eSportsNotícias

STEAM Academy abre inscrições para o e-Sports STEAM Girls, promovendo a participação feminina no mercado de games

75 meninas com idade entre 14 e 17 anos participarão de aulas de desenvolvimento de jogos 2D na abordagem STEAM, com premiação dos três melhores projetos em três categorias diferentes.

A Steam Academy, plataforma de cursos gratuita que visa criar oportunidades para mulheres no segmento de games e e-Sports, anunciou a primeira edição do e-Sports STEAM Girls. O evento tem como objetivo principal fomentar a participação feminina no e-Sports, capacitando as participantes em programação de jogos 2D com a abordagem STEAM, estimulando o desenvolvimento cultural e a integração interinstitucional.

As inscrições estão abertas a partir de hoje, 8 de março, no site oficial do projeto, e permanecerão disponíveis até o dia 29 de março. Serão oferecidas 75 vagas para mulheres entre 14 e 17 anos, de todas as regiões do Brasil, que devem ser inscritas por seus responsáveis legais em grupos de três a cinco integrantes. Os tutores acompanharão suas equipes ao longo de todo o projeto, atuando como mediadores das atividades propostas.

“Acreditamos que a capacitação de mulheres tem um papel importante na sociedade e no mercado de trabalho, e é nessa confiança que é pautada a nossa parceria com os projetos da STEAM Academy. Como fãs do cenário, acreditamos no potencial cultural, social e educativo da prática de e-Sports e o contato com games, portanto, nossa participação na perfeita execução da plataforma do curso é fundamental para o sucesso do projeto e está de acordo com os nossos valores. Estamos focados em oferecer e entregar a melhor experiência possível para as participantes do curso, para que, no futuro, possam levar o conhecimento adquirido neste processo para suas vidas pessoais e ao mercado de trabalho”, afirma Renan Asperti, COO da MVP Network, empresa executora do projeto.

Como funcionará a rotina e o projeto desenvolvimento profissiona

Durante o programa, as participantes terão aulas e encontros online com professores e mentores especializados na abordagem STEAM, que ministrarão conteúdos e auxiliarão no desenvolvimento dos jogos. As 15 equipes selecionadas participarão de encontros virtuais com profissionais de programação de jogos 2D, aprimorando suas habilidades técnicas e lógicas para a produção do jogo.

Ao final do cronograma, uma bancada técnica composta por personalidades dos e-Sports brasileiros, desenvolvedores de jogos, professores e produtores de eventos, avaliará os projetos desenvolvidos pelas equipes. Serão premiadas três equipes nas categorias: Narrativa aplicada ao contexto; Técnica e jogabilidade; e Criatividade e imersão. Cada integrante das equipes vencedoras receberá um tablet, incluindo os tutores, e todas as participantes receberão certificados de conclusão de curso.

Entenda o que é o Steam Academy, projeto detentor do e-Sports STEAMGirls

A plataforma Steam Academy é um projeto aprovado pelo Ministério do Esporte, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, por conta de sua importância e cunho social, e conta com o patrocínio da Fundação ArcelorMittal. O projeto é direcionado para mulheres que buscam se profissionalizar na área de games. Durante a iniciativa elas terão aulas de programação 2D e 3D em HTML5, Curso de abordagem Steam: Science, Technology, Engineering, Arts Matematic, e ainda participarão da discussão de assuntos de um mesmo conteúdo em áreas diferentes coordenados por pedagogas, e aulas com professor de educação física, que demonstrarão os benefícios de se aplicar os e-Sports no dia a dia das mulheres.

Para saber mais informações sobre o Steam Academy, acesse o site oficial e siga-os no Instagram.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo