
Persona 5 Tactica – Impressões de preview do game
O jogo tem potencial e apesar de trazer um combate diferente, ele ainda é Persona.
Jogo testado no Nintendo Switch
Persona 5 Tactica é um jogo de RPG com combate tático em turnos que está sendo desenvolvido pela ATLUS e será publicado pela SEGA. O título está com data de lançamento esperada para 17/11/2023 com versões para as plataformas Nintendo Switch, PC, PlayStation 4|5, Xbox One e Xbox Series X|S.
Assim como em outras franquias de sucesso, a série Persona vem experimentando e adaptando sua temática a outros estilos de jogo. O sucesso de Persona 5 não só rendeu ao título adaptações para diversas plataformas como também um spin-off “Persona Strikes” que substituiu o combate de por turnos do jogo original por um inspirado no estilo musou cheio de ação e inimigos na tela. Agora temos mais um spin-off e “Persona 5 Tactica” modifica novamente o combate trazendo o foco para táticas por turnos.
Como este é um preview, não podemos falar muito sobre a história, mas para um breve resumo. Em Persona 5 Táctica, os integrantes dos Phantom Thieves estão reunidos no Cafe LeBlanc, quando de repente algo acontece e eles acabam presos em uma realidade alternativa baseada na área medieval europeia. A aventura envolve uma antagonista tirana e um grupo de resistência, assim como em outros jogos temos muita conversa com opções de diálogo e recursos de rolagem automática e rolagem rápida de textos que ajudam no excesso de cliques.
A grande novidade é o combate que volta a ser por turnos, mas agora com um ambiente completamente tático. Os encontros são separados em missões que chegam com objetivos extras e podem ser repetidas para fazer aquele grind de experiência e recursos. O combate é baseado no estilo XCOM mas com sistemas bem simplificados, temos um mapa em grade e toda a ação é separada em turnos alternados entre o jogador e a CPU. Os personagens podem se movimentar livremente pelo campo de batalha, mas cada um tem um limite de área que delimita o seu alcance, cada um pode fazer uma movimentação e uma ação por turno, esta última que pode ser prolongada pelas mecânicas de jogo.
No geral o sistema é semelhante ao do jogo original, com ataques e habilidades de persona, o diferencial vem com parte tática que chega através das mecânicas do campo de batalha. Aqui temos a clássica composição de mapas com um ambiente composto de proteções, explosivos e outros, é fundamental saber posicionar suas unidades pois temos mecânicas de bloqueio, redução de dano e também de derrubada que favorecem acertos críticos. Às vezes é melhor não atacar e se proteger, às vezes é melhor partir para cima e deixar unidades expostas, até porque temos ataques em grupos que causam danos devastadores. Para completar o conjunto temos o sistema de RPG com árvore de habilidades passivas e itens que alteram suas unidades.
A apresentação está diferente e nos gráficos temos uma arte feita no estilo chibi que na versão testada trazia algumas inconsistências, com cinemáticas e conversas com artes excelentes já na hora do combate os modelos não traziam tanta definição. A trilha sonora continua no mesmo estilo dos outros jogos, sendo composta de faixas que embalam o combate.
O jogo tem potencial e apesar de trazer um combate diferente, o jogo ainda é Persona. A experiência é divertida e deve agradar tanto os fãs da franquia quanto os fãs do gênero, assim se você se interessou vale muito a pena adicionar este título a sua lista de desejos e nos seguir para a análise final que deve chegar em um futuro próximo.