AnálisesNintendoPCPlayStationXbox

Persona 5 Tactica – Uma reviravolta tática no universo de Persona 5 | Análise

Seguindo os moldes de Persona 5, Tactica traz uma qualidade gráfica excelente em suas artes e cinemáticas

Analisado no Nintendo Switch


Persona 5 Tactica é um jogo de RPG com combate tático em turnos que está sendo desenvolvido pela ATLUS e será publicado pela SEGA. O título está com data de lançamento esperada para 17/11/2023 com versões para as plataformas Nintendo Switch, PC, PlayStation 4|5, Xbox One e Xbox Series X|S.

Assim como em outras franquias de sucesso, a série Persona vem experimentando e adaptando sua temática a outros estilos de jogo. O sucesso de Persona 5 não só rendeu ao título adaptações para diversas plataformas como também um spin-off “Persona Strikes” que substituiu o combate de por turnos do jogo original por um inspirado no estilo musou, cheio de ação e inimigos na tela. Agora temos mais um spin-off e “Persona 5 Tactica” modifica novamente o combate trazendo o foco para táticas por turnos.

Persona 5 Tactica

Sem spoilers, a história de Tactica se passa entre os acontecimentos do jogo principal Persona 5 e a trama começa com os integrantes dos Phantom Thieves reunidos no Cafe LeBlanc. O grupo de amigos estava discutindo o futuro de suas amizades já que todos irão se graduar em breve, quando de repente algo acontece e eles acabam presos em uma realidade alternativa. A aventura irá levar os Phantom Thieves para diferentes reinos e o objetivo geralmente gira em torno de liberar as regiões de líderes tiranos, temos velhos personagens, algumas caras novas e assim como em outros jogos existe muito diálogo com opções de rolagem automática e rápida de texto que ajudam no excesso de cliques

A história segue o mesmo estilo dos outros jogos, afinal ainda é Persona e a novidade fica por conta do combate que volta a ser por turnos, mas agora com um ambiente completamente tático. Os encontros são separados em missões principais e secundárias com objetivos que envolvem eliminação total de inimigos, de algo em específico ou sobreviver até chegar à área delimitada. As missões principais contêm a história e trazem vários objetivos extras com recompensas adicionais, elas podem ser repetidas para fazer aquele grind de experiência e recursos, em contrapartida as missões secundárias são únicas, elas funcionam como uma espécie de quebra cabeça, com objetivos que requerem abordagens específicas para serem concluídos e recompensas específicas para os personagens.

Persona 5 Tactica

O combate é baseado em turnos como no jogo original, contudo toda a ação aqui é feita de forma tática, com um campo de batalha dividido em grade e um sistema de combate que traz várias possibilidades de táticas, com a ação separada em turnos alternados entre o jogador e a CPU. Os sistemas aqui tentam sair da fórmula tradicional de outros jogos táticos e por isso não temos nenhuma % de acerto, estas que foram substituídas por mecânicas de cobertura e resistências, assim tecnicamente todo ataque é certeiro e o que irá variar é a quantidade de dano e efeito de acordo com estado do alvo no momento do ataque.

Durante o seu turno é possível movimentar e alternar entre os personagens livremente pelo campo de batalha, claro que respeitando o alcance de cada um, é possível fazer uma movimentação e uma ação por turno com cada personagem, mas este limite pode ser estendido através de algumas mecânicas de jogo. Os mapas trazem um ambiente composto de proteções, explosivos e outros, é fundamental saber modificar seu grupo e posicionar suas unidades em campo, pois existem mecânicas de bloqueio, redução de dano e também de derrubada que favorecem acertos críticos, estes que renovam sua ação e são fundamentais para a conclusão de alguns objetivos. Às vezes é melhor não atacar e se proteger, às vezes é melhor partir para cima deixando uma ou duas unidades expostas, até porque temos ataques em grupos que causam danos devastadores.

Persona 5 Tactica

Com exceção do estilo tático, os personagens seguem os mesmos sistemas do jogo principal e por isso temos acesso a uma árvore de habilidades, armas e a diferentes personas. Os sistemas de fusão estão de volta e em Tactica não só é possível adquirir como também fundir diferentes personas, preservando habilidades e aumentando o nível de cada uma. Cada persona traz consigo diferentes habilidades passivas e ativas, elas aumentam os status dos personagens e é possível testar diferentes combinações em um sistema que adiciona várias possibilidades táticas. O sistema de fusão é interessante, mas existe um limite de personas e você irá sofrer um pouco com o gerenciamento nas primeiras horas de jogo até conseguir aumentar essa quantidade.

Uma das coisas que sempre chamou a atenção na franquia foi sua apresentação gráfica que sempre impressionou de uma forma ou outra. Seguindo os moldes de Persona 5, Tactica traz uma qualidade gráfica excelente em suas artes e cinemáticas, temos uma arte que se baseia um pouco no estilo chibi com personagens cartunescos e seções dignas de anime. Jogamos no Nintendo Switch e toda essa qualidade gráfica não é bem traduzida para o campo de batalha, não que o jogo esteja feio pois ele não está, mas é possível notar algumas inconsistências durante o combate com modelos que não tem tanta definição misturados a bons efeitos visuais.

A trilha sonora é um show à parte, temos o retorno da cantora Lyn Inaizumi que empresta sua voz para a música tema, além da adição de novas faixas exclusivas dessa nova versão que continuam seguindo o estilo do jogo original. Temos localização com legendas para algumas línguas e opções de diálogos dublados em japonês ou inglês, mas infelizmente assim como nos outros jogos da franquia ainda não temos localização para PT-BR, ela vira no Persona 3 Reload.

No final, Persona 5 Tactica traz uma experiência que demora um pouco a se desenvolver, suas primeiras horas servem como um grande e maçante tutorial, mas passado esse período temos uma combinação sólida que diverte e com certeza irá agradar os fãs da franquia e do gênero. O preço cobrado é um pouco salgado e por isso eu prefiro recomendá-lo no lançamento somente para fãs, do contrário é melhor esperar por uma promoção.

Confira no vídeo abaixo um trecho de gameplay de Persona 5 Tactica:

Persona 5 Tactica

8.5

Nota

8.5/10

Positivos

  • Arte
  • Trilha sonora
  • Combate

Negativos

  • Demora a engrenar
  • Alguns objetivos frustrantes
  • Visuais durante o combate na versão analisada

Jeferson Vasconcelos

PC Gamer desde os anos 90, entusiasta de VR que não consegue ficar sem jogar os velhos consoles. Aguardando há anos pelo próximo Lineage
Botão Voltar ao topo