AnálisesPCPlayStationXbox

Warhammer 40,000: Space Marine 2 – Feito para fãs, tem potencial, mas falta conteúdo | Análise

O jogo foi desenvolvido na Swarm Engine, o mesmo motor utilizado em World War Z que trazia até 500 inimigos na tela.

Analisado no PC


Warhammer 40,000: Space Marine 2 é um jogo de ação e aventura desenvolvido pela Saber Interactive e distribuído pela Focus Entertainment. O título está com data de lançamento esperada para hoje, 09/09/2024 com versões para as plataformas PC, PlayStation 5 e Xbox Series.

Sendo um dos melhores títulos baseados na temática de Warhammer 40K. Space Marine 2 é um jogo feito para fãs que só não é melhor por conta de problemas de performance, de escolhas de design e do pouco conteúdo disponível no lançamento.

Warhammer 40.000 Space Marine 2

Alguns spoilers, Space Marine 2 é a sequência de Space Marine (2011) e aqui nós iremos continuar a jornada de Demetrian Titus, o Ultramarine que no final do primeiro jogo foi condenado por heresia e forçado a pagar uma penitência. Essa sequência se passa bastante tempo à frente e Titus passou 100 anos servindo a DeathWatch (uma facção lendária de guerreiros veteranos) mas sem receber nenhum registro de suas ações por conta de sua penitência. Após os eventos iniciais, Titus passa por um procedimento e é de certa forma “renascido”, agora com sua penitência paga, ele recebe uma segunda chance retornando aos Ultramarines, mas perdendo sua patente de capitão e assumindo o posto de tenente.

A trama é contada através de 12 missões, sendo 6 principais jogadas com Titus e um esquadrão pré-selecionado de Marines de forma solo ou cooperativa e as outras 6 servindo como conteúdo PVE/Co-op, podendo ser jogadas no decorrer da história ou após completar a campanha principal. No geral, a campanha é curta e cada uma das seis missões principais pode ser completada em uma média de 40 minutos a pouco mais de uma hora cada, com o tempo aumentando conforme a dificuldade escolhida. Nós jogamos no modo normal e conseguimos concluir toda a campanha principal em 7 horas, explorando todos os mapas e coletando todos os logs, as missões extras também tem duração similar às da campanha principal e no geral temos uma média de 12 a 14 horas de conteúdo único.

Warhammer 40.000 Space Marine 2

Space Marine 2 tem um aspecto de design oldschool e além da campanha com baixa duração, algo similar à de antigos jogos do gênero, a jogabilidade aqui também não inova e temos um conjunto que apenas moderniza os aspectos do primeiro jogo. Essa aventura é jogada em mapas lineares com exploração limitada a salas adjacentes com recursos escondidos e eventos pré-determinados, tudo no estilo de jogos de gerações passadas. O combate é uma mistura de tiro em terceira pessoa e corpo a corpo, com ênfase em bloqueios e esquivas perfeitas para desestabilizar os inimigos, além de eliminações utilizadas para restaurar a armadura.

Ao invés dos Orks e forças do Chaos do primeiro jogo, nesta sequência nós iremos enfrentar os xenos Tyranids e novamente as forças do Chaos. A dinâmica de jogo segue o típico padrão de enfrentar ondas de hordas de pequenos inimigos acompanhados por um ou dois de porte médio, para assim avançar no mapa até alcançar o próximo ponto, onde temos mini chefes e chefes acompanhados de inimigos médios. Sim, o jogo é repetitivo e não temos muita variação, as seis operações do modo PVE tem mapas e objetivos principais fixos, variando apenas em quantidade, tipos e locais de inimigos e recursos. O modo PVP também traz uma experiência tradicional 6×6 com apenas três modos de jogo sendo eles, aniquilação, controle de território e um modo no estilo king of the hill com o ponto de controle alternando no mapa, apesar de interessantes eles também são limitados, mas falaremos disso mais a seguir.

Warhammer 40.000 Space Marine 2

O jogo foi desenvolvido na Swarm Engine, o mesmo motor utilizado em World War Z que trazia até 500 inimigos na tela. Space Marine 2 também segue esse mesmo conceito e temos ondas com dezenas e até centenas de inimigos, contudo mesmo no controle desses super guerreiros, aqui você nunca irá se sentir realmente forte. Infelizmente existem problemas de balanceamento e escolhas de design que afetam a jogatina e tiram um pouco da diversão, como por exemplo, a maior parte dos inimigos aqui são verdadeiras esponjas de balas e as armas não passam a impressão de serem poderosas, pois apesar do alto calibre elas causam pouco dano, tem recarga lenta, possuem pouca munição e não temos muitas caixas e recursos no cenário.

Com as armas fracas o jeito é partir para a “porrada” e apesar de termos várias animações de finalização, o combate corpo a corpo não consegue passar a impressão de peso, assim na maior parte do tempo você não sente que está acertando e conectando os ataques. O sistema aqui é baseado no velho conceito de defesa ou esquiva perfeita, feitos para desestabilizar os inimigos e te dar vantagem, contudo no atual estado, ao se optar pelo corpo a corpo assumimos um alto risco com pouco benefício, pois as caixas de dano estão inconsistentes e você nunca sabe o tempo correto para esquivar ou se defender. Para piorar este aspecto, temos uma AI que quase sempre tem a vantagem para se defender de ataques carregados, além de ser comum o personagem ser interrompido por inimigos menores e até ataques simples de longa distância que quebram nossas sequências.

Warhammer 40.000 Space Marine 2
Warhammer 40.000 Space Marine 2

Além dos inimigos serem esponjas e do combate corpo a corpo ser inconsistente e pouco recompensador, os Marines no geral são fracos e embora o jogador precise gastar um carregador inteiro para desestabilizar um inimigo, bastam um ou dois ataques para quebrar a nossa armadura e poucos mais para derrubar o nosso guerreiro. Esse aspecto afeta todas as classes e não existe nenhuma combinação que você realmente se sente forte, por este motivo jogar em dificuldades mais altas é receita para mais frustração do que diversão, fator este que pode ser corrigido com atualizações.

As inconsistências e questionáveis escolhas de design não param por aqui e existem limitações de classes impostas para os modos PVE e PVP. O jogo traz seis classes diferentes que precisam ser evoluídas através de XP, mas não espere jogar com sua classe preferida, pois as operações PVE são limitadas a um esquadrão de três jogadores de classes únicas, ou seja, não é possível jogar com classes repetidas e dependendo da composição alguém será forçado a trocar de classe ou terá de abandonar a partida. Essa limitação no PVE não faz sentido algum, visto que este modo é focado em diversão e se você não tiver um esquadrão fixo prepare-se para muita frustração, esta que é piorada pelo sistema de kick que pode ser abusado pelo host da operação.

Warhammer 40.000 Space Marine 2

Os modos PVP consistem em partidas 6×6 e aqui nós temos uma limitação de apenas 2 classes iguais por time. Essa decisão faz sentido para tentar balancear este modo de jogo, mas ela também acaba se tornando um problema, visto que a falta de boa vontade/camaradagem de um jogador pode acabar travando o lobby, ao este decidir não trocar de classe para atender a limitação. O PVP também sofre com problemas de spawns, com o típico spawn kill sendo algo comum e o balanceamento de classes não está dos melhores, com algumas focadas em corpo a corpo tendo certas desvantagens por conta do estado do sistema neste lançamento.

Se por um lado a experiência sofre com inconsistências e questionáveis escolhas de design, por outro temos uma ambientação para deixar qualquer fã de 40K querendo mais. Tudo aqui está muito bem feito e bastante fiel, os cenários são lineares mas todos foram bem construídos e trazem vários detalhes com uma atmosfera que retrata o conflito eterno com sessões que incluem combate no plano de fundo com muita ação e destruição. A quem diga que a maior parte da diversão de Warhammer não é jogar e sim construir e colecionar as miniaturas e Space Marine 2 chega com um sistema de customização de personagens bastante rico com itens, símbolos e cores das principais facções para você liberar e customizar cada um dos personagens como quiser. A trilha sonora também foi muito bem feita, com faixas para embalar a jogatina e várias frases de efeito que os Marines falam aleatoriamente contribuindo ainda mais para a imersão.

Warhammer 40,000 Space Marine 2

Os belos gráficos vêm acompanhados de problemas de otimização e infelizmente este é mais um jogo que utiliza os recursos de upscaling como muleta para alcançar os 60 quadros. Os requisitos são altos e para jogar a 60 quadros em 1080p com qualidade alta são necessários um processador mais atual de 8 núcleos e uma RTX3070 ou equivalente, nós jogamos com um Ryzen 7 5700X combinado com uma RX6750XT e com esse conjunto foi possível jogar em qualidade alta a uma média de 80 quadros com FSR em qualidade a 1080p, ou seja, se você tiver uma máquina mais modesta será necessário abaixar a qualidade gráfica e abusar mais dos recursos de upscaling.

Mesmo com quadros constantes as quedas de quadros aconteceram, mas estas estão mais presentes em locais específicos, como por exemplo, existe uma sala na última missão onde os quadros caíram para a média de 40, mas ao passar deste local tudo voltou a ficar estável. Infelizmente os recursos de upscaling não estão bem implementados e tanto o DLSS quanto o FSR quando ativados deixam o jogo com um aspecto um pouco embaçado que fica mais acentuado durante o combate contra vários inimigos, os desenvolvedores estão cientes deste problema e nos informaram que o patch day one de lançamento trará várias correções.

Apesar dos problemas encontrados e do pouco conteúdo, no geral Space Marine 2 traz uma experiência positiva e com muito potencial. O jogo é divertido e a jogatina fica melhor ainda em co-op com amigos, além disso seu sistema de DLC não é predatório, sendo que todo conteúdo de temporada relacionado a missões e modos de jogo virá de forma gratuita para todos que comprarem o jogo e a monetização será feita somente sobre cosméticos, com as versões Gold e Ultra trazendo pacotes cosméticos baseados nas diversas facções que não estão presentes no lançamento.

No final, Warhammer 40,000: Space Marine 2 é uma sequência que com certeza irá agradar aos fãs da franquia, o jogo tem potencial, mas sua experiência infelizmente é afetada pelo pouco conteúdo, pelo desbalanceamento e pelas decisões de design, estes que tendem a melhorar através atualizações com um roadmap que confirma novas missões e modos de jogo que podem ser acompanhados de possíveis correções. O preço cobrado é um pouco salgado e por conta do estado atual eu prefiro recomendá-lo somente para fãs ou para quem procura por um jogo co-op para jogar com amigos, do contrário é melhor esperar por atualizações ou por uma promoção.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay de Warhammer 40.000: Space Marine 2:

Warhammer 40,000: Space Marine 2

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Gráficos
  • Customização de personagens
  • Coop divertido

Negativos

  • Pouco conteúdo
  • Falta balanceamento
  • Questionáveis escolhas de design

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo