AnálisesPC

Inkulinati – Análise da Demo

A demo de Inkulinati é simples, porém mostra claramente o que podemos esperar da versão final.

Analisado no PC


Inkulinati é um jogo de estratégia em turnos que está sendo desenvolvido pela Yaza Games e tem data estimada de lançamento para 2021.

Inkulinati é o nome dado aos mestres medievais da “Tinta Viva”, com o domínio dessa tinta eles podem desenhar e liderar verdadeiros exércitos nos limites de um manuscrito. Os inkulinati viajam o mundo com o objetivo de procurar e duelar contra outros mestres da “Tinta Viva”.

Inkulinati

A demo somente nos deixa jogar partidas rápidas para entender como tudo funciona, não temos modo campanha disponível e somente é apresentado um teaser com o conteúdo que podemos esperar para esse modo.

O teaser mostra alguns detalhes de como será a campanha, teremos um criador de personagens, poderemos evoluir e escolher habilidades para o Inkulinati e por fim é mostrado uma grande quantidade de bestas e um criador de exércitos, vale a pena lembrar que nada é certeza e o conteúdo da versão final pode ser diferente.

As partidas rápidas funcionam como uma espécie de tutorial, nos apresentando as mecânicas, mapas e personagens.

Inkulinati

Os duelos da “Tinta Viva” funcionam assim, dois Inkulinatis se enfrenam com o objetivo de destruir o pequeno personagem que representa cada um, você pode vencer acabando com a barra de vida do mini Inkulinati ou derrubando-o do mapa.

No início do jogo ambos mestres terão uma quantidade fixa de tinta para gastar, cada personagem desenhado irá custar tinta, você pode conseguir mais tinta ao posicionar um personagem durante uma rodada em cima de um dos borrões de tinta que estão espalhados pelo mapa.

Cada mestre possui bestas diferentes, porém as mecânicas são parecidas. Cada um terá uma besta que ataca somente uma posição a frente ou atrás, uma besta que irá atacar até 2 quadrados a frente, uma que irá atacar de longe e por último todos terão uma besta que possui magias de efeitos. Temos outras bestas especiais que custam bastante tinta, mas o básico inicial é este.

Inkulinati

Assim como os mestres, as bestas podem ser destruídas, acabando com sua barra de vida ou sendo empurradas para fora do cenário. Além das bestas cada mestre também possui uma habilidade de mão, que custa tinta e algumas rodadas mas pode te salvar em algumas situações, as habilidades são várias, temos desde um soco que causa dano em área, até uma cura em área, tudo vai depender do mestre escolhido.

No início o combate pode parecer um pouco monótono, porém após algumas rodadas tudo fica mais agitado. Depois de um tempo teremos fogo, e a cada rodada o fogo irá avançar uma posição e você terá de mover suas unidades e o seu Inkulinati para o meio do campo, forçando o confronto de um jeito ou de outro.

Inkulinati

O sistema de combate deixa pouco espaço para falhas, uma ou duas escolhas erradas podem te custar a batalha. No seu atual estado esse sistema é bom, mas a mecânica de empurrar quebra completamente a necessidade de combate, principalmente em mapas com muitos obstáculos.

A mecânica funciona assim, os Inkulinati e as unidades podem empurrar objetos do cenário e personagens. O problema aqui é que duas unidades não podem ocupar o mesmo quadrado e isso também vale para objetos, assim quando você empurra um personagem ou objeto ele irá sair deslizando até chegar em um espaço vazio. Já deu para entender que de certa forma você pode travar as unidades inimigas, ou dependendo da situação você pode empurra-las diretamente para o fogo ou para fora do mapa. Isso acontece principalmente em mapas com vários andares, os objetos possuem muita vida e na maioria das vezes as unidades não ficam vivas o suficiente para quebra-los. No final dessa análise você pode assistir um vídeo onde é mostrado um pouco desta mecânica de empurrar.

Inkulinati

O jogo é bastante divertido e parte dessa diversão está no humor apresentado. Toda a arte é inspirada nos manuscritos medievais com uma boa dose de humor, as bestas são desenhadas de formas cômicas e suas habilidades também. Para você ter ideia do humor, existem habilidades onde a besta joga “esterco” na cara do inimigo para cega-lo.

A demo de Inkulinati é simples, porém mostra claramente o que podemos esperar da versão final. O jogo é interessante, divertido e na minha opinião só precisa de alguns ajustes nas mecânicas para se tornar um bom jogo de estratégia em turnos.

O vídeo abaixo mostra um pouco do que estava disponível na demo.

Confira o vídeo de gameplay da Demo de Inkulinati

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo