Cultura PopFilmesNotícias

Filmelier consolida-se como o portal ideal para encontrar filmes online

Com listas, curadoria, busca avançada e os motivos para assistir a cada filme, o portal é referência para quem procura o que assistir na comodidade do sofá

Procurar o que assistir na TV pode ser uma missão impossível, com tantos filmes e plataformas de video on demand disponíveis. Ao ajudar nessa missão, o Filmelier vem se consolidando como portal dos filmes online que reúne todas as informações e plataformas em um único lugar. Com crescimento 755% no número de acessos em 2020, o portal comemora sua nova fase com novidades para o espectador.

A primeira delas é a mudança de nome, com a saída de uma letra M: antes chamado Filmmelier, o portal agora é Filmelier. O objetivo é simplificar tanto a escrita quanto a pronúncia. Junto ao novo nome, o Filmelier ganha uma novo logo, mais clean e inspirada no cinema clássico, no movimento art déco e na modernidade.

Filmmelier
Crédito das imagens: Divulgação Filmmelier

“A inspiração veio do cinema clássico, da Hollywood de antigamente e da tradição europeia – com a profundidade e perspectiva que trazem a dinâmica dos filmes de hoje, com o toque da infinidade de opções que a modernidade traz”, afirma Fabio Lima, diretor executivo da Sofá Digital, agregadora de conteúdos e dados para o video on demand que é a Publisher do Filmelier.

Mas as novidades não param por aí. Como o objetivo principal do portal é reunir informações sobre filmes disponíveis online e auxiliar o espectador a encontrar o que ver, o portal ganhou um fundo “dark”, com menos luminosidade, ideal para o uso na sala escura e na frente da TV.

O banco de dados do Filmelier também continua crescendo. Atualmente são mais de 4 mil filmes assistidos, analisados e comentados, disponíveis legalmente nas plataformas de video on  demanddo Brasil. O trailer e informações como elenco, ficha técnica, duração e ano de lançamento somam-se a avaliações de sites especializados para cada título, como Rotten Tomatoes e IMDb, e aos comentários da equipe de cinéfilos do portal. Além, é claro, da lista de plataformas em que cada filme está disponível, seja por meio de assinatura mensal, seja para aluguel ou compra. Ao final de cada ficha, o portal sugere títulos relacionados.

Filmmelier
Crédito das imagens: Divulgação Filmmelier

Outra forma de buscar opções de filmes no Filmelier é por meio das listas, que agrupam títulos por diversos critérios, como gênero, estilo, elenco e data de lançamento em cada plataforma. O portal já conta com quase 400 publicações do tipo, para os mais diversos gostos, com títulos como “Guia para assistir aos filmes de Star Wars”, “Todos os filmes de Harry Potter para assistir online” e “Guia do Universo Cinematográfico Marvel”. Muitas vezes, nem todos os longas de uma grande saga ou de um determinado diretor estão na mesma plataforma. O único lugar onde você pode acessar a coleção completa é no Filmelier.

Há, também uma busca avançada, que permite encontrar títulos a partir de termos pré-definidos, gêneros, premiações e festivais; ou de forma livre, a partir do título, diretor ou ator/atriz que o usuário digitar. Além disso, existe uma seção com notícias do setor, tutoriais e outras informações.

Tanto os comentários sobre cada filme quanto as listas são resultado de um trabalho de curadoria, realizado pela equipe do portal. “Somos apaixonados por cinema. O nosso trabalho não é fazer críticas ou julgar quem gosta de filme independente iraniano ou blockbuster americano. Estamos aqui para todos”, afirma Renan Martins Frade, editor-chefe do Filmelier. Segundo ele, o crescimento do portal foi um processo natural, mas intensificado pela quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus. “Para dar conta das ofertas cada vez maiores das plataformas e também da demanda do público, foi preciso aumentar o número de colaboradores”, complementa.

Filmmelier
Crédito das imagens: Divulgação Filmmelier

Fabio Lima conta que, entre 1º de janeiro e 31 de agosto de 2020, o Filmelier levou a 540 mil acessos a filmes nas plataformas de streaming por assinatura, como NetflixAmazon Prime Video e Telecine; e a 3,1 milhões de acessos a sites de aluguel ou compra de filmes, como Apple TV/iTunesNOW,YouTube e Google Play. Na duas modalidades, é bom ressaltar, o catálogo é diferente: a oferta avulsa traz praticamente todos os filmes que já passaram pelo cinema, enquanto os serviços de assinatura possuem uma biblioteca mais limitada.

“Isso mostra que estamos no caminho certo ao fazer do Filmelier o portal que indica o filme certo”, afirma.

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo