AnálisesPlayStationVR

DOOM 3: VR EDITION – Bem vindo de volta ao inferno em Marte | Análise

Essa versão inclui as duas expansões lançadas para o título, sendo elas: Resurrection of Evil e The Lost Mission

Analisado no PlayStation VR


DOOM 3 foi lançado para PC no ano de 2004, naquela época eu não tinha um PC bom o suficiente para jogá-lo e só ouvi relatos de amigos que se assustaram muito com ele. Os anos se passaram e finalmente joguei pela primeira vez, mas no PlayStation VR, e o que posso adiantar nessa análise é que realmente o jogo assusta. Bem vindo de volta ao inferno!

DOOM 3 VR Edition

DOOM 3 VR Edition segue a história do jogo original, ele se passa em Marte, onde a unidade de pesquisa da Union Aerospace Corporation sofreu uma invasão demoníaca, nosso personagem é um dos poucos sobreviventes desse acontecimento, um fuzileiro com habilidade e acesso e um grande arsenal de armas. O jogo é repleto de corredores estreitos e cantos escuros, o susto é inevitável. Essa versão inclui as duas expansões lançadas para o título, sendo elas: Resurrection of Evil e The Lost Mission.

Se você jogou DOOM VFR(2017) poderá se decepcionar ao ver DOOM 3 VR Edition pela primeira vez, os gráficos praticamente continuam sendo os mesmos da época do PC, as texturas são em baixa resolução (em 2004 quando foi lançado era o ápice dos games, mas hoje não dá mais pra considerar isso), os personagens parecem bonecos, e há uma sensação de que tudo que está na parede parece colado como um adesivo. Quando vemos isso na flat screen, ou seja, na tela da TV compartilhada pelo próprio PSVR, o jogo parece bonito, mas dentro do VR ele é bastante borrado (o famoso blurry), e decepciona um pouco à primeira vista. Após algum tempo jogando nos acostumamos com a atmosfera e se torna um jogo bastante aceitável. Os fãs de Doom 3 vão adorar.

Para jogar DOOM 3 VR Edition você vai precisar de um Dualshock 4 ou o Aim Controller, se você estiver jogando em um PS5 precisará do Dualshock 4 pois esse jogo usa a barra de luz do controle, os controles MOVE não funcionam para esse game.

Jogando com o Dualshock 4 a barra de luz do controle precisa ficar mirada na PS Camera, pois a mira da arma é feita movimentando o controle na direção que você quer atirar, um exemplo é o jogo Farpoint que usa esse mesmo recurso para quem não tem o Aim Controller. Mas na minha opinião, o melhor esquema de mira que existe para esse tipo de jogo seria o mesmo de Resident Evil 7, onde miramos usando o movimento da nossa cabeça.

DOOM 3 VR Edition

O Aim Controller com certeza é a melhor opção para se jogar, a movimentação se torna fluída, a mira se torna perfeita e a sensação de quando pegamos a shotgun pela primeira vez no jogo é sensacional.

O som do jogo achei um pouco fraco em relação a outros títulos de VR que já joguei, talvez por também ser de 2004 e não terem remasterizado, alguns sustos e barulhos fiquem meio sem graça se esse recurso não for bem otimizado. O idioma do jogo é todo em inglês e não há legendas de qualquer tipo, e isso pode dificultar a vida de algumas pessoas que não são acostumadas com as falas em inglês, mas que se virariam bem se houvesse alguma legenda.

Um dos pontos que mais me irritaram enquanto eu jogava com certeza foram as telas de save que aparecem do nada quebrando totalmente a imersão, pois dão uma pequena pausa no jogo, além disso a transição das cutscenes também quebra a imersão, pois saímos do modo VR e começamos a ver a flat screen na nossa frente como se fosse um cinema, logo que acaba “entramos” de volta na cabeça do nosso personagem.

Com o preço de R$ 99,50 na PSN brasileira, mesmo que DOOM 3 VR Edition pareça feio e datado, com certeza é um ótimo jogo de tiro com elementos de terror e suspense que vale a pena ter em sua biblioteca de jogos.

Confira neste vídeo o início de DOOM 3 VR Edition em Live:

DOOM 3 VR Edition

7.8

Nota

7.8/10

Positivos

  • Atmosfera de terror e suspense
  • Aceita o Aim Controller
  • Diversão garantida para quem ama Doom
  • Preço baixo (R$ 99,50 até o fechamento dessa análise)

Negativos

  • Gráficos um pouco borrados (efeito blurry)
  • Som sem remasterização
  • Apenas idioma inglês e sem legenda alguma
  • Telas de Save e custscenes que quebram a imersão
Botão Voltar ao topo