AnálisesPlayStationVR

Marvel’s Iron Man VR – Vá para dentro do filme | Análise

No geral Marvel's Iron Man VR é um ótimo jogo, com uma duração muito boa

Analisado no PlayStation VR com o PS4 Pro


Quando soube que Iron Man seria lançado para PlayStation VR não me empolguei nem um pouco, e o fato se deve ao meu repúdio ao personagem da MARVEL. Não gosto dos filmes, das HQ’s e muito menos do Tony Stark, já dei chances, assisti aos filmes, mas infelizmente o “santo não bate” (risos).

Entretanto fiz essa análise me baseando na magnífica experiência que vivi nesse belíssimo jogo feito pela Camouflaj com o apoio total da Sony, mas principalmente tendo todo respeito pela obra de Stan Lee e um dos Super Heróis mais queridos da MARVEL.

O ÍNICIO

Marvel's Iron Man VR

O jogo começa praticamente onde o primeiro filme termina, depois de Tony Stark dizer ao mundo que ele é o Homem de Ferro, e deixando Pepper Potts como CEO das empresas Stark.

Após um breve tutorial na praia de como usar a armadura (inclusive é a mesma parte que existe na demo disponibilizada na PSN), conhecemos por dentro um pouco da mansão que fica em um rochedo próximo ao mar. Quando estamos no chão com Tony, nossos movimentos ficam restritos aos pontos do cenário, bem parecido com o jogo Batman VR, basta olhar para onde queremos ir, apertar o botão “move” e já aparecemos no local escolhido.

É nesse momento que vemos Pepper a primeira vez e também conhecemos o Gunsmith, um holograma com inteligência artificial idêntico ao Tony que cria armas para as empresas Stark.

Após um jantar nada romântico na sacada da mansão, vamos para a primeira fase onde temos a liberdade total de jogar como Iron Man, acho que não é surpresa para ninguém que a fase é a mesma que vimos na demonstração do jogo (disponível na PSN), onde Tony está em um avião com Pepper e são atacados por um inimigo desconhecido usando os drones Stark em um combate alucinante. 

O MUNDO VIRTUAL DO SENHOR STARK

Marvel's Iron Man VR

Não tem outro jeito de começar a falar sobre isso sem dizer o quão lindo esse jogo é, livre de serrilhados ou partes embaçadas, os gráficos de Marvel’s Iron Man VR são muito bonitos e com certeza entra pra lista de jogos AAA, assim como Astro Bot, Resident Evil, Blood and Truth, e o mais recente The Walking Dead Saints and Sinners.

A imersão que é um dos fatores primordiais em jogos de VR está incrível, tudo é muito bonito e cheio de detalhes, principalmente na mansão de Tony. Por ser um jogo que não temos a liberdade de andar, os gráficos podem ser mais trabalhados com cenários “estáticos” no estilo Batman VR.

Mas isso não tira o brilho do jogo de forma alguma, pois jogar com Tony pode ser tão divertido quanto com o Iron Man. A mansão conta com uma área bem interativa, como basquete (tipo aqueles de buffet infantil), temos pesos, barra, um saco de areia onde podemos treinar com nossas luvas de boxe, tudo muito interativo, além de uma geladeira com frutas, e um dos lanches virtuais mais gostosos que já “comi” na vida (risos).

Tudo muito bem detalhado e não há do que reclamar em matéria dos gráficos, incluindo um excelente efeito de iluminação, tem até aquela “fumacinha” branca quando abrimos a geladeira, um ótimo trabalho da produtora.

CONTROLANDO IRON MAN

Marvel's Iron Man VR

O único jeito de jogar é utilizando os controles move, nada de suporte ao DualShock nesse jogo, o que pode afastar quem não gosta de usá-los. Reconheço que os MOVES não são controles fáceis de usar quando temos que nos mover, mas não é um “bicho de sete cabeças” também. E se você quer jogar Marvel’s Iron Man VR, terá que aprender a usar, pois o jogo é exclusivo do PlayStation VR e até onde sabemos não será lançado para Oculus Rift ou HTV VIVE com seus magníficos direcionais analógicos.

Particularmente eu gosto muito de usar os moves, mas dependendo das configurações de botões eles podem se tornar um fardo, em Iron Man os controles são um pouco confusos e precisamos ter paciência até dominar todos os movimentos. Tenho certeza que a produtora testou todas as formas possíveis para deixar os controles acessíveis à todos. Mas a falta de um direcional analógico nos moves sempre foi um problema, fazendo-nos ter que usar os botões quadrado e triângulo para virarmos pra esquerda ou direita, e isso dificulta um pouco quando temos que atirar e voar para direções diferentes ao mesmo tempo.

Na garagem de Tony podemos dar upgrades em nossa armadura adicionando novas armas com os pontos que ganhamos durante o jogo, podendo facilitar um pouco nos combates.

Como eu disse, nada que a gente não aprenda a usar com alguma eficiência depois de algumas tentativas e treino, mas poderia ser simplificado ou ter a opção de usar o DualShock como em Megaton Rainfall, um excelente jogo de PSVR por sinal.

Não irei mentir pra vocês, os controles me irritaram muitas vezes durante o jogo inteiro.

SOM DIGNO DE CINEMA

Marvel's Iron Man VR

A parte sonora do jogo é show a parte, explosões, barulho de vento, tiros, tudo é muito bem trabalhado nos fazendo ter a impressão de estar em um filme da MARVEL. O que me deixou mais impressionado nessa parte, com certeza foi a dublagem brasileira, sim o jogo está totalmente em português, tanto nos textos, como nas vozes e olha que não sou fã de filmes dublados, mas a voz do Tony é a mesma dos filmes dublados no Brasil e isso mostra um carinho muito grande com os fãs da Marvel por aqui. A voz de Tony no idioma original em inglês não é do Robert Downey Jr.

Todas as outras vozes em português ficaram ótimas e não devem nada aos filmes.

PENA QUE NEM TUDO É PERFEITO

Marvel's Iron Man VR

Marvel’s Iron Man VR é um jogo muito divertido, bem feito, mas tem muitos problemas que me desanimaram bastante, um deles e talvez o mais irritante de todos são os loadings, tive impressão de que alguns loadings foram de 1:30 a 2:00 minutos, e além da tela de loading ficar mostrando a porcentagem na sua frente, depois dos 100% a tela escurece e ficamos ali por pelo menos mais uns 20 segundos até começarmos a ver a imagem do jogo. Quando morremos em batalha, lá vem o loading mais uma vez, não tão grande como a primeira vez de entrar na fase mas está lá.

A segunda coisa que não gostei foram os combates, tá certo que ser o Iron Man envolve voar e atirar em tudo que vem te atacar, mas no jogo tem apenas DRONES, todas as fases são DRONES, DRONES E MAIS DRONES, se não me engano são 6 tipos no jogo todo, uns usam escudos, outros criam vórtices que te sugam, alguns são drones tanque que ficam no chão. Ou seja, se você não está na mansão do Tony, “andando”, está voando destruindo drones.

Falando em destruição, não espere destruir prédios, rochedos, ou qualquer outra coisa que não envolva drones. Nessa parte o jogo é totalmente diferente de Megaton Rainfall, que destruímos praticamente todo o cenário, sei que já mencionei ele aqui e só faço isso pois os dois jogos são bem parecidos no quesito “voar e atirar”.

Algumas missões também envolvem desativar bombas em um certo período de tempo, ajudar aviões da SHIELD, resfriar elementos do cenário, mas no geral é apenas destruir drones, achei extremamente repetitivo e tinha vezes que eu não via a hora daquelas ondas de inimigos acabarem.

Como já mencionei a jogabilidade lá em cima, não entrarei de novo nesse assunto, mas é uma parte um pouco problemática ao meu ver.

Marvel's Iron Man VR

Considerações Finais

No geral Marvel’s Iron Man VR é um ótimo jogo, com uma duração muito boa, pois em jogos de VR sempre temos experiências que duram bem menos de 4 horas, mas se você é fã de Iron Man com certeza vai adorar o jogo, pois a história é muito interessante e foi ela que me prendeu do começo ao fim, digna de filme mesmo. Inclusive as fases finais me surpreenderam bastante. O jogo pode durar de 8 a 10 horas se você quiser pegar todos os troféus.

Marvel's Iron Man VR

8.5

Gráficos

9.5/10

Som

10.0/10

Jogabilidade

6.5/10

Diversão

8.0/10

Positivos

  • Gráficos limpos e muito bem detalhados
  • Som de cinema
  • História que te prende
  • Imersão muito boa

Negativos

  • Loadings enormes entre as fases
  • Jogabilidade problemática
Botão Voltar ao topo