AnálisesNintendoPC

Gamedec – O que acontece no mundo virtual, não fica só no mundo virtual | Análise

Analisado no Nintendo Switch


Gamedec é um jogo premiado e bem conceituado pela crítica especializada, é um RPG sem combates, lançado pela Anshar Studios em parceria com a Untold Tales e disponibilizado no Nintendo Switch no dia 1 de julho. Neste jogo, o mundo real e o virtual se encontram em um contexto futurista, onde o protagonista é um gamedec, ou detetive do mundo dos games, e sua missão é solucionar crimes coletando pistas em ambas as realidades.

Baseado nos RPGs de mesa, onde problemas podem ser resolvidos através de vários ângulos diferentes, Gamedec aposta em uma mecânica adaptativa e contínua na qual cada ação do protagonista desdobra pedaços específicos da história, além de desenvolver de forma direcionada as habilidades do nosso detetive. Desde os primeiros diálogos, nos é fornecida uma gama de respostas aos questionamentos dos NPCs. Você pode ser profissional, apelar pro lado emocional, ser estrategista, ou tomar outras várias decisões e com isso, conseguir (ou não) cumprir missões. Além disso, o desenvolvimento das suas habilidades depende de como você interage com os problemas. Assim, traços como empatia, pacifismo, confiança e espontaneidade acabam sendo levados em consideração no cumprimento das suas tarefas, já que os NPCs reagem de forma dinâmica às suas respostas. Dessa maneira, resolver os crimes pode ser mais ou menos difícil dependendo de como você aborda os personagens, que podem facilmente te entregar uma informação valiosa ou então enrolar até achar que você é confiável.

O ambiente de “gamedec” oscila entre realium e virtualium, os mundos real e virtual, respectivamente. Para solucionar os crimes para os quais você foi contratado, será necessário coletar pistas nas duas “realidades” interagindo com familiares, amigos ou conhecidos no mundo real ou no mundo virtual, sendo este último, composto em Gamedec por jogos altamente imersivos, onde você sempre acaba encontrando os elementos do crime.  Dessa forma, a ambientação de “gamedec” é bastante variada já que cada jogo no qual você deve coletar as pistas te oferece um mundo completamente diferente.

O início do jogo é bastante confuso, já que muitas informações são fornecidas a você de modo pouco amigável. Além disso, o controle do Switch de alguma forma parece não combinar com a proposta do jogo, tornando a experiência um pouco caótica. Ainda assim, uma vez entendido o funcionamento e a progressão das habilidades do protagonista, a história começa a fluir e a gente fica bem curioso em como os NPCs vão reagir às diferentes opções de interação disponíveis.

De modo geral, este jogo é do tipo “ame ou odeie”.  Então a pergunta aqui não é “esse jogo é bom?”, mas sim “esse jogo é pra você?”. Isso porque fica nítido o direcionamento para um publico alvo muito específico. Trata-se de um jogo com uma quantidade avassaladora de textos (o que já elimina aqueles que ficam ansiosos e querem compulsivamente apertar o botão A quando letras começam a aparecer na tela).  Além disso, são citados frequentemente vários termos atualmente usados em jogos e em ambientes virtuais de forma geral, assim quem está um pouco desatualizado com o vocabulário vai acabar se frustrando.  No mais, também não há tradução para o português (as opções mais amigáveis são inglês e espanhol) e mesmo sendo fluente em inglês, o jogador possivelmente fica ainda mais cansado devido aos textos longos e de vocabulário de nicho. Não podemos ignorar também o fato de que partes do jogo são bastante sombrias e com conteúdo não indicado para menores – o jogo é indicado para players a partir de 16 anos. Um exemplo disso é a primeira “fase” ser chamada de twisted and perverted street, um jogo onde os usuários são transportados a uma realidade onde tudo acontece, se é que você me entende. Resumindo, apesar de Gamedec ser um jogo bastante imersivo e quase poder ser comparado a um livro absolutamente interativo, acaba esbarrando em muitos muros que impedem que o jogador casual aproveite a sua experiência de forma plena.

Com relação ao preço, atualmente o jogo está em promoção por R$ 89,40, sendo R$ 149,00 o preço base. Me parece um preço justo pelo conjunto da obra, pelo menos se você acha que Gamedec tem elementos que te prendem à experiência oferecida. Há originalidade, bastante conteúdo e jogabilidade diferenciada. No entanto, se você tem problemas com textos longos em jogos, definitivamente Gamedec será bastante frustrante e o preço, mesmo reduzido por promoções, vai se mostrar bastante salgado.

Gamedec

7.5

Nota

7.5/10

Positivos

  • Diálogos bem construídos
  • Jogo adaptativo
  • Alto fator replay
  • Temática original

Negativos

  • Tutorial confuso
  • Jogabilidade cansativa
  • Falta de tradução para o português do Brasil
  • Personagens pouco carismáticos

Vlademir Vitaliano

Químico de formação, com doutorado em engenharia da nanotecnologia. Meu primeiro videogame foi um Mega Drive, através do qual me apaixonei pelos jogos mais casuais, sejam eles de aventura, luta ou corrida. Atualmente sou fã da Nintendo e suas "Nintendices".
Botão Voltar ao topo