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No Rest for the Wicked – Impressões do Acesso Antecipado | Análise

Título ainda em desenvolvimento, portanto vários pontos do texto podem estar em desacordo com versões futuras e finais.

Jogo testado no PC


No Rest for the Wicked é um RPG de ação com elementos Soulslike desenvolvido pela Moon Studios e distribuído pela Private Division. O título ainda está em desenvolvimento e teve o lançamento de seu acesso antecipado em 18/04/2024 para PC.

Dos desenvolvedores da série de jogos Ori. No Rest for the Wicked é um título com potencial, mas seu acesso antecipado mostra que seus sistemas vão requerer muito trabalho até ficarem prontos.

No Rest for the Wicked

Por conta de ainda estar em desenvolvimento, a história não é desenvolvida e temos somente o primeiro ato disponível. Basicamente em No Rest for the Wicked, nós partimos em uma aventura como um guerreiro sagrado, um “Cerim” encarregado de enfrentar uma praga, a “Pestilência” que se alastra pelo mundo. Claro que isso é só um pretexto para o plano de fundo e a trama traz histórias paralelas que envolvem política e luta pelo poder.

No Rest for the Wicked traz uma jogabilidade que mistura os elementos de combate souls like com sistemas de RNG, loot, craft e até de construção que podem ser encontrados em outros RPGs. Esse acesso antecipado nos apresenta a uma experiência divertida, mas bastante punitiva que fará você perder horas coletando recursos e tentando conseguir equipamentos e melhorias.

No Rest for the Wicked

O combate é bastante inspirado no sistema Souls, com inimigos que causam bastante dano através de combos que não abrem muito espaço para ataques e um sistema de estamina e foco que ditam a quantidade de movimentos, ataques e magias que você pode soltar. Além desses, também temos diferentes tipos de equipamentos que alteram como o jogador deve abordar o combate, como por exemplo adagas atacando rápido, espadas e escudo sendo um meio termo e cajados para conjurar mágicas. Todos os equipamentos requerem status mínimos para serem usados, o que acaba influenciando a forma com que o jogador constrói seu personagem gastando os pontos que conseguimos a cada nível, fato que também pode limitar ou completamente quebrar sua construção.

No atual estado, o combate se mostra interessante, mas com muitas inconsistências em suas animações, hitboxes e sistemas no geral. O mais afetado aqui é o sistema de deflexão de golpes que apesar de trazer muitos benefícios para algumas composições, se mostra bastante inconsistente e nunca sabemos o momento correto de apertar o botão, seja no início, meio ou fim da animação, assim é mais interessante esquivar e evitar os golpes. Inicialmente o combate é frustrante pela falta de recursos que é agravada por alguns tipos de inimigos como os de escudo, mas conforme avançamos e melhoramos o personagem tudo vai ficando mais fácil, principalmente se utilizarmos as armas com o foco em ataque à distância que de certa forma te oferecem mais segurança na hora de começar o combate.

No Rest for the Wicked

No outro lado dessa experiência, nós encontramos um sistema de RPG que traz consigo durabilidade de itens, coleta de recursos, construção de base e craft de equipamentos em um formato que é interessante, mas precisa de muitas melhorias de qualidade de vida. Apesar de ser interessante, infelizmente esta parte no acesso antecipado sofre com animações demoradas para coleta de itens, poucos recursos disponíveis, alguém de um sistema de RNG que te faz perder mais tempo ainda atrás de itens para sua composição. Mas o pior de tudo é a durabilidade de itens que está atrelada a todos equipamentos e pode acabar fazendo o jogador ficar travado em determinados confrontos de chefe, pois todos os recursos demoram demais para reaparecer e você pode acabar ficando sem itens para continuar sua aventura caso morra demais.

Seguindo a mesma qualidade de Ori, este novo título chega com uma ambientação muito bem feita, temos belos gráficos e diversos efeitos de iluminação que se expandem para o plano de fundo que é preenchido por um cenário de encher os olhos. Infelizmente apesar de bonito a otimização aqui não existe e no estado atual o jogo está extremamente mal otimizado para a qualidade gráfica disponível, para alcançar os 60 quadros é necessária uma máquina potente e mesmo assim não é sinônimo de estabilidade pois é comum encontramos quedas de quadros aleatórias que acabam impactando no combate.

No Rest for the Wicked

É comum encontrar problemas e diversas inconsistências em acessos antecipados, pois o fato é que o jogo ainda está em desenvolvimento. No geral, No Rest for the Wicked foi lançado em um estado bastante incompleto, seus sistemas estão ali e tem potencial, mas tudo precisa ser mais desenvolvido e muitos sistemas devem mudar com o tempo, por este motivo eu prefiro recomendar o título em seu estado atual somente para quem se interessar, do contrário é melhor esperar por atualizações, ou por uma futura versão final.

Confira o gameplay do Acesso Antecipado de No Rest for the Wicked:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
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