
R-Type Delta: HD Boosted – Resgatando um título desafiador que ficou preso em plataformas passadas | Análise
Analisado no Nintendo Switch
R-Type Delta: HD Boosted é um shoot ‘em up desenvolvido pela City Connection em parceria com a IREM e publicado pela Clear River Games. O título é uma atualização/remasterização do jogo original de 1998 e agora chega para Nintendo Switch, PC, PlayStation 4/5 e Xbox Series X/S.
Para quem não conhece ou não se lembra, a franquia R-Type é uma das mais tradicionais e antigas do gênero shoot ‘em up com seu primeiro jogo chegando ao Arcade em 1987. Criada pela IREM, a série se destaca pela jogatina precisa e desafiadora, com uma dificuldade alta que não pega na mão e não dá chances para o jogador. Esta versão HD Boosted é mais uma atualização do jogo de 1998 lançado para o PlayStation, este que agora chega nas plataformas mais atuais com pequenas atualizações e praticamente sem nenhuma adição de qualidade de vida.
A franquia se baseia na luta para acabar com a ameaça do Império Bydo, este que é composto de armas feitas pela humanidade para explorar e dominar o espaço, mas que acabaram se voltando contra seus criadores. Delta continua a trama com alterações na jogatina tradicional da franquia, em um formato que irá te fazer suar por cada nível completado.
Em Delta, nós podemos escolher entre três naves R, os R-9A2 Delta, RX-10 Albatross e R-13A Cerberus, tecnicamente as três seguem o mesmo padrão, alterando somente o armamento, o especial e a força de cada uma, esta última que é um satélite/drone que pode ser acoplado e desacoplado da nave alterando o disparo. Também é possível controlar a velocidade das naves R, através de botões específicos para aumentar ou diminuir a velocidade em uma escala que vai de 1 a 4. Ajustar a velocidade é algo fundamental para conseguir sobreviver a certos ataques e desafios durante a jogatina, visto que o jogo não pega na mão e qualquer coisa que te atingir é morte certa.
A jogatina envolve completar 7 estágios extremamente desafiadores, com controles simples que se resumem a botão de disparo normal, disparo rápido, controle de força, poder Delta, bem como aumento ou redução de velocidade. Como dito mais acima, o jogo não dá refresco e a dificuldade é alta, sem nenhum auxílio que deixa a jogatina frustrante mesmo na dificuldade mais baixa. Basicamente todo contato com projéteis, ataques ou cenário resulta em morte, não temos escudo nem barra de vida e quem não está acostumado vai sofrer bastante, ou não, pois a versão é compatível com os códigos de trapaça que incluem desde invencibilidade até nível máximo de armas.
Os códigos de trapaça são opcionais e podem ser ativados durante a jogatina no menu de pausa como por exemplo: Para ficar invencível pause o jogo, segure ZL e pressione Direita, Direita, Esquerda, Direita, Esquerda, Esquerda, Direita, Esquerda, ZR, Cima, Cima, Baixo, Baixo, Cima, Baixo, Cima, Baixo, ZR, este código precisa ser repetido a cada novo mapa. Para poder máximo da força, pause o jogo, segure ZL e pressione Esquerda, Direita, Cima, Baixo, Direita, Esquerda, Cima, Baixo, Y. Quem quiser uma experiência tradicional é só jogar e para treinar temos um modo de prática com algumas opções adicionais, mas não temos os níveis liberados e só é possível acessar os mapas completados.
Esta versão HD Boosted não é de fato uma remasterização e está mais para uma atualização que traz algumas melhorias audiovisuais. Delta foi o primeiro jogo da franquia a utilizar modelos em 3D em um estilo de câmera que cria um ambiente 2.5D. Os visuais desta nova versão foram atualizados de forma a ficarem compatíveis com as maiores resoluções dos painéis atuais e temos três formatos de tela com o clássico fullscreen com formato 4:3 e bordas laterais pretas, temos widescreen que traz o 16:9 preenchendo a tela e esticando um pouco os modelos e por último temos um modo expandido com o original 4:3 e bordas laterais com uma continuidade do cenário em um efeito fade que ficou interessante.
No áudio, a bela trilha sonora original retorna, mas também temos a adição de uma nova arranjada que por sinal ficou boa, porém temos alguns atrasos e perda de sincronia em alguns estágios. As novas faixas foram arranjadas por três grupos de compositores que trabalharam em jogos da franquia R-TYPE sendo estes, Masahiko Ishida, USP e Chris Huelsbeck.
No final, R-Type Delta: HD Boosted é uma atualização bem vinda, pois ela resgata um título que ficou preso em um plataforma passada, porém temos poucas adições e a experiência final é um pouco frustrante pelo formato arcaico do título quando comparado a evolução e remasterizações de franquias semelhantes. O preço cobrado é justo, mas por conta da alta dificuldade e das poucas melhorias eu prefiro recomendá-lo somente para quem se interessar.










