AnálisesNintendoPC

Lumbehill – Um delicioso e caótico multiplayer | Análise

Lumberhill é completamente localizado no português do Brasil também no Nintendo Switch

Analisado no Nintendo Switch


O jogo desenvolvido pela 2BIGo e ARP Games e distribuídos pela All in! Games coloca você e seus amigos na pele de lenhadores tentando resolver tarefas do seu cotidiano, e sendo caoticamente atrapalhados pela fúria da mãe natureza!

Lumberhill, completamente localizado no português do Brasil, oferece diversão na medida certa para quem curte uma jogatina multiplayer despretensiosa e até 3 amigos podem se juntar a você nessa empreitada maluca!  Tarefas como cortar madeira, guiar ovelhas ou apagar incêndios com baldes de água se tornam absolutamente caóticas quando você tem que escapar de árvores que te arremessam de penhascos ou de bodes rancorosos que cruzam o seu caminho.

Lumberhill - Nintendo Switch

Como de costume em jogos multiplayer do gênero, tais como Mario Party e Overcooked, as partidas consistem de miniquests que precisam ser realizadas em um tempo específico. Normalmente 2 demandas são exibidas ao mesmo tempo, e você dispõe de um curtíssimo tempo para realiza-las. O fator multiplayer é a pérola do jogo, já que presença de amigos pode te ajudar a lutar contra o cronômetro, mas também pode (e vai) te atrapalhar em muitos momentos!  E isso é o puro suco de caos que faz o jogo tão divertido, já que com certeza você vai tropeçar nos seus amigos várias vezes ou alguém vai pegar a madeira que você tanto precisava justo nos últimos segundos da contagem regressiva.

A experiência Lumberhill também pode ser vivida no modo single player, mas aí muito do brilho característico dessa empreitada acaba se perdendo, além de se distanciar do objetivo principal deste jogo, que é unir pessoas para muitas risadas e momentos de pura diversão.  Além disso, encarar esse desafio sozinho exige muito mais estratégia, pois muitas vezes tarefas completamente opostas são solicitadas ao mesmo tempo, e enquanto você tenta entregar os 3 trocos de madeira, o tempo para guiar 3 ovelhas está quase acabando. Assim, nesse tipo de empreitada, é mais necessário pensar nas atividades que te fazem economizar tempo posteriormente, tais como construir pontes (que algumas vezes acaba nem sendo necessário quando tem 3 amigos te ajudando) ou então aprender como funcionam de verdade os elevadores de carga (e isso se torna um desafio ainda maior quando os pandas cismam em sair do elevador justamente quando ele está subindo).

Lumberhill - Nintendo Switch

Quando o assunto é sobre os personagens do jogo, carisma não falta. O lenhador padrão pode ir descansar enquanto uma bruxinha, um duende ou até mesmo o próprio Papai Noel assume as rédeas da aventura. No início já há uma vasta variedade de personagens (ou skins) disponíveis, e que só aumenta com o decorrer do jogo. Isso, aliás é uma das motivações para você seguir na aventura mesmo em modo single player, já que a cada mundo, conseguindo boas pontuações, algumas recompensas são distribuídas, dentre elas, mais skins. Apesar dessa diversidade, o sistema de personagens acaba sendo meramente estético, já que todos os personagens têm exatamente as mesmas habilidades e jogabilidade. Mesmo assim, a customização é tão variada que você acaba querendo prosseguir para descobrir qual vai ser a nova skin liberada.

Lumberhill - Nintendo Switch

Com relação à progressão do jogo, as fases (normalmente 9 ou 10) estão organizadas em diferentes mundos. Cada fase te fornece até 3 estrelas, a depender do seu desempenho na realização das tarefas. Além das recompensas na forma de novos personagens selecionáveis, fazer o seu trabalho bem feito libera o acesso a novas áreas lindas e cheias de personalidade.  Você começa na área da floresta, que acaba sendo um pouco clichê para um jogo de lenhadores, mas que funciona perfeitamente como um bom tutorial. Em seguida o lenhador é direcionado ao mundo “Ásia”, com pandas que atravessam seu caminho lenta e despreocupadamente e então, outros desafios são propostos em cenários ambientados no Havaí e até mesmo num mundo pré histórico.

Além do já mencionado, concluir o primeiro mundo libera o acesso ao novo modo “versus” onde você e seus amigos podem competir entre si!  Vocês podem descobrir quem consegue realizar as tarefas designadas com maior eficiência ou então juntar toda a sua coragem para tentar completar o trabalho com o outro grupo de amigos fazendo o máximo para atrapalhar a sua produtividade! Como isso é possível?  Através do controle de animais furiosos que vão te jogar do penhasco sem a menor cerimônia!

Lumberhill - Nintendo Switch

Apesar de todos os pontos positivos, Lumberhill acaba falhando um pouco em um ponto crucial: a jogabilidade. Os controles podem ser imprecisos em alguns momentos, e alguns obstáculos acabam sendo mais irritantes do que deveriam devido ao próprio design do jogo.  Pegar um machado pode ser irritante quando você esta com pressa (o cronômetro não para!) e ao invés da sua ferramenta, o lenhador pega a primeira tora de madeira que aparece mais perto do machado.  Além disso, as madeiras já cortadas não ficam destacadas no cenário (se algum highlight fosse aplicado, ou se elas ficassem se pulando levemente pra indicar a sua localização, já facilitaria bastante). Então frequentemente, você vai acabar cortando a lenha que precisa e no momento de recolhê-la, simplesmente não enxergar onde ela foi parar e vai acabar tendo que refazer as mesmas tarefas de novo por uma questão mais de design do jogo do que da sua organização e habilidade em conciliar as solicitações demandadas. Os controles também são ligeiramente incômodos. Por alguma razão, eles não parecem intuitivos, o que não te impede de se divertir, mas que expõe um certo espaço para melhorias.  Além disso, em alguns trechos a animação engasga tanto que quase parece feita em slow motion, como é o caso da movimentação do personagem na área de seleção de fases ou então na animação de algumas árvores quando caem.  Ainda assim, o saldo é muitíssimo positivo, tendo em vista que o forte de Lumberhill é ser um jogo festa/multiplayer e o seu preço não ser salgado (R$ 76,45 no Switch), além de ter muito conteúdo e garantir muitas horas de diversão e momentos inesquecíveis.

Confira neste vídeo de gameplay Lumberhill em modo cooperativo online no PC:

Lumberhill

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Localização em Pt-BR
  • Diversão descompromissada com fases curtas
  • Tarefas simples que não exigem tutoriais longos
  • Dificuldade progressiva e gradual
  • Diferentes modos de jogo

Negativos

  • Controle não intuitivo
  • Tarefas podem ficar repetitivas no modo single player

Vlademir Vitaliano

Químico de formação, com doutorado em engenharia da nanotecnologia. Meu primeiro videogame foi um Mega Drive, através do qual me apaixonei pelos jogos mais casuais, sejam eles de aventura, luta ou corrida. Atualmente sou fã da Nintendo e suas "Nintendices".
Botão Voltar ao topo