
Diablo 4 – Impressões da Temporada 8 “O retorno de Belial” e pacote de skins Berserk | Análise
Analisado no PC
Lançada em 29/04/2025, a Temporada “O retorno de Belial” é o oitavo conteúdo adicional disponível para todos os jogadores. Assim como suas antecessoras, a oitava temporada adiciona novos itens, missões e algumas melhorias de qualidade de vida, porém o novo conteúdo é tímido e repetitivo. Lembrando que a expansão Vessel of Hatred lançada no fim do ano passado só está disponível para os pagantes e algumas novidades da temporada requerem a DLC.
Nesta nova temporada, Belial o senhor da mentira retorna para ameaçar o Santuário e para desvendar seus planos e impedi-lo, nós iremos nos unir a maga Sayeena e ao guerreiro Jarius. A campanha é simples e direta, temos poucas missões, as etapas estão travadas através do nível de reputação e você terá de fazer dezenas de Incursões da Aparição para conseguir terminar a campanha da temporada.
As Incursões da Aparição, são a nova atividade desta temporada. Elas funcionam como uma forma modificada dos eventos da Legião e trazem confrontos curtos, onde é preciso eliminar inimigos para preencher uma barra em um tempo determinado. Com a barra cheia um chefe irá aparecer, derrote-o e repita os passos algumas vezes para enfrentar uma forma de Belial, dando fim ao evento. Essas Incursões da Aparição são requeridas para aumentar o nível de reputação e assim conseguir prosseguir na campanha além de também desbloquear as recompensas, porém embora os eventos sejam rápidos, eles são extremamente enjoativos e repetitivos não agregando nada para a jogatina.
Além dos eventos de Incursões da Aparição, esta temporada também é focada nos poderes de chefe e ao derrotá-los você irá liberar o poder daquele chefe para ser utilizado. Temos 24 poderes de chefe disponíveis e é possível equipar quatro destes, sendo um principal e três funcionando como modificadores. Os poderes podem ser melhorados e para desbloqueá-los basta eliminar o chefe desejado, claro que alguns destes só podem ser liberados em dificuldade mais altas e dois estão acessíveis somente para quem tem a DLC. No geral os poderes são OK e não impressionam, dos 24 disponíveis somente cinco são realmente bons e os outros restantes acabam sendo praticamente dispensáveis.
Como uma melhoria de qualidade de vida, esta temporada modifica a forma de invocação de chefes e agora não é preciso materiais para invocar cada um deles. Para invocar um chefe, basta chegar ao local de invocação e chamá-lo para o combate, o que é um grande alívio pois caso você não sobreviva a luta, você não perde materiais. Sim, os materiais de chefe ainda existem e agora tem uma função específica que é abrir o baú de recompensas após você derrotar o chefe, sendo que a quantidade necessária varia de acordo com o chefe, lembrando que agora cada jogador precisa abrir o baú individualmente.
Uma mudança significativa nesta temporada é a alteração do sistema de jornada. No sistema antigo nós tínhamos diversas atividades disponíveis para cada nível da jornada e para subir o nível era necessário completar uma quantidade significativa destes. Agora o sistema mudou e temos menos etapas para cada nível, porém é necessário completar todos os passos para subir para o próximo nível, o que acaba sendo desanimador visto que alguns destes objetivos obrigatórios consomem tempo e não são nada divertidos de se fazer. Este novo sistema é claramente um retrocesso quando comparado ao anterior e é realmente desanimador.
Outra grande mudança que chegou com esta nova temporada foi a substituição do passe de batalha pelo novo sistema de relicários. Os relicários funcionam como pequenos passes de batalha individuais, porém ao invés de ter de desbloquear os itens em sequência, nós iremos receber fichas de favores ao jogar e este novo sistema te dá liberdade de utilizar as fichas nos itens que quiser, ou seja, chega de perder tempo com itens que você nunca irá usar. Apesar dessa liberdade, infelizmente o novo sistema traz menos recompensas do que o seu antecessor e ao invés de 700 platinas, agora só iremos receber 200 o que gerou uma insatisfação por parte da comunidade.
Para acompanhar a temporada e combinando perfeitamente com a temática do jogo, de 06/05 até 03/06, o jogo recebe um crossover com a famosa franquia Berserk criada por Kentaro Miura. Este crossover chega através de um pacote de skins inspiradas nos elementos do mangá e também com um relicário gratuito para todos.
O pacote de skins é vendido de forma individual e traz pacotes para o Bárbaro que recebeu a Armadura de Berserker que inclui o visual da Matadora de Dragões a enorme espada de Guts o lendário “Espadachim Negro”. O renegado recebe duas armaduras, a primeira sendo a do Falcão da Luz inspirada no antagonista Griffith e a segunda sendo O Pertinaz inspirada na armadura de Guts antes de ter a armadura Berserk. Para finalizar temos a skin do Cavaleiro da Caveira para o necromante, o mascote Schnoz e um pacote de montaria Corcel de Guerra do Falcão que inclui uma montaria e uma armadura de montaria.

O relicário da colaboração é acessível para todos e inclui uma skin de lápide, uma tatuagem, um troféu para as costas e um para a montaria, além disso temos um emblema para quem liberar todos. Para conseguir resgatar as recompensas é necessário primeiro obter behelits, moeda especial que pode ser conseguida ao derrotar inimigos poderosos, são necessários 500 destes para desbloquear todas as recompensas e infelizmente no momento em que escrevia o texto os mascotes não estavam coletando estes itens, sendo necessário fazer de forma manual.
Como dito acima esta colaboração se encaixa perfeitamente com a temática de Diablo 4, embora as skins não estejam disponíveis para todas as classes e armas, todas estão muito bem feitas e detalhadas. Quem é fã da série com certeza irá gostar desta colaboração, agora quem não vai gostar é sua carteira, pois infelizmente os pacotes chegam com um preço salgado, chegando até a ser proibitivos para alguns jogadores.
No final, O retorno de Belial é a temporada mais fraca em conteúdo até o momento. Apesar de termos algumas melhorias de qualidade de vida, as mudanças na jornada e no passe de temporada são controversas e a atividade disponível é repetitiva e enjoa rápido. Para aliviar um pouco essa repetição é possível jogar com as skins do pacote de colaboração com a franquia Berserk, estas que foram bem feitas mas chegam com um preço bastante salgado, assim eu as recomendo somente para quem é fã e pode pagar o preço cobrado.