
Sony realiza demissões na Visual Arts e suporte na Malásia
Desenvolvedores afetados incluem veteranos com décadas de experiência.
A Sony realizou uma série de demissões em seus estúdios na Visual Arts e de suporte na Malásia, afetando um número significativo de desenvolvedores, incluindo veteranos com décadas de experiência.
Impacto nas equipes de Visual Arts e suporte
Na segunda-feira, a ex-gerente de projetos do PlayStation Visual Arts, Abby LeMaster, postou uma mensagem no LinkedIn informando que “muitas” pessoas do grupo de Visual Arts perderam seus empregos naquele dia.
“Foi difícil acordar com mensagens de que muitos amigos e ex-colegas da PSVA foram demitidos esta manhã,” disse LeMaster, que agora trabalha na Riot Games. “As demissões hoje foram duras. A PSVA dispensou desenvolvedores com décadas de experiência, talento que será extraordinariamente difícil de recuperar. Esta indústria pode ser imprevisível, mas a habilidade, experiência e paixão das pessoas com quem trabalhei na PSVA são inegáveis.”
Embora LeMaster não tenha especificado quantas pessoas foram afetadas, uma fonte familiarizada com a situação informou ao Kotaku que os cortes foram “generalizados”. Embora algumas demissões estivessem relacionadas a projetos recentemente cancelados – como o jogo de serviço ao vivo do Bend Studio – as demissões foram além disso.
Estúdios afetados
O estúdio de Visual Arts, localizado em San Diego, apoia outros estúdios de primeira linha da Sony com arte, animação e assistência técnica, além de colaborar com terceiros em jogos, filmes e programas de TV.
Além disso, o estúdio de suporte da PlayStation Studios Malaysia, fundado em 2020 para trabalhar ao lado da equipe de Visual Arts, também foi afetado pelas demissões.
Em uma postagem no LinkedIn, o gerente sênior de projetos da PlayStation Studios Malaysia, Johann Mahfoor, afirmou que foi afetado pelas demissões:
“Foi um início de semana difícil para nós na PlayStation Studios Visual Arts. Houve uma onda de redução massiva da força de trabalho que afetou a Malásia e nossos colegas globais, e infelizmente não faço mais parte da marca.”
Contexto e histórico de demissões
Esta é a mais recente de uma série de demissões realizadas pela PlayStation nos últimos anos, algo que tem afetado a indústria de jogos como um todo. Há um ano, foi confirmado que o departamento de PlayStation da Sony estava demitindo cerca de 900 funcionários em todo o mundo – cerca de 8% de sua força de trabalho total.
Em janeiro, foi relatado que a Sony havia cancelado um jogo de serviço ao vivo que estava sendo desenvolvido pelo Bend Studio, bem como outro em desenvolvimento na Bluepoint Games.
Conclusão
As recentes demissões nos estúdios de Visual Arts e suporte na Malásia são um golpe significativo para a Sony e para os desenvolvedores afetados, muitos dos quais possuem décadas de experiência na indústria de jogos. Essas demissões refletem os desafios contínuos enfrentados pela indústria de jogos, incluindo o cancelamento de projetos e a necessidade de ajustes na força de trabalho.
Enquanto a Sony busca se adaptar a essas mudanças, o impacto sobre os desenvolvedores e a perda de talentos experientes será sentida profundamente. A indústria de jogos continua a ser um campo dinâmico e imprevisível, exigindo resiliência e adaptação constante.