Jogo testado no PC
Project Warlock II é um Boomer Shooter desenvolvido pela Buckshot Software e distribuído pela Retrovibe. O título foi lançado em regime de acesso antecipado em 10/06/2022 e atualmente se encontra disponível para PC.
Partindo dos eventos do primeiro jogo, Project Warlock II é a continuação dessa aventura recheada de ação. Como em toda a sequência temos a adição e expansão das mecânicas do primeiro título, o que acaba trazendo benefícios em alguns pontos e frustração em outros, no geral este segundo jogo tem potencial porém precisa de melhorias.
Continuando a ação encontrada no primeiro título, Project Warlock II traz mapas até 10 vezes maiores, três diferentes personagens cada um com armas e habilidades específicas, além de um sistema de save/load game manuais que não estavam presentes no seu antecessor. Essas novidades no papel são bastante interessantes, mas na prática a implementação de algumas delas é bastante falha e acaba causando uma certa dose de frustração. Isso não quer dizer que o jogo é ruim, visto que este ainda é um acesso antecipado recente, portanto temos pouco conteúdo disponível e problemas são esperados.
No seu estado atual temos disponíveis apenas 1 personagem e 6 níveis para explorar, o que já é o suficiente para perceber que o jogo tem potencial. Começando pela jogabilidade, o novo título continua com a típica carnificina encontrada em outros “boomer shooters”, temos hordas de inimigos e várias armas para sair atirando e retalhando tudo o que vem pela frente.
O grande diferencial nesta segunda entrada é que a jogabilidade é quase toda baseada em gerenciamento de recursos, mas calma deixa eu explicar. Neste segundo título temos pouca munição disponível e o personagem disponível possui uma espada como arma “principal”, a espada não tem munição mas tem estamina que se regenera com o tempo, o diferencial é que os inimigos abatidos pela espada podem deixar cair munição aleatoriamente para as armas. Com essa baixa oferta de munição, o jeito é utilizar a espada sempre que possível, alternando para as armas nas situações mais difíceis e isso é algo que você fará com frequência, visto que alternar entre armas faz com que a arma anterior seja recarregada. Por causa dessa mecânica você precisa ficar gerenciando seus recursos, pois se abusar das armas de fogo você ficará sem munição e dependendo do nível de dificuldade escolhido será quase impossível progredir.
Outra grande mudança está nos mapas que estão maiores, mas às vezes mais é menos. Os mapas estão até dez vezes maiores do que os do primeiro jogo, o que é bom por um lado visto que temos vários segredos escondidos, mas pelo outro é fácil você ficar vagando sem rumo ou acabar se perdendo sem saber por onde ir. Essa falta de indicações é bastante frustrante pois você acaba perdendo tempo somente andando de um lado para o outro e às vezes você acaba passando em frente a porta ou switch sem saber que é ali que está a área para prosseguir.
Uma parte do problema dos mapas está atrelada ao level design que precisa melhorar bastante. Se não bastasse a falta de sinalização, a maior parte dos combates onde vem a horda de inimigos acontece em locais extremamente fechados, o que pode não ser um problema nos níveis iniciais, mas acaba se tornando uma receita para muita frustração a partir do momento em que você avança e começar a enfrentar os inimigos que soltam explosivos. Essas salas pequenas se tornam uma baita dor de cabeça que é expandida até para algumas batalhas de chefe, se não bastasse isso os checkpoints de salvamento automático geralmente salvam poucos segundos antes de uma situação onde você seria bombardeado em um local fechado, essa combinação acaba criando uma dificuldade artificial que quebra a diversão.
Como este é um jogo em desenvolvimento, problemas eram esperados e acabaram acontecendo com certa frequência. Durante nossos testes, foi comum encontrar inimigos presos em paredes ou no chão, outros que ignoravam e atravessavam paredes, projéteis que também atravessavam paredes, quedas de quadros e telas de carregamento demoradas mesmo com o jogo no SSD. Todo jogo em desenvolvimento tem problemas e provavelmente os bugs encontrados serão resolvidos em futuras atualizações
No final Project Warlock II é uma evolução do seu antecessor que traz mecânicas novas e expande as já existentes. Como dito acima este é um título em acesso antecipado recente, com pouco conteúdo e alguns problemas, portanto só vale a pena adquiri-lo atualmente se você quiser dar suporte ao desenvolvimento ou experimentar o que está disponível, do contrário é melhor esperar por atualizações.