AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Expeditions: A MudRunner Game – A solidão Off-Road | Análise

Expeditions: A MudRunner Game é um jogo muito bom, mas com zero envolvimento emocional

Analisado no PlayStation 5


Desenvolvido pela Saber Interactive em parceria com a Focus Entertainment, Expeditions: A MudRunner Game nos introduz a uma abordagem bastante singular em um universo de expedições científicas. Neste jogo precisamos enfrentar desafios naturais durante nossas empreitadas em cenários desconhecidos. Atravessaremos desertos, montanhas e florestas utilizando uma diversificada opção de automóveis tecnológicos que associados, permitem muitas possibilidades durante a exploração.

Adrenalina não falta nesse jogo e isso se dá ao fato de termos implementado um sistema desafiador que entrega uma física realista aos veículos, provocando reações distintas para cada tipo de solo. Expeditions: A MudRunner Game nos convida de forma convincente a gerenciar nossos recursos, planejar rotas de maneira logística levando em consideração os fatores físicos básicos como equilíbrio dinâmico e estático do veículo, bem como o peso da carga carregada.

Expeditions: A MudRunner Game

Dentro do espectro off-road, o jogo incorpora expedições científicas com tecnologias avançadas, elevando o nível com uma sensação de controle do veículo muito fidedigna. Desde o momento da ignição do veículo até calibrar os pneus existe um tutorial muito didático que permite o aprendizado de forma orgânica e instintiva. O game é muito acessível com um leque de ferramentas que proporcionam uma exploração mais eficaz de terrenos que prejudicam o arranque e a movimentação como um todo. Se na vida real você não sabe evitar ou se livrar de um atolamento, aqui você vai aprender.

O fator detalhamento do jogo é fundamental. Milimetricamente calculado é o lema que devemos seguir aqui. Avaliar tempo, distância, consumo de combustível, danos e lucros é algo vital. Com a especificidade dos objetivos que em sua maioria são associados ao comércio, precisamos ficar atento a exigência de cada coleta e transporte de alguns itens que precisam ser entregues em áreas distintas separadas por categorias: Little Colorado que é para os iniciantes, ofertando um total de 5 expedições, enquanto Arizona e Cárpatos possuem 37 cada uma.

De acordo com a progressão das expedições de determinada área, as próximas são desbloqueadas com seus respectivos prêmios. Cada nova expedição possui um nível de dificuldade, apropriadamente indicado na interface do game. É tudo muito claro e intuitivo nesse jogo. Todas as informações estão dispostas que facilitam a navegação. Os veículos são projetados com especificações únicas para uma melhor adequação aos terrenos, de forma que sejam propícios a fazer manobras ágeis durante o reconhecimento de certas áreas, mas mantendo uma estabilidade segura para compensar limitações em relação ao peso da carga.

Para apoio do desenvolvimento do jogador, o jogo fornece um sistema de progressão muito bem estruturado e autoexplicativo, com recursos adicionais como drones, detectores de metais, radares e guinchos para criar um sistema de apoio bastante promissor para as mais diversas situações apresentadas em terrenos com obstáculos diversos como água, pedra e lama, que assim como na vida real, oferece uma resposta diferente frente ao torque do motor, bem como a aderência dos pneus que tendem a se comportar de maneira adversa no que diz respeito a tração e aceleração.

Diferentemente de outros simuladores, Expeditions: A MudRunner Game não intimida no que diz respeito a dificuldade. Ele oferece muitos desafios, mas de forma balanceada, com recursos intuitivos em sua interface, mas claro, sem perder sua complexidade em algumas expedições, efetivando a sensação de que todo o sucesso das missões depende exclusivamente do empenho do jogador, bem como de sua análise meticulosa sobre a adversidade dos ambientes.

O título é deslumbrante no quesito visual. Os cenários são brilhantemente detalhados, mixando luz do dia com noturna, chuva, rios, o pôr do sol e claro, os faróis durante a noite, revelando a autenticidade de cada ambiente de forma muito realista. Podemos dizer que temos aqui uma obra que se destaca por ficar bem próximo do que é considerado perfeito, oferecendo uma experiência singular e aprimorada.

Para finalizar, posso dizer que a experiência é bastante nichada. É um jogo contemplativo para quem ama aventuras off-road e se identifica com jornadas solitárias. Embora seja nichado, destaco aqui que apesar de não ter conseguido me envolver de forma emocional ou pessoal com o game, ele ainda tem seu charme. Objetivamente falando, Expeditions: A MudRunner Game é um jogo muito bom, mas com zero envolvimento. Para o público entusiasta dos simuladores, é um prato cheio.

Expeditions: A MudRunner Game

9.3

Nota

9.3/10

Positivos

  • Gráficos
  • Tutoriais

Negativos

  • Sem apelo emocional

Thiago Richeliê

Um otimista cauteloso que sofre influências da desastrosa Lei de Murphy! Fisioterapeuta, amante de Games, o louco das Séries, apaixonado por Filmes e que chora ouvindo Músicas.
Botão Voltar ao topo