
The Order: 1886 quase teve sequência, mas a Sony rejeitou
O jogo original não foi muito bem recebido pois precisava de mais um ano de desenvolvimento.
Lançado em 2015 como um exclusivo do PlayStation 4, The Order: 1886 prometia ser um divisor de águas. No entanto, a recepção morna da crítica e as dificuldades no desenvolvimento culminaram no cancelamento da tão esperada sequência. Andrea Pessino, cofundador da Ready At Dawn, revelou recentemente mais detalhes sobre o que deu errado – e, segundo ele, o maior problema foi o tempo limitado.
Um jogo com potencial, mas apressado
Apesar do visual impressionante e da ambientação envolvente, o jogo recebeu críticas por ser curto e ter uma jogabilidade restrita. De acordo com Pessino, muitas partes narrativas e interativas foram cortadas para atender ao prazo de lançamento imposto pela Sony.
“Precisávamos de pelo menos mais um ano de desenvolvimento,” afirmou. “Não tivemos esse tempo e, por isso, foi corte atrás de corte.”
Segundo o executivo, o título recebeu notas medianas em análises preliminares, o que pode ter levado a Sony a não priorizar uma sequência. Mesmo assim, um segundo jogo chegou a ser cogitado, com previsão de lançamento para 2018 e a novidade de um modo multiplayer.
O futuro que nunca veio
Pessino aproveitou para desmentir rumores sobre a suposta ambientação da sequência. Enquanto algumas teorias apontavam que a história aconteceria em 1986, ele garantiu que essa informação não estava correta.
Após The Order: 1886, a Ready At Dawn se voltou para jogos de realidade virtual, como Lone Echo e Echo Arena. No entanto, a trajetória do estúdio foi interrompida em 2020, quando foi adquirido pela Meta. Em 2023, a empresa encerrou as operações do estúdio, deixando definitivamente para trás qualquer possibilidade de uma sequência.
Ainda assim, The Order: 1886 continua sendo lembrado como um jogo com grande potencial desperdiçado. Será que algum dia veremos a franquia retornar?