AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Sonic Origins – Poderia ter sido ainda melhor | Análise

Essa é a primeira vez que podemos jogar Sonic 1 e Sonic 2 em Widescreen e com melhorias fora do Mobile

Analisado no PlayStation 5


Sonic Origins é uma compilação dos jogos mais importantes do personagem durante a geração dos 16Bits, contendo Sonic 1, Sonic 2, Sonic 3 & Knuckles do Mega Drive/Genesis e Sonic CD do Sega CD. O pacote foi lançado em 23 de Junho de 2022 marcando o aniversário de 31 anos do Sonic e está disponível nos consoles e PC.

Você pode estar pensando, “nossa outra coletânea de jogos do Sonic, existem várias”, sim é verdade, mas essa é diferente, os títulos contidos em Sonic Origins não estão funcionando por emulação, mas são versões reprogramadas dos jogos originais. Aqui estão Sonic 1 e Sonic 2 rodando na Retro Engine, que até então só estavam disponíveis para dispositivos Android e iOS, Sonic CD é o mesmo que foi lançado em 2011 para os consoles e PC, e por fim, pela primeira vez Sonic 3 & Knuckles recebeu uma nova versão assim como os títulos anteriores. Essa não é a primeira vez que a Sega faz algo do tipo, lá em 1997 o Sega Saturn recebeu algo parecido na forma do Sonic Jam, uma coletânea de títulos do ouriço que rodava nativamente em hardware 32Bits do console.

Cada jogo oferece ao menos 3 modos, sendo o Aniversário, Clássico e o Mirror que aparece ao terminar o jogo, além disso, existe um modo de Boss Rush, com cada chefe vindo um depois do outro.

Já de começo é de ficar impressionado com a apresentação do título, que não perde em nada para o tão amado Sonic Mania, isso já era de se esperar, uma vez que boa parte dos desenvolvedores do Mania participaram desse lançamento junto ao Sonic Team e a Sega, cada jogo conta com uma nova introdução animada – que é linda demais – que servem como um ponto de partida para explicar um pouco da história dos jogos e a introdução de personagens como o Tails, Amy Rose e Knuckles. Ao terminar cada jogo, além da apresentação final e créditos, existe uma outra animação de encerramento.

Cada título possuí três modos de jogo, sendo o modo aniversário que conta com tela em aspecto 16:9 e alteração no modo de vida dos jogos por “moedas”, agora você não tem mais gameover e nem coleta vidas, mas sim moedas especiais que podem ser usadas para liberar novos conteúdos da coleção. O modo clássico está presente, contando com tela 4:3 e bordas que podem ser escolhidas pelo jogador, além do sistema padrão dos jogos com vidas e continues, mas com um porém, mesmo optando por jogar o modo clássico o jogador não está de fato rodando uma versão emulada ou exata dos jogos do console de 16Bits, mas sim, a mesma versão aniversário rodando na Retro Engine com as regras clássicas e com a tela cortada, o mesmo que acontecia no Alex Kidd in Miracle World DX, que ao final do jogo você liberava o título original do Master System mas apenas de fachada. Outro porém, é que até o momento não é possível fazer um mix de opções entre os modos clássicos e aniversário, por exemplo, é impossível jogar pela regra de vidas e continues com a tela 16:9. O terceiro modo é chamado de Mirror Mode, não tem nada de diferente, tirando fato que as fases estão de trás para a frente e você vai da direita para a esquerda, dá um nó bonito no cérebro de quem já está bastante acostumado com os jogos do Sonic.

Sonic Origins
No modo aniversário as vidas foram trocadas por moedas

Já em jogos o resultado é um meio termo, algumas coisas são muito boas e outras nem tanto, mas para isso vamos de jogo em jogo, começando pelo primeiro:

Sonic 1 tem uma jogabilidade bastante precisa, não vou dizer que é perfeitamente idêntica ao jogo original, mas em quase nada isso interfere, essa é a primeira vez que podemos usar o Spin Dash no jogo além da versão Mobile, alguns bugs foram corrigidos, outros foram criados…, além disso, os famigerados Special Stages foram suavizados, com movimentos menos bruscos de câmera. Neste jogo é possível jogar com Tails e Knuckles além do Sonic.

Sonic CD possivelmente é o mais direto dos 4 jogos contidos no pacote, uma vez que ele é literalmente o jogo lançado nas plataformas digitais em 2011 que já trazia novidades como Widescreen, Spin Dash do Sonic 2, escolha de trilha sonora Japonesa ou Norte Americana, Special Stages com uma taxa de quadros e resolução melhoradas entre outros detalhes. Aqui é possível jogar como Sonic ou Tails e a animação da abertura original do jogo voltou ao seu padrão 4:3, não mais sendo cortada para encaixar na proporção 16:9.

Sonic Origins
Os Special Stages do Sonic CD tem taxa de quadros e resolução melhoradas

Sonic 2 ao meu ver é o jogo que teve menor interferência nesse processo de reprogramação para a Retro Engine, ele roda liso, sem problemas sérios, os Special Stages foram refeitos usando 3D verdadeiro, apenas os sprits dos personagens foram mantidos, aqui agora é possível jogar com Sonic, Tails, Knuckles, Sonic com Tails e Knuckles com Tails, além disso, a fase Hidden Palace está disponível e pode ser acessada pelo ato 2 da Mystic Cave. Como problema até o momento só encontrei na Inteligência Artificial do Tails quando acompanhando os outros dois personagens, essa consegue ser muito pior que do jogo original, é um fato, o Tails por hora está “quebrado”, se ele ficar para trás ele vai ficar tentando pular, voar ou fazer qualquer coisa para retornar e com isso os sons dele não param de ser executados e ele não da respawn como deveria, com isso o incomodo sonoro é bastante grande.

Sonic Origins
Já os de Sonic 2 agora são 3D de verdade

Sonic 3 & Knuckles é o título que mais teve mudanças ao original, anteriormente dava-se conta de que ele nunca tinha recebido uma versão reprogramada na Retro Engine por conta de seu escopo e alguns detalhes que faziam com que a engine não o suportasse, dentro desse cenário a Headcannon foi responsável por fazer os ajustes para que isso fosse possível.

Em Sonic Origins os jogos Sonic 3 e Sonic & Knuckles são apresentados como um jogo só, como originalmente foram pensados, mas algumas mudanças foram feitas, a primeira delas é o fato de não ser possível jogar um jogo ou o outro, você sempre começa pelo Sonic 3, “termina” ele e vai para o Sonic & Knuckles, além disso, algumas animações novas foram adicionadas ou corrigidas, deixando o jogo mais suave, a tela de abertura também está levemente diferente, alguns bugs também foram arrumados e claro, a mais notável das mudanças foram músicas de Carnival Night, Ice Cap e Launch Base Zone que foram trocadas para uma versão beta do jogo por motivos de direitos autorais, isso é algo compreensivo, mas não deixa de ser um balde d’água fria nos jogadores, elas não são ruins, mas são muito sem vida, parecem de verdade sem inspiração, literalmente uma versão beta. Esse jogo também é o único que sofre de problemas de som, ele parece muito abafado, numa qualidade inferior aos demais, mas por outro lado, a inteligência artificial do Tails como companheiro está ok, sem bugs estranhos.

Por se tratar de um pacote comemorativo pelos 30 (31) anos do Sonic era esperado que muitos conteúdos especiais fossem lançados e Sonic Origins conta com alguns bem legais. A começar o jogo conta com uma área missão, onde temos um modo história que permite você jogar um título após o outro em sua ordem cronológica, ou seja, Sonic 1, Sonic CD, Sonic 2 e Sonic 3 & Knuckles, esse modo não permite que o jogador escolha o personagem, você vai jogar da forma como eles originalmente foram pensados. Ainda nas missões estão alguns desafios bem rápidos e legais que possuem regras próprias, ele pega trechos de cada um dos 4 jogos e propõe desafios como chegar ao final sem tocar em inimigos, destruir um número de inimigos usando o poder de um escudo, acertar balões com o voo do Tails, acessar caminhos com o Knuckles, e pior ai vai, quanto mais rápido você cumprir o desafio maior é sua nota podendo ser C a mais baixa ou S e mais alta, essa nota influencia no numero de moedas que você vai receber por cada desafio.

Sonic Origins
Não é possível escolher jogar Sonic 3 ou Sonic & Knuckles, você sempre joga os dois como um título só.

As moedas podem ser usadas em vários pontos do jogo, por exemplo, agora é possível gastar um moeda e tentar novamente superar um Special Stage, isso é ótimo em jogos como o Sonic 1 ou Sonic CD que os Special Stages só podem ser acessados ao final da fase desde que você tenha mais de 50 anéis. Mas o principal uso das moedas é o de comprar itens especiais no Museu, essa área está dividida em áudio, vídeo e imagens e contém materiais especiais que podem ser adquiridos conforme você joga os títulos ou em troca de algumas dessas moedas.

Ice Cap Zone tinha uma das músicas mais icônicas dos jogos Sonic

Bom, mas até então tirando alguns problemas pontuais então Sonic Origins pode ser considerada a versão definitiva desses clássicos certo? A resposta é um pouco vaga nesse caso, por um lado sim, é notável que existiu um bom empenho e carinho dedicados a esse pacote, mas por outro lado algumas coisas parecem feitas meio de qualquer jeito. Para começo de conversa não existe uma sinergia entre os menus dos jogos, Sonic 1 e Sonic 2 mostram os personagens que podemos jogar e criam saves com base nisso, já o Sonic CD ignora isso tudo e tem seu próprio menu interno, a única coisa que ele compartilha com os demais é a escolha de personagem, que por sua vez não tem nada a ver com Sonic 3 & Knuckles, que usa o sistema original do menu do jogo. Além disso, apenas o Sonic 3 & Knuckles permite seleção de fase, os demais não, se você estiver num game e quiser acessar o menu de opções da coletânea não pode, e para acessá-lo você precisa ir até a guia museu, não existindo um botão acessível facilmente que te leve até lá, outro ponto que não vejo sentido algum é o de não existir nenhuma opção mais avançada de imagem, assim como existia em Sonic Mania, afinal, os 4 jogos de Sonic Origins estão usando a mesma Retro Engine do Mania, por que então eles não compartilham de configurações comuns?

Outro ponto que deixou a comunidade irritada com a Sega, foi a de colocar coisas extremante simples no jogo por DLCs, para ter acesso ao menu com personagens animados no plano de fundo tem que pagar extra, acesso a músicas clássicas ou versões remasterizadas, também no DLC, quer máscaras especiais de tela no modo clássico, no DLC, ou então missões mais difíceis? DLC… E detalhe, o jogo base não é barato, ele custa atualmente R$ 214,95 sem esses conteúdos, a versão Deluxe que inclui tudo isso acima sobe para R$ 239,90, e tem mais, não é mais possível comprar nenhuma versão desses jogos clássicos individuais nas lojas digitais, então, você só pode jogar os títulos de 16Bits do Sonic de forma oficial por aqui.

Sonic Origins
As missões oferecem desafios rápidos e legais que possuem regras próprias, com base em cada um dos jogos.

No final a impressão que fica é de que poderia ser ainda melhor do que é, afinal Sonic Origins não é ruim de forma alguma, os jogos estão lindos, rodam extremamente bem, com alguns errinhos simples que podem ser corrigidos por atualização, eles continuam super gostoso de jogar, as músicas alteradas no Sonic 3 & Knuckles dão sim um gosto amargo, mas nada que não seja manejável, agora, alguns pontos de sistema e de política de preços adotadas no jogo são difíceis de aceitar sem notar. No geral é aquilo, vale a pena? Sim, mas tenha em mente que alguns pontos vão te incomodar, agora se isso não é um problema vá em frente, se for, aguarde uma promoção.

Confira no vídeo abaixo em live um pouco de cada jogo em Sonic Origins:

Sonic Origins

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Os jogos clássicos com melhorias
  • Os Special Stages do Sonic 2 ficaram ótimos
  • Tem um bom número de conteúdo
  • As animações são lindas

Negativos

  • O preço
  • Alguns bugs bem irritantes
  • Conteúdo simples barrado por DLC
  • Músicas alteradas no Sonic 3

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo