AnálisesNintendo

Super Smash Bros. Ultimate – A maior mistura de franquias já vista

Analisado no Nintendo Switch

 

Super Smash Bros. Ultimate é a mais nova entrada da conhecida franquia da Nintendo que teve sua estréia em 1999 com Super Smash Bros. para Nintendo 64, sendo uma grande mistura de personagens da desenvolvedora como Mario, Kirby, Link e Samus, em um jogo de luta diferente do formato conhecido na época, tendo como objetivo lançar os oponentes para fora do mapa ao invés de encerrar seus pontos de vida, e seu diferencial se mantém e é o que faz a franquia tão popular até hoje.

A nova entrada nos traz uma quantidade enorme de personagens jogáveis, um total de 74, muitos vistos apenas em outras versões como Smash Bros. Melee para Nintendo Game Cube e Smash Bros. Brawl para Nintendo Wii, além de alguns novos personagens, como Inkling (Splatoon), Ridley (Metroid), King K. Rool (Donkey Kong), Incineroar (Pokémon), Isabelle, (Animal Crossing) e Simon (Castlevania) que complementam a lista, e mais 6 outros personagens serão revelados em futuras DLCs. Porém, em Smash Bros Ultimate não é possível jogar com todos os personagens de imediato, a lista inicial consiste em 8 personagens, sendo estes a lista inicial do primeiro jogo, uma referência interessante para quem acompanha a franquia desde o começo.

 

 

As opções para desbloquear o restante da lista de personagens são:

  • O Modo Clássico, onde o jogador deve participar de outras 7 batalhas tendo como tema a franquia do personagem escolhido, um exemplo é o Link da franquia The Legend of Zelda, que tem sua campanha nomeada como “Luta contra a escuridão” onde o jogador batalha com personagens que tem cores escuras ou que representam o “mal” ou a “escuridão” em suas franquias.
  • Participando de batalhas contra o computador ou com outros jogadores no modo “Smash” e em suas variáveis, algumas inéditas nesta entrada, como “Smashdown” onde o jogador delimita uma quantidade de batalhas e a cada personagem só pode ser utilizado uma vez, não estando mais disponível para a próxima batalha, e o “Squad Strike” onde os participantes da batalha escolhem 3 ou 5 personagens diferentes e decidem uma ordem para utilizá-los contra seu oponente.
  • O Modo Aventura ou “World of Light”, inédito na franquia, o modo campanha segue a história vista em um dos trailers para o jogo, onde um novo inimigo, chamado Galeem captura praticamente todos os personagens dos diferentes universos inseridos na franquia e os transforma em Espíritos. Inicialmente, o único a escapar é o Kirby e ele deve liberar os diversos Espíritos, justamente com os personagens jogáveis que servem como marionetes para o vilão.

Para tornar o personagem jogável, o jogador deverá batalhar contra este personagem controlado pelo computador e vencer. Conforme o jogador desbloqueia os personagens as batalhas se tornam mais difíceis, mas caso o jogador perca a batalha, é possível tentar novamente em um menu específico que possibilita desafiar novamente os personagens. Apesar das diversas opções para desbloqueio, o personagem a desafiar o jogador será aleatório, então este precisará demandar um bom tempo jogando os diferentes modos para que possa ter toda a lista de personagens completa.

Os Espíritos foi uma mecânica introduzida nesta versão representando como Smash Bros. pode unir diferentes franquias em um único jogo. No grande mapa do modo campanha, o jogador irá batalhar com diferentes personagens customizados, de forma que representem o espírito que os está controlando, por exemplo, Donkey Kong com um visual branco e orelhas de coelho para representar o Kong Rabbid do jogo Mario + Rabbids ou o Sonic com um item que o deixa inteiramente de metal para representar Metal Sonic. E algumas batalhas possuem regras específicas, como o chão estando constantemente em chamas, menor velocidade ou maior peso de acordo com o conceito do espírito. Ao derrotar os oponentes, o jogador liberta os espíritos e pode equipá-los em seu time sendo divididos em primários e secundários. Os primários aumentam seu poder de ataque, defesa ou velocidade e possuem um, dois ou três espaços para equipar os secundários, que podem disponibilizar a utilização de um item desde o começo da luta, imunidade ao chão em chamas ou uma maior força de ataque quando estiver em estado crítico. Os espíritos também possuem classificações, sendo iniciantes, intermediários ou avançados que possuem melhores atributos. Outra forma de libertá-los é pelo “Spirit Board”, um modo a parte com batalhas nos mesmos moldes do modo campanha.

 

 

Outras diferenças significativas podem ser apontadas da última para a nova entrada:

  • Combate: Algumas das mudanças foram estéticas, como animações e informações visuais úteis nas habilidades de alguns personagens e outras novas mecânicas foram apresentadas, como uma barra que é preenchida para utilizar o “Final Smash”, a habilidade suprema do personagem, algo que nas outras entradas só era possível com um item específico. Outra novidade é a evasão no ar que pode auxiliar na mobilidade do personagem, fazendo com que ele desvie e se movimente para a direita ou esquerda. Essa mudança pode pegar alguns jogadores desprevenidos por impossibilitar a utilização de outro ataque ou movimento por alguns segundos, o que pode ser fatal.
  • Modo Multijogador online: Anteriormente o jogador podia selecionar o tipo de batalha que desejava, sendo contra outros 3 jogadores no modo “smash” podendo utilizar itens e habilidades supremas ou partidas de 2 jogadores sem itens e habilidades supremas. Desta vez o jogador deve selecionar suas preferências de regras, sendo 1 contra 1, ou o modo clássico e o jogo irá juntar jogadores com as mesmas preferências ou similares. Porém, é possível que um jogador que queira batalhar com apenas um outro jogador seja colocado numa partida com outros 3 jogadores, com regras totalmente diferentes das que ele escolheu.
  • Echo Figthers: Um formato adotado para esta entrada foram os personagens “Echo” que antigamente eram conhecidos como personagens “Clones”, como Dark Pit e Lucina que possuem poucas diferenças de habilidades em relação aos personagens que os inspiraram como Pit e Marth. Em Smash Ultimate foram introduzidos novos personagens que serão “ecos” de outros, sendo eles: Daisy (Super Mario), Dark Samus (Metroid), Chrom (Fire Emblem), Ken (Street Figther) e Richter (Castlevania). Estes personagens podem ser escolhidos quando selecionados os personagens base, Peach, Samus, Roy, Ryu e Simon, respectivamente.

 

 

Super Smash Bros. Ultimate trouxe 4 cenários inéditos, inspirados em Mario Odyssey, Zelda Breath of the Wild, Splatoon e Castlevania, além dos mais de 90 cenários trazidos das diferentes versões, todos remasterizados para o novo formato, somando 103 até o momento e com a confirmação de outros 5 cenários que serão lançados com novos personagens, totalizando em 108 cenários.
O jogo também possui mais de 800 músicas, trilhas das várias franquias, alguns remixes e versões exclusivas para o jogo. É possível jogar um mesmo cenário algumas vezes, mas com diferentes músicas da trilha do universo do jogo, por exemplo, em qualquer cenário inspirado na franquia Zelda, pode tocar músicas já ouvidas em Ocarina of Time, Twilight Princess e Breath of The Wild, por exemplo.

Super Smash Bros. Ultimate é um dos mais conhecidos jogos de luta que agrada tantos jogadores casuais quanto competitivos por possuir diferentes formas de jogar com regras personalizáveis e unir diversos personagens preferidos de franquias tão importantes no universo dos jogos, apesar de algumas falhas na correspondência de batalhas no modo online e algumas novidades mecânicas que devem ser aprendidas a fim de uma melhor experiência competitiva, Super Smash Bros. Ultimate é uma ótima recomendação para jogar sozinho ou com os amigos e familiares.

 

Super Smash Bros. Ultimate

250,00
9.5

Nota

9.5/10

Positivos

  • Diversos personagens carismáticos
  • Batalhas personalizáveis
  • Acessível para todos os tipos de jogadores

Negativos

  • Modo online com algumas falhas
  • Demanda um bom tempo para desbloquear todos os personagens

Diogo Espindola

Formado em Marketing. Nintendista assumido e fã da franquia Zelda, porém também apaixonado por jogos de ritmo e JRPGs.
Botão Voltar ao topo