Notícias

Novo estúdio AAA “emptyvessel” nasce focado em liberdade criativa e jogos de tiro imersivos

Priorizando a liberdade criativa, a emptyvessel surge como um novo estúdio independente de jogos AAA. O objetivo é inaugurar uma nova onda de desenvolvimento focada na criação de jogos memoráveis e de alta qualidade.

Composto por profissionais renomados que trabalharam em franquias como DOOM, Quake, Call of Duty, Last of Us, Borderlands, Tomb Raider, Uncharted, Callisto Protocol e mais, o estúdio pretende levar sua expertise em jogos de tiro imersivos para o seu primeiro título ainda não anunciado.

A emptyvessel é liderada por Emanuel Palalic, CEO e Diretor de Jogo, e Garrett Young, COO e Gerente Geral. Ambos atuaram em cargos importantes na id Software e se uniram pelo desejo de criar um ambiente onde os desenvolvedores tenham liberdade para explorar novas ideias. Além de Palalic e Young, a equipe fundadora conta com Wei Ning (CTO), Alex Palma (Diretor de Arte), Rico Flores (Diretor de Animação) e outros talentos.

Apesar de sediada em Austin, Texas, a emptyvessel opera remotamente, com colaboradores nos Estados Unidos, Austrália e Europa, priorizando a conveniência de cada membro.

“Muitos desenvolvedores de jogos, assim como eu, começaram a jornada motivados pelo sonho de dar vida aos seus mundos”, declara Emanuel Palalic, CEO e Diretor de Jogo da emptyvessel. “Ao priorizar e alinhar nossas forças, acreditamos ser possível criar jogos AAA com equipes menores e focadas. A indústria tem frequentemente negligenciado aqueles que dedicam todo o seu talento e paixão para a criação desses universos. Com a emptyvessel, queremos mudar essa narrativa e tornar esse sonho realidade para o maior número possível de desenvolvedores.”

Priorizando os desenvolvedores e a criação de jogos excepcionais, a emptyvessel é movida pela missão de inovar e correr riscos para conceber experiências de entretenimento inéditas. O estúdio busca se afastar dos modelos de negócios tradicionais e trabalhar em conjunto por uma visão de futuro pautada na criatividade e no talento humano, onde a indústria é impulsionada por equipes de grandes desenvolvedores.

“Nossa indústria enfrenta um dilema entre negócios e talento. Na emptyvessel, adotamos uma abordagem que prioriza o desenvolvedor em nossas diretrizes e execução”, afirma Garrett Young, COO e Gerente Geral da emptyvessel. “Entendemos que toda inovação nesse setor partiu de um desenvolvedor que se arriscou – cada nova IP, cada franquia bilionária. O próximo grande sucesso dos games pode surgir de qualquer lugar.”

A equipe da emptyvessel já se dedica ao seu primeiro projeto, que mantém em sigilo. Aproveitando a experiência em jogos de tiro imersivos, o título utilizará a Unreal Engine 5 e terá inspiração em filmes, graphic novels e games de ficção científica distópica.

Para viabilizar o modelo de estúdio e os objetivos dos jogos, a emptyvessel conta com uma rede de parceiros estratégicos. Como empresa independente, a liderança captou uma rodada inicial de financiamento liderada pela Sisu Game Ventures, com investimentos adicionais de empresas privadas e indivíduos, incluindo Raptor Group, Bill Munk (co-proprietário da Tripwire Interactive), Dan Bunting (ex-co-chefe de estúdio da Treyarch), Niels De Ruiter, Tommy Tran e outros.

Além disso, o estúdio criou um conselho consultivo composto por veteranos da indústria, incluindo o ex-vice-presidente sênior da Sony, Riley Russell (veterano de 33 anos no setor e vice-presidente executivo da Kojima Productions). O premiado compositor Mick Gordon (DOOM, Borderlands 3, Prey) fará parceria com a equipe para criar a ambientação sonora do estúdio e de seu primeiro projeto.

A emptyvessel também se associou à agência de criação PETROL Advertising, que utilizará seus serviços de publicação white label para liderar campanhas, estratégias de marca e planejamento de entrada no mercado, incluindo a criação de materiais visuais, audiovisuais e para redes sociais. A PETROL aplicará sua expertise de mais de 2.000 lançamentos de jogos bem-sucedidos em uma abordagem holística para o título não anunciado.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo