AnálisesNintendoPC

Unrailed! – Cuidado para não descarrilhar | Análise

Chame amgos para te ajudar (ou atrapalhar) a construir trilhos enquanto ao trem se move.

Analisado no PC


Unrailed! é um jogo cooperativo de construção de trilhos de trem desenvolvido pela Indoor Astronaut. Com objetivos e jogabilidade simples é um bom jogo casual para jogar com amigos. Atualmente se encontra disponível para PC e Nintendo Switch, em breve será lançado para Xbox One.

O objetivo principal do jogo é coletar recursos como madeira e ferro, colocá-los no vagão construtor, retirar os trilhos prontos e construir o caminho que o trem seguirá de uma estação a outra. Soa incrivelmente simples, mas o jogo conta com alguns obstáculos pra dificultar seu progresso, como bandidos que tentam pegar seus recursos, vagões que superaquecem e devem ser resfriados com o único balde de água, alguns animais que se encontram pelo caminho e é claro, o trem e o mapa/câmera estarem em movimento enquanto você faz tudo isso.

Apesar de ser um jogo focado no multijogador, é possível jogá-lo sozinho. Para isso você conta com um robô que te ajuda no processo. Por meio de um menu você indica o que precisa que ele faça, como coletar recursos, sendo apenas ferro ou madeira, estocar os recursos no vagão construtor, pegar os trilhos feitos e construir o caminho, ou construir pontes. No modo multijogador este mesmo menu indica o que você precisa que o outro jogador faça ou  colete, ele ainda ser para você avisar o que irá fazer ou coletar.

Os mapas são procedurais e sempre contam com uma área florestal, uma de minérios, alguma área com água como se fosse um lago ou rio onde é necessário usar parte das madeiras coletadas para construir pontes por onde o trem irá passar e alguns animais espalhados pelo mapa. Durante o jogo existem alguns ‘eventos’, como o anoitecer onde a visibilidade fica bem baixa, apenas enxerga onde está seu personagem, a neve que muda a ambientação e faz com que os personagens escorreguem, além da própria câmera que se move e faz com que seja impossível pegar recursos que ficaram para trás.

O jogo possui um visual em pixels 3D, similar à Minecraft, mas também que lembra brinquedos de blocos de montar e possui uma grande diversidade de aparências para o seu personagem que podem ser desbloqueadas atingindo marcas dentro do jogo conforme progride. A sonoridade é simples com sons ambientes e músicas próprias, que não agradam nem desagradam.

Unrailed! é um jogo simples e divertido para ter na biblioteca e guardar na prateleira de ‘party games’ para jogar com amigos, porém não é um jogo muito divertido de se jogar sozinho e não prende tanto o jogador para que dedique muitas horas de jogo.

Unrailed!

8

Nota

8.0/10

Positivos

  • Simples mas divertido
  • Opção para jogar com amigos
  • Mapas procedurais impedem um pouco a repetição

Negativos

  • Valor em relação a horas dedicadas

Diogo Espindola

Formado em Marketing. Nintendista assumido e fã da franquia Zelda, porém também apaixonado por jogos de ritmo e JRPGs.
Botão Voltar ao topo