AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

ToeJam & Earl: Back in the Groove | Análise

Analisado no PlayStation 4 Pro

 

Originalmente lançado em 1991 para Mega Drive (Sega Genesis), ToeJam & Earl trouxe muita diversão, e também um pouco de raiva para este que vos escreve.

Naquela época os jogos eram mais curtos, porém mais difíceis, o motivo disso era para que as pessoas não terminassem tão rápido e logo os esquecessem em suas estantes.

 

 

No primeiro jogo ToeJam & Earl, dois alienígenas que mais se parecem com uma salsicha e um pão, estavam viajando pelo espaço em sua nave, até que Earl perde o controle e bate em um asteroide, a nave acaba caindo e se espatifando pelo Planeta Terra. O objetivo agora é ir atrás das dez partes da nave para poder voltar para casa.

Em Back in the Groove, praticamente a história é a mesma, só que dessa vez TJ & Earl estão levando duas garotas para conhecer o Planeta Terra.

 

 

Earl, ao invés de bater em asteroide, aperta o botão de “criar buracos negros” (que obviamente não era pra ser apertado), e acabam sendo sugados para uma máquina de lavar (sim isso mesmo, o jogo é muito doido) que os mistura com a Terra e acaba despedaçando a nave.

Nosso objetivo mais uma vez é ir atrás dos pedaços da nave pra poder voltar pra casa.

 

 

O jogo é dividido em várias ilhas com perspectiva isométrica, cada uma tem sempre um elevador que nos leva para a ilha de cima, elas são fixas no modo história mas existem ilhas aleatórias em outros modos que mudam cada vez que entramos nelas, aumentando assim a dificuldade, principalmente quando algum inimigo nos empurra e caímos de volta na ilha de baixo, nesse caso temos que ir até o elevador novamente para voltar aonde estávamos.

Falando em inimigos, eles são os mais variados, pois vão desde terráqueos fãs de alienígenas até diabos que nos espetam até a morte, além deles há cupidos que atiram flechas e deixam os controles invertidos, senhores com cortadores de grama que não gostam que pisem em seus gramados, fantasmas de vaca, abelhas, homens com britadeiras e por aí vai.

 

 

Mas não é só de pessoas ruins que a Terra está cheia, temos um Mago que nos cura quando estamos sem vida, o Senhor Espertalhão (um pensativo homem cenoura) que aumenta nossas habilidades quando estamos cheios de XP para gastar, também temos jogadores de RPG, cientistas que consertam nossos presentes (vide abaixo­) quebrados, enfim, uma infinidade de personagens interessantes.

Em nossa jornada chacoalhamos árvores, arbustos e até casas em busca de presentes, que são itens preciosos e servem para nos ajudar, esses itens vão desde patins a jato, boias de borracha para não se afogar, lanches etc… Mas esses itens também atrapalham algumas vezes, um exemplo disso é um item que chama a atenção dos inimigos até você, ele cria uma seta enorme toda iluminada em cima do personagem dizendo “EI EU ESTOU AQUI”.

 

 

Os presentes são aleatórios e só descobrimos o que tem neles após abrir a primeira vez, depois disso ficam visíveis para saber o que será útil ou não.

Os gráficos do jogo são lindos, limpos e muito coloridos, e o som do jogo é muito agradável, ToeJam & Earl são FUNKEIROS, mas não estou falando do estilo de música questionável que temos no Brasil, o funk americano é bem diferente e se parece muito com Hip Hop e Rap. Mas o que realmente me deixa feliz nesse conjunto todo é claramente a jogabilidade, controles fáceis, intuitivos e o melhor de tudo: Jogar cooperativo com outra pessoa, seja online ou na mesma sala.

A tela se divide em duas quando os alienígenas se separam, e quando jogamos online podemos colocar a opção de ver apenas a nossa tela, que pra mim é muito mais legal, pois não sabemos onde nosso companheiro está, a não ser que olhemos no mapa.

 

 

Além de ToeJam e Earl, podemos jogar com Latisha, Lewanda e mais dois alienígenas que são desbloqueados conforme jogamos o game.

Back in the Groove com certeza está na minha biblioteca de jogos pois é um jogo super divertido, desafiante, e pra mim muito nostálgico, pois me leva de volta para época que eu não tinha preocupações além de ir para escola, além disso podemos jogar com um amigo para aumentar a diversão e também no modo de ilhas aleatórias para prolongar a vida do jogo.

Recomendo!


 

Confira nossa live cooperativa de ToeJam & Earl: Back in the Groove:

 

ToeJam & Earl: Back in the Groove

9.5

Nota

9.5/10

Positivos

  • Gráficos limpos, coloridos e com uma arte muito bonita
  • Controles fáceis e intuitivos
  • Modo coop
  • Modo ilhas aleatórias
  • Legendado em Português

Negativos

  • Nada relevante
Botão Voltar ao topo