AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Copycat – Um jogo simples, mas que arranca lágrimas | Análise

Analisado no PC


Copycat é um jogo narrativo indie que mergulha em temas como rejeição, pertencimento e a complexa relação entre humanos e animais. Desenvolvido pela Spoonful of Wonder, distribuído pela Neverland Entertainment e Nuuvem, o jogo foi lançado no dia 19/09/2024 no PC e conta a história de uma gata de abrigo recém-adotada que perde seu lugar para um impostor. O game agora também está disponível para PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4, Xbox Series X e Series S, Mac OS.

Olive, uma idosa solitária e debilitada pela idade, decide adotar uma gatinha de abrigo para preencher o vazio deixado por sua antiga companheira felina, Dawn, que misteriosamente desapareceu. Movida pela saudade, ela dá à nova gata o mesmo nome da antiga, como se o passado pudesse ser reconstruído. Entre memórias confusas e saudade, Copycat explora até que ponto o amor pode ser manipulado e se um coração partido pode mesmo distinguir o original da cópia.

Com dublagem em inglês e legendas em PT-BR, o grande trunfo de Copycat está em sua narrativa sensível e na perspectiva dos animais sobre os humanos. O jogo não só aborda a dor do abandono e a busca por aceitação, mas também como os gatos percebem e interpretam as ações humanas.

Considerando que o jogo foi desenvolvido por apenas duas pessoas, os gráficos simples e expressões faciais estranhas são compreensíveis. O estilo artístico colorido cria um contraste interessante com os temas sombrios, reforçando a dualidade entre a aparência acolhedora de um lar e a angústia da rejeição.

Sendo um jogo focado na história, a jogabilidade é basicamente linear, interações simples com o cenário, alguns minigames e diálogos. Você pode andar, correr, pular e miar com Dawn, o que deixa a gameplay um tanto repetitiva. Sua curta duração (cerca de 3 horas) faz dele uma experiência concentrada e impactante, ideal para uma sessão única e emocionante.

Copycat é um jogo que brilha em sua narrativa e temas, mas peca em aspectos técnicos e visuais. Ainda assim, para quem busca uma experiência emocional e reflexiva, vale a pena jogar — especialmente se você é um amante de gatos. Prepare o lenço!

Confira a primeira hora de Copycat no vídeo abaixo:

 

Copycat

6.6

Nota

6.6/10

Positivos

  • Narrativa emocionante
  • Estilo Artístico

Negativos

  • Expressões faciais estranhas
  • Jogabilidade limitada
  • Duração curta

Lucas Brito

Fã de games desde que ganhou aos 6 anos seu primeiro Nintendinho (NES) do seu avô, aprecia boas histórias seja nos jogos, séries ou filmes. Na música, Metalcore é sua paixão, mas curte todo tipo de música Underground.
Botão Voltar ao topo