AnálisesPCPlayStationXbox

TEKKEN 8 – É absurdo, espalhafatoso e isso é ótimo! | Análise

TEKKEN 8 empolga, diverte e vale cada centavo!

Analisado no PlayStation 5


TEKKEN 8 chegou com os dois pés no peito de 2024, trazendo o que muita gente estava esperando desde Tekken 7. Um modo história que dá sequência aos últimos acontecimentos e claro, melhorias em jogabilidade e aspectos visuais. Neste novo título, a Bandai Namco sugere uma ordem para explorarmos o jogo e ela é assim: Modo História – Episódios dos Personagens – Arcade Quest e Online.

Mantendo o interesse dos jogadores, TEKKEN 8 não apela para modos de jogo repetitivos com milhões de missões e lutas sem fim. Ele foca justamente em oferecer dicas e formas de aproveitar o jogo, utilizando todas as mecânicas disponíveis. Essa identidade firme e inabalável presente em Tekken 8 faz com que ele consiga se manter no nível de Mortal Kombat 1 e Street Fighter 6. O acolhimento que a franquia faz com o absurdo se manifesta de forma positiva, utilizando toda a proposta de contrassenso e seu favor, utilizando ferramentas frenéticas que viciam e promovem mais densidade ao material proposto.

TEKKEN 8

TEKKEN 8 possui legendas e menus localizados em Português-BR, porém, segue sem dublagem, porque de acordo com o raciocínio da franquia, todos os personagens são poliglotas, uma vez que eles falam entre si em idiomas distintos e se entendem. Na nova história, seguimos a jornada de Jin contra Kazuya, que frente a ausência de Heihachi, está aproveitando para usar o Devil Gene para matar e dominar tudo o que cruza seu caminho. Toda essa trama é apresenta de forma clichêzuda e absurda. Uma narrativa tão excêntrica, que beira o cafona, invocando todo o drama que vemos em Animes exagerados.

A história é fiel a identidade do jogo de diversas formas. Ela é contada com cenas épicas, de tirar o fôlego, algo jamais visto na franquia anteriormente. É tudo muito rápido. As coisas acontecem porque tem que acontecer e quando você se dá conta, acabou. Alguns podem odiar ou amar e isso é muito agridoce, levantando pautas subjetivas. Mas confesso que senti que poderia ter mais coisa ali. Acompanhar toda a lavagem de roupa suja entre Jin e Kazuya é prazeroso demais. A premissa é brega e permeia o abismo do ridículo com monólogos tristes e profundos durante as lutas, o que para alguns pode ser entediante, já para mim foi algo hipnotizante, os conflitos eram tão absurdamente exagerados, que eu queria continuar assistindo só pra saber o que mais viria pela frente.

TEKKEN 8

Além do modo história, temos os episódios de personagens que funcionam tradicionalmente como Arcades. Os personagens seguem uma linha de batalhas que ao final, apresentam uma cena animada concluindo o arco de cada personagem. Isso é muito fiel a essência de Tekken, onde temos finais sérios e outros mais cômicos, algo que sempre esteve presente na franquia.  Tekken sempre foi sobre barulho e porradaria frenética e TEKKEN 8 segue o fluxo de maneira empolgante, seja a nível competitivo ou apenas para jogadores casuais.

Trazendo 32 personagens disponíveis no hall de personalidades do game, já temos um vislumbre de quantidade e qualidade à nossa disposição. São lutadores distintos e amados, com golpes diversos, estilos de luta e roupas diferentes. Apesar de muitos serem familiares da franquia, você ainda sente vontade de testar um por um que embora não tenham grandes novidades no que diz respeito a jogabilidade, ainda possuímos uma execução precisa em combates dinâmicos, com controles simples e fáceis de entender, mas que ainda apresentam certa complexidade durante a aplicação de combos. A estranheza do jogo faz parte de um apelo específico para manter o interesse do público, mas a solidez de mecânicas eficientes torna o jogo ainda mais atrativo.

Para finalizar, TEKKEN 8 acerta em mesclar o passado com o futuro em um jogo mais robusto, que acompanha as tendências contemporâneas, ofertando gráficos exuberantes que encorpam a estética do game. É uma proposta evolutiva que preconiza conquistar novos fãs, sem abandonar os veteranos saudosistas que acompanham a franquia desde 1995. Todo o espectro de insanidades se torna satisfatório e agradável, seja em modo campanha, Online ou competitivo com amigos. TEKKEN 8 empolga, diverte e vale cada centavo!

TEKKEN 8

9.5

Nota

9.5/10

Positivos

  • Gráficos
  • Localização em Pt-Br
  • História
  • Jogabilidade

Negativos

  • Modo história é curto

Thiago Richeliê

Um otimista cauteloso que sofre influências da desastrosa Lei de Murphy! Fisioterapeuta, amante de Games, o louco das Séries, apaixonado por Filmes e que chora ouvindo Músicas.
Botão Voltar ao topo