
Bungie anuncia adiamento de Marathon
Segundo os produtores, tempo é para refinar jogabilidade e responder ao feedback dos jogadores.
O aguardado shooter Marathon, da Bungie, não chega mais em 23 de setembro como previsto. O estúdio decidiu pelo adiamento do lançamento indefinidamente para aprofundar o polimento do projeto, após receber feedback misto nos testes alfa recentes e enfrentar controvérsia envolvendo arte roubada que foi identificada nas builds avaliadas.
Segundo comunicado oficial, o atraso visa garantir que Marathon se torne “o jogo que verdadeiramente reflete a paixão da comunidade”. O novo período de desenvolvimento será usado para “empoderar a equipe” e entregar a experiência intensa, densa em mistério e pressão, que cimentou a reputação da Bungie em FPS como Destiny.
Principais pontos do adiamento e foco de melhorias
- Feedback dos testes alfa: Jogadores cobraram melhor IA, runs mais recompensadoras, combate mais estratégico e survival mais envolvente.
- Aprofundamento do universo Marathon: O estúdio dobrará esforços em narrativa, investindo em visuais, storytelling, clima sombrio e lore.
- Experiência social aprimorada: Mais oportunidades para solo/duos, chat de proximidade e interações multiplayer, além de desafios no “endgame” inspirados em raids.
- Compromisso com os jogadores: Bungie afirmou que continuará testando o game — inclusive com participantes do alfa — para implantar novidades e monitorar reações da comunidade de perto. Um novo cronograma e data de lançamento só serão anunciados no fim do ano.
Contexto preocupante para a Sony e o segmento de live service
O adiamento de Marathon soma-se a uma série de tropeços da estratégia de jogos como serviço da PlayStation – incluindo o fracasso e cancelamento de Concord, além do congelamento de projetos similares em grandes estúdios como Bend e Bluepoint Games. O cenário reacende discussões sobre desafios enfrentados em títulos online persistentes.
E você, acha que o adiamento vai beneficiar a experiência final de Marathon?