
Kingdom Come Deliverance 2 – Uma boa sequência que é ainda melhor com mods | Análise
O desempenho está muito bom e é possível jogar em qualidade alta mesmo com uma máquina mais modesta
Analisado no PC
Kingdom Come Deliverance 2 é um RPG de ação desenvolvido pela Warhorse Studios e distribuído pela Deep Silver. O título foi lançado em 04/02/2025 com versões para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S.
Expandindo a história e a jogabilidade, Kingdom Come Deliverance 2 é uma sequência superior que ainda peca pela falta de recursos de qualidade de vida e também por bugs.
Como dito acima, esta é uma sequência e os acontecimentos partem direto do final do primeiro jogo, por este motivo quem quiser acompanhar a história mais a fundo precisará jogar o primeiro, porém quem nunca jogou pode se situar um pouco através de alguns flashbacks que acontecem nas primeiras horas de jogatina. A trama se passa na região da Boêmia, atual República Tcheca em um período turbulento onde nós iremos continuar acompanhando a jornada de Henry of Skalitz, o filho de um ferreiro respeitado que após alguns eventos se vê tendo de navegar no meio dos conflitos que assolam a região ao mesmo tempo em que busca vingança.
Seguindo a linha do primeiro título, tudo aqui é baseado ou inspirado em acontecimentos históricos com uma grande fidelidade. Esta sequência entrega uma trama mais desenvolvida, com missões secundárias e personagens interessantes, além disso temos um sistema de escolhas e decisões aprimorado.
Na jogatina nós temos uma mistura de RPG com simulação que entrega uma experiência recheada de sistemas que você vai amar ou odiar. A jogatina é baseada em primeira pessoa e no controle de Henry nós teremos de realizar várias atividades paralelas para manter nosso personagem, estas que incluem o sistema de fome, cansaço, até mesmo limpeza de roupas, etc. As atividades principais também são baseadas em sistemas de simulação e no geral todas incluem coleta, preparação e manipulação de ingredientes, seja para fazer poções na alquimia ou forjar uma espada na ferraria. De fato, estes sistemas são diferentes e trazem um charme único para o jogo, mas eles cansam com o tempo e faltam recursos de qualidade de vida que iremos falar mais abaixo.
O combate segue a linha do primeiro jogo que tem os movimentos baseados nos manuais de esgrima da época e segue a linha do ame ou odeie. Tecnicamente o sistema aqui é simples e temos o padrão de estâncias com bloqueios, ataques e contra-ataques, todos esses movimentos que funcionam de certa forma muito bem em combates um contra um, mas infelizmente o sistema é horrível contra mais de um oponente. O problema do combate aqui é a trava de câmera automática em um único inimigo que faz ações de defesa e até mesmo ataque serem extremamente inconsistentes contra mais de um oponente, isso ocorre pois a câmera simplesmente fica maluca e acaba pulando entre os inimigos e impedindo o jogador de escolher as instâncias de ataque e defesa. Este problema é agravado pela maioria esmagadora dos confrontos envolveram mais de um oponente e mesmo com algum aliado, o sistema de combate acaba fazendo com que os inimigos foquem no jogador com a única solução ser tentar utilizar o cenário ao nosso favor.
Se por um lado o jogo consegue recriar fielmente um sistema feudal, por outro nós estamos em 2025 e diversos recursos de qualidade de vida fazem falta e poderiam muito bem ter sido incorporados mesmo que de forma opcional na jogatina. Como dito acima, o jogo é divertido e temos um sistema de interação com um ambiente respondendo as ações do jogador, mas a jogatina cansa com o tempo e por exemplo, não é nem possível realizar um simples quicksave, pois o sistema de salvamento aqui só ocorre de forma automática ou ao fechar o jogo. Até é possível criar uma poção para salvar, mas isso envolve perder tempo coletando itens e mais tempo criando poções para uma finalidade básica. O lado positivo é que existem mods e mesmo sendo um lançamento recente, no PC é possível adicionar várias modificações que melhoram a jogatina, com os mods mais populares atualmente sendo os de saves infinitos, colheita de ervas automáticas e sem animação, além de modificações que aumentam a quantidade de peso, tempo de limpeza e facilitam ou aceleram os sistemas de criação.
Assim como o primeiro jogo, Kingdom Come Deliverance 2 também foi desenvolvido na CryEngine e o resultado é o de um título com belos gráficos, uma boa performance, mas também muitos bugs. Visualmente o jogo está muito bonito, a ambientação traz diferentes cenários com florestas densas, vilas e fortificações, todas muito bem construídas com belos efeitos de iluminação e sombra, além de diversos detalhes. Os modelos de personagens também seguem o mesmo padrão, com NPCs distintos e muitos detalhes em roupas, símbolos e cores.
O desempenho está muito bom e é possível jogar em qualidade alta mesmo com uma máquina mais modesta, além de termos os métodos de upscaling com DLSS e FSR que aqui não são muletas. O jogo está otimizado, mas não está livre de bugs e infelizmente é comum encontrar inconsistências que vão desde texturas e animações não carregando, missões não funcionando, até personagens e itens desaparecendo, o que às vezes acaba atrapalhando no progresso. Desde o lançamento o jogo recebeu atualizações com correções e temos uma próxima que promete adicionar conteúdo ao jogo e também diversas novas correções.
No final, Kingdom Come Deliverance 2 é uma sequência feita do jeito certo que melhora e expande os sistemas de seu antecessor, mas que ainda peca em recursos de qualidade de vida. O preço cobrado é salgado e por conta da quantidade de bugs e dos sistemas de jogo, eu prefiro recomendá-lo atualmente para quem gostou do primeiro ou para quem procura por algo diferente para jogar no PC com mods, do contrário é melhor esperar por uma promoção ou por atualizações.