AnálisesMobileVR

Titanic: A Space Between – Explorando o Titanic de maneira segura | Análise

Titanic: A Space Between traz uma experiência como deveria ser feita, o título utiliza bem os recursos da realidade virtual

Analisado no Meta Quest 2


Titanic: A Space Between é um jogo de sobrevivência com elementos de horror e puzzles desenvolvido pela Globiss Interactive LLC e distribuído pela BoomBox Games. O título está com data de lançamento prevista para 14/02/2024 no Meta Quest e versões para PCVR e PlayStation VR2 previstas para mais tarde.

Se a realidade virtual sofre com a escassez de bons títulos, de tempos em tempos algum desenvolvedor indie chega com algo que chama atenção e vale a pena jogar. Essa é a vez da Globiss Interactive com Titanic: A Space Between, um título que impressiona com seu bom conjunto de ambientação, controles e acessibilidade, pecando somente em alguns fatores que provavelmente são reflexo do tamanho do projeto.

Titanic A Space Between

Sem spoilers, a história se passa em um futuro não muito distante, onde a humanidade inventou a viagem no tempo, mas a tecnologia ainda está sendo testada. Com esse plano de fundo nós iremos acompanhar a jornada de Hendrik, um desses viajantes no tempo que tem a missão de voltar ao famoso Titanic em busca de tentar entender o que aconteceu e quem sabe resgatar Diana, outra viajante no tempo que não voltou e se encontra desaparecida. A trama será contada no formato de capítulos que irão alternar entre os pontos de vista dos dois personagens em uma viagem temporal que leva o conceito ao pé da letra. No geral a história é ok, não temos nada de excepcional e a dublagem não é das melhores, mas o conceito está aqui e é desenvolvido ao ponto de te fazer querer continuar a jogar para ver o desfecho de tudo.

Uma história interessante não faz um bom jogo e quando o assunto é a realidade virtual, os controles e a acessibilidade são a chave para uma boa jogatina. O título traz um conjunto decente de recursos e a acessibilidade chega com um botão dedicado para abaixar, aliado a um sistema de interação que te deixa pegar e interagir com itens a uma certa distância. Além desses existem diversas opções de configuração que incluem opções de movimentação, câmera e efeitos de conforto para tentar ajudar quem tem enjoo no VR. Nós testamos jogando nos modos sentado e de pé e em ambos foi possível jogar sem problemas, sendo que o título traz recursos que todo jogo feito para a realidade virtual deveria ter.

Como dito mais acima, tudo aqui é separado em capítulos e por isso a jogatina chega em um formato que tecnicamente é uma mistura de escape room com puzzles e alguns elementos de horror. A aventura se passa no Titanic e como sabemos o navio afundou, assim temos mapas que exploram esse evento forçando o jogador a ter de lidar com o aumento da água enquanto resolve quebra cabeças para conseguir se salvar e também alcançar o objetivo. As mecânicas giram em torno da manipulação de objetos, mecanismos e alavancas, os puzzles no geral não são difíceis, mas requerem atenção às mecânicas já ensinadas e você irá encontrar dicas do que fazer espalhadas pelo cenário e também pelo narrador que te acompanha durante a jogatina.

Entre uma etapa e outra temos sessões de horror com alguns jumpscares e corredores sombrios com algumas mecânicas de confronto com inimigos misteriosos, mas no geral o jogo falha muito nessa etapa e boa parte dos jumpscares e das mecânicas de combate podem até passar batido, pois geralmente o jogador estará focado em resolver o quebra cabeça. A pressão é artificial e a maior parte das mecânicas são travadas através de gatilhos, assim a água só irá começar a subir e os inimigos só irão ao seu encontro após você fazer determinada ação em cada mapa, para facilitar mais ainda o jogo tem um modo exploração onde não temos pressão e você pode explorar no seu ritmo, mas infelizmente ele não estava funcionando na versão antecipada que foi jogada.

A ambientação é boa e o jogo traz gráficos com uma qualidade geral acima da média se comparada a outros jogos da plataforma Quest. Infelizmente por conta das limitações de hardware, os cenários apesar de bem feitos, são todos pequenos e limitados e por isso cada capítulo tem uma duração bastante curta que só irá depender da velocidade com que o jogador irá decifrar o quebra cabeça. É bem improvável, mas as versões de PCVR e PlayStation VR2 poderiam vir com cenários e puzzles maiores.

Como nada é perfeito temos algumas inconsistências que mostram o caráter indie do projeto e apesar de termos vários recursos, todos eles carecem de um maior polimento. Por exemplo, apesar de ser confortável, o sistema de interação é um pouco inconsistente e acaba se tornando um problema sempre que temos dois objetos próximos, pois às caixas de interação se sobrepõem e você dificilmente consegue interagir com o objeto alvo, além desses encontramos alguns bugs com switches e alavancas não funcionando e só normalizando após um carregamento de save, ação esta que basicamente é requerida após uma morte na versão testada e por último temos alguns itens desaparecendo ao serem soltos, fato que felizmente não ocorreu com itens chave para o progresso. Vale lembrar que jogamos uma versão pré-lançamento e o jogo pode receber atualizações com correções para os problemas relatados.

Titanic A Space Between

No final, apesar de não ser perfeito Titanic: A Space Between traz uma experiência como deveria ser feita, o título utiliza bem os recursos da realidade virtual, os combinando com uma trama interessante que só não é melhor dada as limitações da jogatina e os problemas relatados. O preço cobrado é justo, mas como a loja da plataforma Meta só cobra em dólares americanos o valor final pode sair um pouco salgado, assim eu prefiro recomendar esta versão somente para quem se interessar, do contrário é mais interessante esperar pela futura versão para PC VR ou PlayStation VR2.

Confira no vídeo abaixo as primeiras impressões de Titanic: A Space Between:

Titanic: A Space Between

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Ambientação
  • Controles
  • Acessível

Negativos

  • Bugs
  • Interações precisam de polimento
  • Mapas pequenos

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo