AnálisesCultura PopFilmesHardwareMobileMúsicaNintendoPCPlayStationXbox

LG UltraGear Gaming Speaker – Boa qualidade e bastante versátil | Análise

O produto transparece qualidade em todos os sentidos, mas algumas escolhas foram estranhas

Aparelho cedido pela LG do Brasil


Lançada recentemente no mercado nacional, a caixa de som gamer LG UltraGear promete muita qualidade e facilidade aos jogadores, mas será que ela entrega de verdade aquilo que promete? Fica abaixo ou excede as expectativas, vamos dissertar mais sobre o modelo abaixo, mas primeiro, vamos conferir suas especificações.

A LG UltraGear Gaming Speaker é um produto relativamente compacto, de construção bastante solida e que transparece qualidade, os plásticos usados tem boa textura ao toque e não existem falhas aparentes na montagem do modelo, ao menos não nesse que recebemos para revisão, ela tem 37,5 cm de largura, 10,5 cm de profundidade e 7,65 cm de altura, com seu formato trapezoidal ela encaixa perfeitamente na base dos novos monitores da empresa, mas também é bastante fácil adaptá-la a outros setups, seu peso é de 1,6Kg já contabilizando a bateria integrada de 2600 mAh, ela conta com dois canais de som, tendo duas unidades woofer de 2 polegadas e dois tweeter de 20mm, seu painel frontal conta com radiador e iluminação full RGB. Acima estão os controles locais com botões iluminados de liga/desliga, conexões e ativar fones de ouvido, ao centro está o botão do microfone integrado e uma roda de volume, já a direita estão os botões de modos de equalização. Na parte traseira a LG UltraGear é bem servida de conexões, contando com saída para fones de ouvido em formato P2, entrada USB Tipo-C, entrada Óptica, saída auxiliar e conector de energia, além é claro, de Bluetooth.

LG UltraGear Gaming Speaker
O modelo oferece as conexões bem organizadas no painel trazeiro

O modelo ainda conta com recursos como DTS, Hi-Fi Quad DAC, 3D Gaming Sound e modos de equalização pré-definidos com o uso de um algoritmo especial, um para jogos FPS que distribui o som a modo de ajudar o jogador a localizar melhor os oponentes e outro mais amplo chamado de RTS, que ajusta os níveis de som de acordo com o jogo. Esses dois modos estão disponíveis com botões dedicados na parte superior do modelo, além de um terceiro botão que por padrão ativa um modo chamado de EQ. Sound Boost, que deixa o som mais denso, encorpado, mas esse modo também ativa modelos de equalização personalizaveis.

Todas as principais configurações são feitas pelo aplicativo LG XBOOM disponível para Android e iOS, dentro dele você pode ativar a saída para os fones de ouvido, ligar e desligar o microfone, escolher a fonte de reprodução, seja Bluetooth, USB ou Óptica, ajustar o volume, escolher entre os modos de equalização, inclusive criando e salvando padrões customizados, ajustes na iluminação usando um arco de cores, incluindo controle da luminosidade entre outras configurações. O pareamento com o celular é feito de forma bastante simples e não difere em nada com outros aparelhos que tem essa função.

Um ponto importante, a LG UltraGear Gaming Speaker é primariamente pensada para ser posicionada entre o monitor e o teclado do jogador, esse detalhe é bastante importante por dois motivos, primeiro que o 3D Gaming Sound gerado por ela tem a intenção de proporcionar um som parecido ao que encontramos em bons fones de ouvido, com aquela capacidade espacial 3D, e segundo, por contar com um microfone integrado, que funciona bem, mas dependendo do seu nível de distancia ele conta de série com efeito “ao vivo no galpão”, sim, apesar dele suprimir muito do som ambiente ocasionalmente ele ainda vai dar aquele efeito espacial estranho se você estiver além da distância adequada dele.

Em jogo a caixa é boa, ela da sim um efeito diferenciado, mas o peso dos woofers só aparecem com o volume mais alto, o que eu vejo como natural dado o sem tamanho, não da para esperar que ela tenha muita potência em graves com woofers tão pequenos em baixo volume. Conectada ao PC via USB a LG UltraGear é capaz de receber máxima qualidade vinda dos programas, sejam eles jogos, música, filmes ou séries, ficando notável o ganho de qualidade que o modelo da a esses usos e o jogador ainda tem a opção de mudar os modos de equalização entre FTS, RTS, EQ. Sound Boost e Cinema, além de criar o seu próprio… mas apenas pelo aplicativo no celular. Sim meus caros, a caixa de som está plugada ao seu PC e você não é capaz de operar nada nela além dos controles básicos do som pelo sistema operacional, é verdade que ela tem botões físicos que estão próximos o bastante, mas ainda assim, algumas coisas não podem ser ajustadas sem o uso do aplicativo móvel, para mim, um erro grave, quer mudar o RGB? Aplicativo do celular, quer escolher alguma equalização diferenciada? Aplicativo do celular…

LG UltraGear Gaming Speaker
O modo de equalização RTS funciona bem para a maioria dos estilos de jogos

Tudo de mais importante é feito por lá, não importa se ela está conectada a qualquer outra fonte, o aplicativo de celular é o seu ponto principal de controle, se você estiver usando-a em qualquer situação fora do PC eu até acho ok, mas conectado ao computador não acho aceitável.

Falando em demais usos, a LG UltraGear é um aparelho bastante versátil, pela conexão Bluetooth ela é capaz de atender chamadas de telefone, uma vez que ela conta com microfone, esse recurso também é funcional com Assistentes do Google, Alexa e Siri. Outros aparelhos também podem se conectar a ela desse modo, aparelhos de TV com Bluetooth Áudio podem usá-la como uma pequena soundbar, o Nintendo Switch também é capaz de se conectar ao modelo facilmente, como se fosse qualquer outro fone de ouvido, no meu teste o PlayStation 5 foi capaz de localiza-la mas não se conectou dessa forma e o Xbox Series X não achou ela entre os dispositivos Bluetooth.

LG UltraGear Gaming Speaker
A LG UltraGear Gaming Speaker pode ser usada como seu Hub para conectar os consoles, pc e assistente virtual

Nas especificações a LG indica que a porta Óptica presente no modelo deve ser usada para os consoles que possuem essa saída e isso é verdade, porém, tanto Sony como Microsoft decidiram remover isso de seus consoles de nova geração, consoles como o PS4 Fat, PS4 Pro, Xbox One, Xbox One S e Xbox One X possuem essa saída que é chamada de S/PDIF, o PS4 Slim não tem e assim como ele os consoles PS5 e Xbox Series X|S também não possuem mais ela, eles utilizam a porta HDMI para tal uso, mas é possível contornar isso usando a porta S/PDIF que existe nas TVs, a conexão é bem simples, você precisa de um cabo Óptico Toslink, uma ponta na TV e outra na LG UltraGear, basta selecionar a entrada Óptica na caixa, o indicativo de conexão vai ficar vermelho, fazer as configurações de saída de áudio na TV e pronto. Nos consoles é recomendável indicar que o som está sendo enviado para uma caixa de som ou soundbar, pode não parecer, mas é imediata a mudança sonora quando isso é feito, infelizmente o PS5 desliga o efeito 3D que ele manda para a TV, não sei dizer até que ponto isso impacta nesse recurso do console, mas da para notar uma mudança.

Nos consoles PS4 e PS5 também é possível usar a conexão USB, mas para tal é necessário desativar a opção DAC 2.0 no aplicativo móvel, reiniciar a caixa e dai conectá-la aos consoles, não é a melhor opção, mas também funciona. Em todos esses usos o aplicativo móvel é bastante útil, uma vez que naturalmente nos consoles o jogador costuma estar um pouco mais longe e com isso para controlar a caixa é necessário um “controle remoto”, função feita pelo app do celular, um detalhe interessante é que por essa natureza o aparelho aceita duas conexões Bluetooth simultâneas, por exemplo, o som vindo do Nintendo Switch e o controle vindo pelo app do celular ambos conectado a ela por Bluetooth. Em contrapartida, quando o telefone está nesse modo é possível que você não note que ele está recebendo uma chamada, então lembre-se de indicar ao aparelho para que o som não seja enviado para a caixa, porque se ele estiver controlando-a e a caixa estiver com a conexão em USB ou Óptica ela não vai receber a chamada.

LG UltraGear Gaming Speaker
Modelo tem visual agressivo e radiador com iluminação RGB

Visualmente o aparelho é bonito e imponente, como citei antes ele tem boa construção, parece sólido, todos os botões de cima tem iluminação led, o botão de liga/desliga mostra o estado da bateria por diferenças de cores, o botão de conexões apresenta branco para USB, vermelho para Óptico e o esperado azul para o Bluetooth e quando o microfone está ativado ele acende em verde. Na parte da frente a iluminação RGB ilumina o radiador de cima para baixo e acende o logo UG (UltraGear) na frente do aparelho, na parte de trás ela possui uma tampinha que esconde as conexões caso você decida leva-la para algum lugar, afinal, sua bateria aguenta aí umas boas 4h ou mais de uso com som e iluminação moderados.

Alguns pontos da LG UltraGear Gaming Speaker me deixaram um pouco confuso e sem entender as escolhas da empresa, o primeiro deles eu indiquei lá em cima quando disse que acho inaceitável um produto como este não ter um aplicativo nativo para o PC, além deste existem outros dois, o segundo é de que o aparelho não possui conexão Wi-fi, dessa forma ele fica de fora dos dispositivos de casa inteligente da própria empresa, tanto que o aplicativo LG ThinQ que tenho no celular só encontra outros aparelhos aqui em casa, mas não a UltraGear Gaming Speaker, e terceiro, como assim não existe nenhum modo de operação da iluminação RPG que não seja o estático? Pulsar, wave, sequencial, nada.. nem mesmo um modo que reage ao som da música ou ao que está tocando nela no momento, LG vamos atualizar isso e incluir pelo menos essa simples função, até mesmo Smart Lâmpadas de R$ 50,00 fazem isso.

Pesando os prós e contras posso dizer que a LG UltraGear faz muitas coisas, ela é bastante versátil, eu vejo nesse produto ao menos cinco utilidades, ela é uma caixa de som com microfone no PC, uma mini soundbar para a TV e consoles, funciona bem como uma caixa de som Bluetooth que pode ser levada para alguns lugares ou até mesmo ser ligada por USB no notebook, ela funciona com a sua assistente virtual preferida e ainda oferece uma qualidade muito boa em fones de ouvido graças ao recurso DTS: X, mas ao mesmo tempo, se você já tem algum aparelho que faça muito bem qualquer uma dessas situações ela começa a perder pontos e junto disso seu preço não é assim muito convidativo. Levando isso em consideração eu creio que a LG UltraGear Gaming Speaker é uma boa escolha para aqueles onde ela vai suprir ao menos mais de um desses itens citados acima, ela de fato não substitui nenhum outro que já faça algum deles, mas agrega muitas funções num produto só, trazendo certa facilidade e comodidade ao jogador, só fique atento a possíveis promoções em seu preço e LG, vamos incluir mais funções nesse app né?

LG UltraGear Gaming Speaker

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Boa construção e solidez
  • Qualidade sonora é boa pelo tamanho
  • Muita versatilidade de conexões
  • PC, Xbox, PlayStation, Switch, Celular... tudo numa só caixa
  • Bateria integrada

Negativos

  • Aplicativo não extrai tudo que poderia dela
  • Não conta com app para PC
  • O preço é um pouco salgado

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo