Fearmonium: Metroidvania psicodélico chega aos consoles em 8 de dezembro
Enfrente demônios internos e ajudar Max a lidar com a perda do avô
A Ratalaika Games, em colaboração com RedblackSpade, anuncia o lançamento iminente em 8 de dezembro de 2023 do Fearmonium, um belo jogo psicodélico do gênero Metroidvania que aborda temas psicológicos profundos. Disponível para PlayStation 4, PlayStation 5, Microsoft Xbox One, Xbox Series X|S e Nintendo Switch, Fearmonium se destaca por diversos motivos, sendo um deles o fato de que seu design, gráficos, programação e design do jogo foram todos criados por uma única pessoa, Slava Gris.
O talento notável de Slava Gris, que possui mestrado em psicologia, é evidente. Ao experimentar essa jornada épica, os jogadores ficarão impressionados com a visão dele sobre o combate à saúde mental.
Dilema Psicológico + Suspense!
Fearmonium centra-se no mundo interior, na mente de um garoto chamado Max, com uma mãe infantil e frágil e um padrasto insano que não perdia a oportunidade de espancar Max. O jogo começa algum tempo depois da morte do avô de Max, a única pessoa em sua família que conhecia o significado do amor e do cuidado. A depressão começa a crescer na mente de Max, e novas fobias começam a se manifestar.
Cuide da sua Mente
Fearmonium inicia quando Max visita um parque de diversões com sua namorada e ela anuncia que está se mudando para outra cidade, terminando o relacionamento. Nesse exato momento, traumatizado por esse comentário, ele vê um palhaço, deixando uma impressão duradoura e originando nosso personagem principal – jogamos como uma coulrofobia. Nos movemos pela mente de Max e destruímos todas as memórias brilhantes e boas que ele tem por causa da Senhora Depressão. No entanto, também lutamos contra os mecanismos de proteção psicológica de Max: por exemplo, quando o verdadeiro Max tenta encontrar conforto em seus brinquedos antigos, a Regressão aparece (um mecanismo de defesa prejudicial quando um adulto finge ser uma criança). Lutamos contra a Regressão, e o verdadeiro Max para de se esconder de seus problemas.
Mundo Louco? NÃO?! Regras de Jogabilidade!
Embora as ideias abstratas de horror e mundo interno psicológico e elementos de jogabilidade possam parecer muito cerebrais, o Fearmonium vem com desafios soberbos, ótima animação de desenhos animados ‘à la Disney’ e belos gráficos desenhados à mão.
A jogabilidade apresenta uma enorme variedade de itens e habilidades de ataque! Jogue com palhaços, use os brinquedos antigos de Max e até mesmo alguns chefes se tornam habilidades. Depois de derrotar um chefe, você ganhará uma nova habilidade e poderá progredir ainda mais.
Slava Gris, o homem por trás do Fearmonium, explicou brevemente duas seções/configurações do jogo.
“A primeira seção é a memória de Max de um parque de diversões. Nossos inimigos são suas memórias brilhantes sobre este dia – alguns artistas e mágicos que ele gostava. No entanto, no mesmo dia, Max viu um show de marionetes, e uma pupafobia (fobia de bonecas) começou a crescer em sua mente. A Pupafobia é o primeiro chefe.”
“A quarta seção é a própria escola, enfrentamos três caras que mexeram com a mente de Max, tornando-se um enorme monstro. A fobia deve ser mais assustadora do que um medo objetivo. Derrotamos esses caras, e uma cena mostra que Max para de ter medo desses valentões e tenta revidar. Isso o ajuda a ganhar auto-respeito.”
- Animação feita quadro a quadro.
- 15-17 horas para concluir o jogo.
- Mapa extenso da consciência de Max, entrelaçado com imagens abstratas e memórias meio esquecidas.
- Inimigos memoráveis, cujas imagens refletem o que Max viu no mundo real.
- Dicas da Senhora Depressão.
- Batalhas com ataques combo e uma variedade de habilidades únicas.
- A resposta para a pergunta: uma fobia sempre causa danos irreparáveis, ou a sua presença pode mudar a vida para melhor?