AnálisesPCVR

Aquarist VR – Impressões do acesso antecipado | Análise

Jogo ainda em desenvolvimento, portanto pontos desta análise podem estar em desacordo com versões futuras e finais.

Jogo testado no PC com o Quest 2


Aquarist VR é um jogo de simulação que está sendo desenvolvido pela FreeMind S.A. e distribuído pela PlayWay S.A. O título foi lançado em regime de acesso antecipado na data de 09/12/2022 com versões disponíveis no momento somente para PC VR.

Sendo a versão para realidade virtual do jogo de mesmo nome lançado no início deste ano, Aquarist VR traz uma experiência tranquila e relaxante que é limitada pela falta de conteúdo, característica essa de acessos antecipados recentes.

Aquarist VR

Sendo a versão para realidade virtual do jogo de mesmo nome lançado no início deste ano, Aquarist VR traz uma experiência tranquila e relaxante que é limitada pela falta de conteúdo, característica essa de acessos antecipados recentes.

Como o próprio nome sugere, em Aquarist VR nós jogamos como um aquarista que em teoria precisa administrar uma loja de aquários, mas como o jogo está em acesso antecipado o que temos disponível é um modo história que nos apresenta a um breve tutorial, algumas missões e um modo sandbox onde podemos explorar nossa criatividade montando aquários.

Aquarist VR

A experiência é bem tranquila e “realista”, sendo necessário desde limpar o aquário, até escolher o tipo de água, decorações, solo e peixes. Tudo tem de ser feito manualmente pelo jogador e os controles foram bem adaptados para o VR, com locomoção livre ou por teleporte, controles de câmera por smooth ou snap turn, modos sentado ou de pé e comandos para se abaixar ou se levantar.

A jogabilidade é interessante e o jogo introduz uma física nos objetos que faz com que o jogador tenha que se adaptar na hora de limpar o aquário e também precise prestar bastante atenção e ter cuidado para não derramar a água dos baldes durante o transporte e uso. Temos alguns peixes de água salgada e de água doce, decorações, tipos de solo e equipamentos, mas como este é um acesso antecipado recente tudo é bastante limitado e você não tem liberdade de construir nada complexo pois embora os utensílios tenham física, o solo não tem e por isso não há como criar desníveis.

Os gráficos são legais e o jogo traz vários efeitos de iluminação. A ambientação é bem relaxante e para combinar com essa apresentação, a jogabilidade é acompanhada de uma música ambiente que combina certinho com a proposta.

No final, Aquarist VR traz uma experiência criativa e relaxante que infelizmente é limitada pela falta de conteúdo de seu acesso antecipado. O título tem potencial e o preço cobrado é ok pela experiência, mas por causa do estilo de jogo e por ainda estar em desenvolvimento, eu prefiro recomendá-lo no seu estado atual somente para quem se interessar, do contrário é melhor aguardar por atualizações.

Confira neste vídeo as primeiras impressões de Aquarist VR:

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo