EventosNotícias

Governo de SP levará empresas paulistas para um dos maiores eventos de jogos eletrônicos do mundo, nos EUA

Interessados em participar da missão do CreativeSP devem se inscrever até 15 de fevereiro

O Governo de São Paulo está organizando uma comitiva composta por até dez empresas do estado para participar da Game Developers Conference (GDC), um dos maiores eventos mundiais dedicados aos jogos eletrônicos, que acontecerá de 18 a 22 de março em São Francisco, nos Estados Unidos. Essa iniciativa é coordenada pelo CreativeSP, um programa conjunto da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP, uma agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

As empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e realizar suas inscrições através do site da InvestSP até o dia 15 de fevereiro.

Além de fomentar a troca de conhecimentos, a missão empresarial busca estimular novos negócios, atrair investimentos estrangeiros e fortalecer a geração de emprego e renda em um setor que movimenta quase R$ 1 bilhão por ano e emprega 6 mil pessoas no Estado, conforme dados da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Games (Abragames).

Esta será a quarta missão do CreativeSP direcionada ao setor de jogos eletrônicos. Em missões anteriores, como na gamescom, na Alemanha, em 2022 e 2023, e na GDC de 2023, as empresas participantes projetaram negócios que chegaram a quase R$ 200 milhões.

O CreativeSP oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para cobrir até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem. O programa também organiza eventos de networking durante as missões e fornece serviços de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.

Até R$ 2,5 bilhões em negócios na indústria cultural

No ano de 2023, o programa levou 85 empresas da indústria cultural para nove dos maiores eventos de economia criativa do mundo. A projeção de novos negócios gerados pelas empresas participantes é de R$ 404 milhões, um aumento de 13% em comparação com 2022, e espera-se a criação de 7,8 mil vagas de trabalho, um avanço de 18%. Esses resultados positivos levaram o Governo de São Paulo a estender o CreativeSP até 2028, com a expectativa de injetar cerca de R$ 2,5 bilhões na indústria cultural paulista até lá.

Apenas no primeiro semestre de 2024, estão programadas cinco missões. A partir de 15 de fevereiro, a comitiva do CreativeSP estará presente no Festival de Cinema de Berlim, na Alemanha. Em março, além da GDC, ocorrerá o South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos. E posteriormente, em maio e junho, o programa levará empresas paulistas para os festivais de cinema e publicidade de Cannes, na França.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo