HardwareNotícias

Samsung Eletronics revela novos monitores Gamers Odyssey OLED na CES 2024

Novos modelos incluem o Odyssey OLED G8, o Odyssey OLED G6 e o Odyssey OLED G9 atualizado

A Samsung Eletronics Co. Ltd. anunciou o lançamento dos aguardados monitores gamer Odyssey OLED, que serão apresentados pela primeira vez na CES® 2024, o principal evento mundial de tecnologia produzido pela Consumer Technology Association (CTA)®, marcado para ocorrer em Las Vegas na próxima semana.

Os novos modelos OLED são projetados para oferecer desempenho e nitidez visual excepcionais, atendendo às exigências dos jogadores mais ávidos. A linha inclui o Odyssey OLED G9 (modelo: G95SD), o Odyssey OLED G8 (modelo: G80SD) e o Odyssey OLED G6 (modelo: G60SD).

O Odyssey OLED G9 é um monitor gamer curvo ultra-wide de 49 polegadas, com resolução DQHD (5.120×1.440) e proporção de tela 32:9, apresentando recursos aprimorados. O Odyssey OLED G8 é o primeiro monitor gamer OLED plano de 32 polegadas da Samsung, oferecendo resolução 4K UHD (3.840×2.160) e proporção de tela 16:9. Ambos os monitores ostentam impressionante taxa de atualização de 240 Hz e tempo de resposta GTG de 0,03 ms[1]. O Odyssey OLED G6, por sua vez, é um monitor QHD de 27 polegadas (2.560×1.440), suportando proporção da tela 16:9, com incríveis 360Hz de taxa de atualização e tempo de resposta GTG de 0,03ms.

“Assim como os gêneros de jogos, as plataformas de jogos estão se tornando mais diversificadas”, declarou Hoon Chung, vice-presidente executivo de Visual Display Business da Samsung Electronics. “Os novos monitores gamers Odyssey OLED da Samsung proporcionarão aos jogadores ambientes mais imersivos, incorporando tecnologia inovadora que personaliza suas experiências de jogo, atendendo e superando suas necessidades em constante evolução”.

Tecnologias que permitem nuances delicadas

CES 2024 - Odyssey OLED G9

Os três novos modelos incorporam a tecnologia OLED Glare-Free que minimiza os reflexos de luz. Isso proporciona uma experiência de visualização aprimorada sem a necessidade de equipamentos adicionais, permitindo que os usuários desfrutem de jogos com brilho e cores consistentes em praticamente qualquer ambiente de iluminação.

Com VESA DisplayHDR™ True Black 400, o monitor oferece detalhes incríveis e cores vibrantes, independentemente do jogo ou do conteúdo que está sendo exibido. Além disso, eles oferecem suporte ao AMD FreeSync™ Premium Pro para proporcionar uma experiência de jogo HDR ultrassuave e de baixa latência.

Os três novos monitores apresentam uma conectividade física abrangente, incluindo duas portas HDMI 2.1, um hub USB e uma entrada DisplayPort 1.4. Os usuários também desfrutarão de maior conforto e conveniência, graças à compatibilidade com suporte VESA[2] e a um suporte ajustável em altura (HAS), que inclui opções de inclinação, rotação[3] e pontos de articulação.

Experiências conectadas em um ecossistema completo

CES 2024 - Odyssey OLED G8

O Odyssey OLED G9 e o Odyssey OLED G8 agora estão equipados com Multi Control, um novo recurso que proporciona conectividade contínua entre dispositivos, oferecendo uma experiência multi-dispositivo mais fácil e aprimorada. O Multi Control permite aos usuários transferir facilmente imagens e/ou texto entre o monitor Samsung e outros dispositivos Samsung, como o Galaxy Book, tablet ou smartphone. Isso resulta em um processo de trabalho mais suave e eficiente, utilizando o mouse e o teclado[4] para uma integração perfeita entre os dispositivos.

Além disso, o Odyssey OLED G9 e o Odyssey OLED G8 possuem o Samsung SmartThings Hub. Com o hub integrado, os usuários podem se conectar e controlar[5] vários dispositivos inteligentes compatíveis com o padrão Matter e Home Connectivity Alliance (HCA).

Ao passar do trabalho para o lazer, os monitores Odyssey OLED G9 e Odyssey OLED G8 tornam-se centros de entretenimento completos. Equipados com as plataformas Smart TV e Samsung Gaming Hub, oferecem acesso a serviços de streaming e jogos na nuvem, eliminando a necessidade de download, sem restrições de armazenamento e sem depender de PC/console[6].

Um design elegante para realçar qualquer espaço

CES 2024 - Odyssey OLED G6

Pela primeira vez, a Samsung trouxe opções OLED planas para a linha Odyssey e incorporou uma proporção de tela 16:9 no Odyssey OLED G8 e no Odyssey OLED G6. Os novos modelos trazem o design metálico fino e exclusivo da linha Odyssey OLED, além de apresentarem o inovador Core Lighting+, projetado para se ajustar à sua moldura fina.

O Core Lighting+ envolve os usuários nos ambientes de seus jogos e entretenimento, emitindo luz ambiente na parte traseira do monitor. Com um círculo de iluminação quatro vezes mais fino em comparação com o modelo anterior (G95SC), ele se integra perfeitamente à moldura metálica de 3,9 mm. Há também um novo suporte de metal fino que adota uma estrutura de montagem sem ferramentas, usando uma placa de metal de 3 mm para harmonizar com o design da tela e oferecer espaço adicional para outros dispositivos.

Com o lançamento destes novos modelos, a Samsung fortaleceu ainda mais a sua linha OLED e reforçou a sua posição de liderança no mercado de monitores gamer. Juntos, as inovações da linha Odyssey OLED e os avanços contínuos da linha Odyssey Neo – que incluiu o lançamento, no ano passado, do Odyssey Neo G9 de 57 polegadas, o primeiro monitor de jogos Dual UHD do mundo – está desempenhando um papel fundamental ao fornecer recursos e desempenho que moldarão o futuro dos jogos.

*Não há previsão de lançamento no Brasil.

[1] O tempo de resposta cinza para cinza (GTG) refere-se à quantidade de tempo necessária para que um pixel mude de um tom de cinza para outro.

[2] O suporte VESA refere-se à família de padrões mais comum do setor para montagem de monitores, conforme definido pela Video Electronics Standards Association (VESA).

[3] Rotação e articulação suportados nos modelos G80SD e G60SD.

[4] O Multi Control é compatível com monitores Samsung operados pelo Tizen OS lançado em 2024 ou posterior, Galaxy Books lançado em 2021 ou posterior e tablets e telefones Galaxy com One UI 5.1.1 ou superior.

[5] É necessário ter um dongle SmartThings separado para fazer a conexão e controlar dispositivos Zigbee e Thread. A conexão ao dispositivo Z-Wave não é suportada.

[6] Os serviços dos parceiros disponíveis variam de acordo com a região. Os recursos e jogos disponíveis podem variar de acordo com o modelo e o país.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo