
ESA Alerta: Tarifas de Trump ameaçam indústria de jogos nos EUA
Impacto das novas tarifas pode afetar severamente o preço de consoles e hardware de jogos.
A Entertainment Software Association (ESA), grupo comercial de videogames dos EUA, emitiu um alerta sobre os potenciais impactos negativos das tarifas comerciais impostas pelo presidente Donald Trump. As novas tarifas podem afetar seriamente a indústria de jogos, especialmente o preço de consoles e hardware.
E, o primeiro impacto já podemos sentir hoje, que fez a Nintendo adiar a pré-venda do Nintendo Switch 2 nos Estados Unidos, a fim de avaliar o impacto potencial das tarifas e das condições de mercado.
Tarifas e Impacto no Setor
Nas últimas semanas, Trump impôs tarifas a diversos países, incluindo uma tarifa significativa sobre a China, onde muitos produtos tecnológicos são fabricados. Na quarta-feira, ele introduziu uma tarifa geral de 10% sobre todas as importações, com países como China, Vietnã e Japão enfrentando tarifas ainda maiores de 54%, 46% e 24%, respectivamente.
Em uma discussão com Stephen Totilo para seu boletim informativo Game File, a vice-presidente sênior da ESA, Aubrey Quinn, destacou que o hardware de jogos, incluindo consoles, pode ser fortemente impactado por essas tarifas, dado que muitos possuem componentes de múltiplos países.
“Qualquer produto que um consumidor compraria provavelmente estará sujeito a muitas das tarifas anunciadas, todas acumuladas umas sobre as outras,” explicou Quinn.
Riscos de Retaliação e Complexidade das Cadeias de Suprimentos
Quinn também sugeriu que a situação pode piorar se os países afetados pelas tarifas responderem com suas próprias tarifas sobre os EUA. Ela alertou:
“O que ouvimos ontem não é o fim da história, nem para os Estados Unidos, nem para outros países.”
Quando questionada sobre a sugestão de Trump de que mais bens deveriam ser fabricados nos EUA, Quinn respondeu que mudanças tão amplas no processo de fabricação não podem ser feitas instantaneamente e não devem ser decididas impulsivamente.
“Acho que cada empresa, cada indústria, incluindo a de videogames, precisa pensar no que é melhor para os consumidores, para os negócios e para os funcionários,” disse ela. “As cadeias de suprimentos são complicadas e, certamente, não mudam da noite para o dia. Tudo o que é considerado ou decidido não pode ser uma reação rápida a qualquer anúncio específico.”
Impacto no Preço do Nintendo Switch 2
Hoje, um relatório do Financial Times sugeriu que o preço do Nintendo Switch 2 nos EUA, de $449.99, pode ter sido influenciado pelas tarifas comerciais de Trump. O analista de videogames japonês e fundador da Kantan Games, Serkan Toto, afirmou que acredita que a Nintendo considerou o comportamento recente de Trump ao definir o preço do Switch 2, dizendo que o valor “sugere que a Nintendo estava criando uma margem de segurança caso as tarifas afetassem as cadeias de suprimentos mais do que o esperado”.