Mini Metro 10 Year Miniversary – Lisboa, Varsóvia e Tóquio chegam para a festa | Análise
Mini Metro é um jogo viciante e divertido, que mistura simulação, estratégia e criatividade
Analisado no PC
Mini Metro é um jogo de simulação e estratégia que desafia você a projetar um mapa de metrô para uma cidade em crescimento. O jogo foi desenvolvido e publicado pelo estúdio indie Dinosaur Polo Club, e lançado em novembro de 2015 para PC, Mac, Ubuntu, iOS e Android, chegando posteriormente aos consoles Nintendo Switch e PlayStation 4. Mini Metro é um jogo original, que não faz parte de nenhuma franquia ou sequência.
Em Mini Metro você é o responsável por criar e gerenciar as linhas de metrô de diferentes cidades do mundo, como Londres, Paris, Nova York, São Paulo, entre outras. Cada cidade tem um tema de cores, um conjunto de obstáculos e um ritmo próprio.
O seu objetivo é atender à demanda dos passageiros, que aparecem nas estações com símbolos que indicam o seu destino. Você deve desenhar as linhas entre as estações e iniciar os trens em movimento. À medida que novas estações são abertas, você deve redesenhar as linhas para mantê-las eficientes. Você também deve decidir onde usar seus recursos limitados, como trens extras, vagões adicionais ou túneis para atravessar rios. O jogo termina quando uma estação fica superlotada por muito tempo, causando o colapso do sistema.
O game é fácil de aprender, mas difícil de dominar. Você controla tudo com o mouse, controle ou toque, dependendo da plataforma que você está jogando. Você pode desenhar as linhas entre as estações arrastando o cursor ou o dedo sobre elas, podendo apagar ou modificar as linhas. Você pode pausar o jogo a qualquer momento para planejar as suas ações com calma ou acelerar e desacelerar o tempo para ajustar a dificuldade.
• Confira nossa análise de Mini Motorway 10 Year Miniversary clicando aqui
A atualização de 10 anos de Mini Metro, não adiciona nenhuma mecânica nova ao game, mas sim três novos mapas esperados pela comunidade, sendo esses: Lisboa, Varsóvia e Tóquio.
Com mais de duas dúzias de cidades reais para você explorar, cada uma com suas características e desafios próprios, o crescimento da cidade é aleatório, fazendo cada partida ser diferente da anterior. Uma estratégia que funcionou bem no último jogo pode não ajudar você no próximo.
Mini Metro tem um estilo gráfico minimalista e elegante, que combina com a proposta do jogo. Os gráficos são simples, mas funcionais e agradáveis aos olhos. As cores são vibrantes e contrastantes, facilitando a identificação das linhas e das estações.
O jogo não tem problemas de performance ou bugs graves, rodando de forma fluida e estável na maioria das plataformas. O jogo também tem opções para modos noturno e daltônico, para melhorar a acessibilidade e a experiência dos jogadores.
A trilha sonora de Mini Metro é composta por uma música ambiente gerada pelo seu sistema de metrô, criada pelo músico Disasterpeace. A música é relaxante e hipnótica, criando uma atmosfera de imersão e concentração. Os efeitos sonoros são discretos e realistas, como o som dos trens, das estações e dos passageiros.
Mini Metro é um jogo viciante e divertido, que mistura simulação, estratégia e criatividade, que merece ser jogado por todos os amantes de jogos de simulação e estratégia, ou por quem simplesmente quer se divertir com um jogo original e cativante.