Cultura PopEditoriaisHQ'sNotícias

Wakanda Forever: Quem é o Pantera Negra?

“Pantera Negra é o Capitão América Negro”, assim T’Challa é definido por Reginald Hudlin, escritor e diretor de cinema (Django Livre, 2012, Marshall: Igualdade e Justiça, 2017) que esteve à frente do título de 2005 a 2008, e que é o Autor do Arco “Quem é o Pantera negra?” (publicado aqui no Brasil na edição 38 da coleção Graphic Novels Marvel da Salvat).

Nesta HQ Hudlin reconta a história de origem do Primeiro herói negro da Marvel criado por Stan Lee e Jack Kirby. A história serve como um guia para quem nunca teve contato com o herói, focando na apresentação de Wakanda uma nação africana nunca conquistada, com avanços tecnológicos incríveis não somente graças a maior reserva de Vibranium do mundo (metal precioso da Marvel) mas sim devido a alta espiritualidade, genialidade e união de seu povo. T’Chaka, o primeiro rei pantera que é apresentado, mostrasse um rei sábio, que não sede as pressões de outras nações sedentas por seus recursos e conhecimento por não acreditar que elas irão fazer um bom uso disso por sempre colocar termos de dinheiro e poder antes do bem comum. Desde os tempos de T’Chaka já é demonstrado a rivalidade com Ulysses Klaw (garra sônica) que quer se vingar dos panteras negras pela morte de seu ancestral colonizador.

T’Challa, o maior dos panteras negras é introduzido na história após ter idade para desafiar seu tio no duelo anual pelo título de Rei de Wakanda, aonde não só força de combate deve ser mostrada, mas inteligência e preparo para governar. Se tornando Rei o jovem monarca vê então o maior desafio uma invasão de seu país pelo exército de Niganda, um país vizinho, junto com alguns supervilões liderados pelo garra sônica que formam uma equipe de elite de mercenários, além óbvio de ter que se preocupar com os EUA tentando tirar proveito da situação.

O impressionante na história não é apenas ver como T’Challa é firme como rei mas como Wakanda é unida, a força de uma nação negra africana que defende seus costumes e cultura e também a força das mulheres presentes na HQ. A irmã do monarca: Shuri (que tem sua estreia nesta HQ) demonstra inteligência e força comparáveis as do próprio pantera, além de sua mãe N’Yami tem uma firmeza digna de uma rainha que não aceita fugir dos problemas e se esconder, além é claro das guerreiras de elite Dora Milaje, mulheres sintam-se representadas.

Se até aqui o herói não te convenceu apenas lembre-se que ele não é apenas um herói negro com um caráter excepcional, ele é a representação da soberania de um povo, rei de Wakanda, líder religioso, doutor em física quântica, um dos 8 humanos mais inteligentes da terra, mestre em artes marciais e caça, o cara já arrebentou com o capitão América, com o quarteto fantástico, tem planos de contingencia até para Galactus, ufa…tá bom ou quer mais?

Por tudo isso considero o Pantera Negra um herói de elite que deve figurar entre os maiores da Marvel depois do filme de 2018 e que representa um orgulho negro que deve inspirar e representar muitas pessoas. E para quem já leu fica a dica, procure pelos outros arcos de Reginald, são fantásticos e mostram momentos icônicos como o casamento de T’Challa e Ororo (tempestade) e o casal integrando o quarteto fantástico. Boa leitura.

Rafael Brienza

Músico e colecionador de HQs e Mangás, adora jogos da Nintendo desde que se conhece por gente. É amante da série The Legend of Zelda e uma porcaria em jogos de tiro em primeira pessoa.
Botão Voltar ao topo