainda mais agradável ao navegar, a parte sonora é um show a parte, com músicas combinam bem com os momentos de tensão e relaxamento que o jogo propõe, um ponto positivo é que ele está todo localizado em português do Brasil, sendo assim você não perde nada da história e detalhes contados.

No geral, Submerged: Hidden Depths é um jogo sem problemas críticos, e como ele não oferece combate algum a sua frustração fica mais em achar cada um dos itens no jogo antes de chegar ao final, isso não é uma tarefa das mais fáceis, ela demanda tempo e paciência, mas também não é nada que vá deixar você furioso, em contrapartida o game da sensação de ser apenas um walksimulator sem que nada ofereça muitos desafios, afinal, tirando as sementes nada mais é mandatário para chegar ao final do jogo, todo o restante serve apenas como uma adição ao jogo, mas não implica em nada. No enfrentei problemas maiores de bugs, apenas uma vez ou outra Miku ficava presa em uma área que supostamente eu não deveria ter ido tão afundo, a câmera também era meio doida as vezes, então fica a dica, enquanto estiver num pulo não mexa na câmera, ela pode ficar maluca.

Submerged Hidden Depths

Em resumo, se você quer um jogo tranquilo para explorar sem pressa e entender cada ponto da história, Submerged: Hidden Depths é perfeito para tal, mas tenha em mente, não existe combate, nem mesmo com o “chefe final”, o jogo foca completamente na exploração e coleta de itens, o preço no PC é camarada mas nos consoles vale a pena esperar uma promoção.

Confira neste vídeo de prévia a primeira hora do jogo:

Submerged: Hidden Depths

7.8

Nota

7.8/10

Positivos

  • O visual é bom
  • A trilha sonora também
  • O jogo é tranquilo
  • Muitas áreas a explorar

Negativos

  • A história não fica muito clara
  • O nível de desafio é baixo
  • Termina bem rápido

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo