AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Creaks – Um quebra cabeça fácil que exige paciência | Análise

Quando o assunto é ambientação o jogo não é feito e traz uma bela arte e uma boa trilha sonora.

Analisado no PC


Creaks é um jogo de aventura e puzzles desenvolvido e distribuído pela Amanita Design. O Título foi lançado em 2020 e atualmente conta com versões para Apple Arcade, PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One.

Dos criadores de Samorost e Machinarium, Creaks é um jogo simples e divertido, perfeito para passar o tempo e se descontrair, mas isso somente se você tiver um caminhão de paciência para encarar essa aventura.

Creaks

De noite sozinho lendo no seu quarto quando de repente a luz começa a piscar e o chão começa a tremer, o papel de parede cai e um túnel é revelado, você decide explorar e acaba se deparando com uma escada que leva a um mundo habitado por monstros. Essa é a história base de Creaks, aqui você joga com um personagem que precisa explorar este mundo para tentar voltar para a sua realidade. A trama é bem simples e serve para dar um plano de fundo para a jogatina, assim não espere nada de impressionante.

O ponto forte dessa aventura está na jogabilidade e para avançar nessa aventura será preciso resolver vários puzzles. Basicamente todo o jogo é dividido em áreas, sendo que cada área constitui um quebra cabeça e para resolvê-los é preciso operar manivelas e switches, ligar e desligar luzes, subir e descer várias escadas, além de evitar os perigos, além de lidar com as peculiaridades deste novo mundo. No geral os quebra cabeças são bastante simples e todos são de nível fácil, bastando um pouco de atenção para resolvê-los

Creaks

Quando o assunto é ambientação o jogo não é feito e traz uma bela arte e uma boa trilha sonora. Na arte continuamos com o mesmo estilo encontrado em outros títulos da Amanita Design, a arte é toda feita a mão e os cenários são bem feitos e cheios de detalhes. A trilha sonora é excelente, as músicas foram compostas pela Hidden Orchestra e fazem uma combinação certeira criando uma atmosfera envolvente para um jogo que é bastante repetitivo. Vale lembrar que tanto a trilha sonora quanto o art book estão à venda separadamente e se você gostar vale a pena adquiri-los.

O lado ruim dessa aventura é que mesmo tendo uma arte única e uma bela trilha sonora, não temos nenhuma opção de configuração de resolução ou de tela, algo que pode causar problemas em alguns sistemas. Outro ponto negativo é que após a primeira hora de jogatina o título começa a ficar enjoativo e repetitivo pois, os puzzles são bastante similares e não existe uma curva de dificuldade que faça com que o jogo fique interessante, assim após pouco tempo de jogo você se sente fazendo as mesmas coisas por repetidas vezes.

Creaks

No final Creaks traz uma bela aventura perfeita para quem procura por um jogo para passar o tempo, mas que requer uma certa paciência para ser completado. O preço cobrado é um pouco salgado visto que esta é uma aventura curta com fator replay praticamente inexistente, assim eu prefiro recomendá-la somente em promoção e somente para quem se interessar.

Confira neste vídeo o começo de Creaks no PC:

Creaks

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Arte
  • Trilha Sonora

Negativos

  • Repetitivo
  • Cansativo
  • Baixo Fator Replay

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo