AnálisesHardwarePC

HyperX Alloy Elite – Precisão na ponta dos dedos

Em 2016 durante a BGS a HyperX (divisão gamer da Kingston) apresentou seu primeiro teclado Gamer, o HyperX Alloy FPS, que era um modelo mecânico, compacto e até mesmo portátil. Agora em 2017 chega o modelo Alloy Elite, também mecânico e com teclado completo, vem com sistema de efeitos de retro iluminação, descanso de pulso destacável e botões exclusivos para mídia.

Construção e design

O Alloy Elite é todo construído em aço numa placa única, isso confere bastante resistência ao modelo, ele conta com pequenos pés emborrachados para melhor fixação nas superfícies e mesmo quando os “pezinhos” estão levantados ele possui esse acabamento evitando que a peça se mova ao usar. Conforme já falei no inicio, o modelo é completo, contando com teclado numérico, teclas para controle do multimídia e de controle das funções do teclado, além de ser todo retroiluminado por leds individuais para cada tecla, infelizmente o modelo conta apenas com iluminação na cor vermelha.

Diferente de outros modelos, o Alloy Elite possui cabo fixo trançado com acabamento impecável e confere grande durabilidade, em sua ponta ele conta com duas portas USB, uma para ligar o teclado e outra para fornecer dados e energia à porta USB que existe no corpo do teclado, ao contrário de modelos passados, essa porta do Elite serve para ligar mouse, fones de ouvido, pendrives e outros periféricos que usem dados, antes ela fornecia apenas energia para carregar dispositivos.

Junto no pacote ainda vem um descanso para o pulso que pode ser acoplado ao teclado de forma simples e rápida, a parte que fica abaixo das teclas principais tem um acabamento texturizado que ajuda na aderência, já o restante dele possui um toque macio, o mesmo usado nas teclas.

O HyperX Alloy Elite é completamente Plug&Play, ou seja, ele não necessita de nenhum tipo de instalação ou drivers para funcionar, é tirar da caixa, plugar e usar.

As teclas e funções

Todas as teclas usam switches da Cherry MX, uma das marcas mais renomadas do mercado, disponíveis nos modelos Red, Blue e Brown, a versão testada por nós é do modelo Red, que possui um toque mais linear e de menor barulho, tendo resposta instantânea ao inicio do toque e, até mesmo com pouca pressão a resposta é imediata, o modelo Blue possui um click ao final da pressão para indicar que a tecla foi pressionada, já o modelo Brown possui a mesma característica de pressão do Blue, mas sem o click ao final do toque. Ainda falando sobre as teclas, são todas pretas com acabamento fosco e uma aparência emborrachada. Junto do teclado, a HyperX envia um conjunto de Keycaps para a substituição das teclas AWSD-1234, elas são da cor titânio e possuem textura idêntica ao da base de descanso, conferindo melhor aderência dos dedos durante a partida e pode ficar tranquilo, a empresa manda uma ferramenta de remoção das teclas para facilitar a troca.

O teclado possui teclas de controle de multimídia, dessa forma retroceder, avançar, pausar ou para tocar uma música não é necessário sair do jogo, ainda é possível mutar e controlar o volume usando o scroll no canto superior direito do Elite, já no canto superior esquerdo estão as teclas de controle das funções e iluminação do teclado. Da esquerda pra direita temos, tecla de intensidade da iluminação, com 4 níveis, indo de desligado até o mais vibrante, a tecla de efeitos confere 6 modos, o primeiro é totalmente aceso, o segundo é piscando como um pisca-pisca, o terceiro é uma espécie de “follow me”, apenas teclas recentemente pressionadas se acendem, o quarto modo oferece o efeito onda, isso quer dizer que ao pressionar uma tecla num ponto do teclado, uma onda de luz sai daquele ponto e percorre toda a peça, o quinto modo é uma onda da esquerda pra direita apenas, ela vai de um lado ao outro sem parar e por fim, mas não menos importante – talvez seja o mais importante – o sexto modo acende apenas as teclas mais usadas em jogos, que seriam as já citadas AWSD-1234 com a inclusão do Control e barra de espaço.

A terceira e última tecla ativa o “Game Mode”, ela desliga as teclas Windows do teclado, impedindo que o pressionamento acidental dela interfira no seu jogo.

Características e veredito

Assim como seus irmãos mais velhos o Alloy Elite possui características muito interessantes para o uso em games, o modelo possui um Key Rollover no tipo N-Key, ou seja, ele consegue dar entrada em todas as teclas de forma simultânea no PC, além disso, ele possui recurso anti-ghosting, que impede que por uma falha outra tecla receba o input além daquelas que de fato foram pressionadas, possui taxa de sondagem de 1000hz, ou seja, 1 milissegundo de taxa de resposta, é instantâneo, em uso com jogos é nítido a resposta que o jogo tem ao pressionar das teclas, é tudo muito rápido e responsivo, para o uso no dia a dia também é bastante rápido e confortável.

Apesar de todas as qualidades que o modelo oferece alguns pontos poderiam ser melhores, o primeiro deles é o uso de uma porta USB 2.0 em pleno 2017, além disso, um teclado dessa qualidade e faixa de preço contar apenas com LED em vermelho não tem explicação e por fim, assim como boa parte dos concorrentes o modelo usa o padrão de teclas internacional, ou seja, nada de cedilha, você vai ter que lembrar como fazer alguns assentos e a posição das teclas são diferentes do padrão ABNT2 ao que estamos acostumados.

Pesados todos os prós e contras do modelo, posso dizer que a experiência é vantajosa, mesmo com os pequenos pontos apontados no parágrafo de cima, nada disso de fato estraga o uso do modelo, são apenas detalhes que podem incomodar alguns usuários, por esse motivo posso dizer que o HyperX Alloy Elite é um teclado incrível, vantajoso tanto para iniciantes e usuários experientes no uso de teclados mecânicos, vale o investimento.

Nota: 85

HyperX Alloy Elite

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Construção de alta qualidade
  • Confortável
  • Extremamente preciso

Negativos

  • Porta USB 2.0
  • Leds apenas em vermelho
  • Não é padrão ABNT2

Saulo Fernandes

Publicitário de formação, editor do Gamers & Games desde 2015. Gosto de jogos de exploração, aventura e corrida, comecei a jogar no Master System, mas o meu console queridinho até hoje é o GameCube.
Botão Voltar ao topo